Festival de Dança de Joinville tem recorde de inscritos
O Festival de Dança de Joinville recebeu 4.658 inscrições de coreografias para fazer parte da próxima edição do Festival, que será realizado de 17 a 29 de julho deste ano de 2023. A edição marca os 40 anos de histórica de 40 anos desse que é o mais importante evento de Dança do País. A instituição foi surpreendida com esse expressivo volume de inscritos e anuncia 3.028 trabalhos cadastrados para a Mostra Competitiva; 1.089 para os Palcos Abertos; 458 para o Meia Ponta e 83 para o Festival 40+.
O maior número de interessados em participar da festa da dança, até então, era o da edição anterior, de 2022, com 4.246 coreografias inscritas. A 40ª edição tem candidatos para subir aos palcos em Joinville de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal. Há também dançarinos interessados para além das fronteiras nacionais, em cinco países: Argentina, França, Paraguai, Portugal e Suíça. A definição dos profissionais que vão se apresentar ocorre por meio de uma seletiva via vídeo. As companhias com coreografias aprovadas terão até 18 de maio para confirmar a participação.
Única escola filial do Bolshoi fora da Rússia, a Escola de Ballet Bolshoi de Joinville é a principal inspiradora desse certame de dança. A escola nasceu de um sonho de dançarinos russos que foram àquela cidade participar do 14º Festival de Dança, em 1996. Entusiasmados com a grandiosidade do Festival, conversaram com comunidade governamental, empresarial e cultural, propondo a abertura dessa filial em terras catarinenses. O prefeito, à época, Luís Henrique Silveira, um homem de cultura invulgar, não perdeu a chance e chamou o empresariado, entidades culturais e a comunidade local, mostrando as possibilidades desse projeto ser mais uma alavanca, no caso na área cultural, com reflexos não só na cultura, mas também na economia em geral.
Em visita realizada à sede da Escola, em novembro de 2022, por ocasião do XXXVII Congresso Nacional da Abrajet- Jornalistas de turismo, fomos informados sobre o funcionamento do estabelecimento. A Escola seleciona alunos todos os anos, contando com apoio de diversas entidades e, de muitos pais de várias partes do Brasil, América Latina e Andina (entre outros) que se mudaram para Joinville, sonhando o sonho de suas proles. São aceitos alunos com idade entre de 9 a 11 anos. O candidato não precisa necessariamente saber dançar. Mas precisa ter um pouco ou muito de arte nos seus sonhos. (com informações da Coluna Volta ao Mundo, da jornalista Nelci Seibel/ Academia Joinvilense de Letras e Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul