Flores dão o colorido e aroma nos Campos de Cima da Serra

 O Mátria Parque de Flores, em São Francisco de Paula, nos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, já comemorou com muitas flores e música diversificada o seu primeiro ano de atividades, me 26 de novembro último. O Mátria, uma espécie de santuário em meio às coxilhas dos campos de cima da Serra, abriga nove milhões de plantas, 30 jardins e mais de 300 espécies, entre flores, árvores e arbustos. Ao longo do primeiro ano de funcionamento, o Mátria atraiu e encantou mais de 45 mil visitantes, mantendo os jardins abertos durante os 365 dias.

            Mais de 300 espécies estão plantadas e a manutenção exigiu milhões de sementes replantadas. O total chega a 9 milhões de mudas. Localizado no quilômetro 68 da ERS-235, entre Canela e São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul, o Mátria tem, além dos jardins, projetados como obras de arte, pontos de atração como o Monumento à Borboleta, a escultura Deslocamento, o Meliponário, o Caminho Sensorial, os Túneis de flores (Rosas e Glicínias) e lojas com plantas, decoração, livros, e uma Boutique, com peças coloridas como as flores.

            O paisagismo foi criado valorizando as cores, as texturas, o movimento das coxilhas e a diversidade da região. Os caminhos do parque podem ser percorridos no tempo do visitante, a pé ou com uso do transporte interno (carrinhos, bikes e scooters elétricos). A arquitetura é uma atração à parte, criada para não interferir na natureza.

            O espaço de 135 hectares dedicado às flores foi inspirado em jardins da Áustria, Suíça e, principalmente, da Itália, onde os idealizadores – os empresários Fernando Ernesto e Amanda Catharina Piazza – buscaram as ideias para esse empreendimento turístico, projetado para encantar e ensinar sobre a natureza, combinando espécies vegetais ornamentais com as que oferecem sombra e frutas que, em breve, também poderão ser colhidas pelo visitante. Pra conhecer toda a área e seus recantos, estima-se um período de dois dias. Nessa época do ano, Primavera, é tempo certo para passar um dia entre as flores e matas do Mátria.

            Os jardins do Mátria, criados como obras de arte em grande escala, estão ligados por oito quilômetros de caminhos feitos para gerar experiência única de convivência ao ar livre. Outros quatro quilômetros de trilhas autoguiadas levam os visitantes a conhecer a Mata com Araucária, uma das principais características do bioma Mata Atlântica. Além de jardins e trilhas na Mata, o parque apresenta elementos da paisagem natural, como os banhados que são áreas de preservação permanente, um lago e as coxilhas do ambiente.

As fotos utilizadas estão publicadas no site da Mátria, onde constam os nomes dos autores

Mátria Parque de Flores

Você pode gostar...

SSL Bravulink