Paraíba tem rota cultural de 1º de julho até setembro

 

A Rota Cultural Caminhos do Frio, é um roteiro cultural e turístico que foi lançado no começo deste mês de junho de 2024, no município de Pilões, localizado no Brejo Paraibano. Para os que pensam que frio só ocorre na Região Sul e, eventualmente, no Sudeste, a programação traçada pelos 10 municípios promete um mês de julho com temperaturas que chegam a 12 graus. A programação da Rota começa 01 de julho e vai até 08 de setembro com animação variada, sempre mostrando a cultura nordestina, além dos atrativos naturais de cada pequena cidade e arredores, trazendo à tona as tradições artísticas e culturais da região, com destaque para o movimento Armorial, surgido na década de 70 no Brasil. Esse movimento, que valoriza as artes populares nordestinas, tem como objetivo central a criação de uma arte brasileira singular, enraizada nas tradições populares.

Por isso, o Caminhos do Frio pretende surpreender com novas atrações, realçando a riqueza histórica e cultural do nosso Estado. O tema desta edição, o Movimento Armorial, ressalta a importância do legado deixado pelo grande Ariano Suassuna, conferindo destaque a esse grande movimento artístico cultural que valoriza as tradições nordestinas e enriquecerá ainda mais a experiência dos visitantes.

Para Miguel Ângelo, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, o Caminhos do Frio se firma como uma referência no turismo paraibano, oferecendo uma experiência autêntica aos visitantes. Ele ressaltou que iniciativas como essa não apenas impulsionam a economia local, mas também contribuem para o desenvolvimento regional, ao promover as riquezas turísticas e culturais da região. A Rota Cultural Caminhos do Frio inclui os municípios de Areia, Pilões, Remígio, Solânea, Serraria, Bananeiras, Matinhas, Alagoa Nova, Alagoa Grande e Borborema

A largada será dada pelo município de Areia, que abre o evento, com programações que irão acontecer no período de 1 a 7 de julho. Além disso, os participantes podem conferir as atrações especiais da cidade de Areia, como a Rota das Flores, o Circuito das Maiores cachaçarias do Brasil, além da riqueza cultural de construções históricas, dos museus e da rica gastronomia que a mais importante cidade do Brejo Paraibana pode oferecer aos visitantes. Além da rica programação do evento, os turistas podem visitar as igrejas seculares, visitar as produtoras de arte e artesanato locais, visitar o Museu Casa Pedro Américo, além de se deliciar com as temperaturas amenas e o friozinho das cidades do Brejo Paraibano.

Programação – Entre as novidades deste ano, todos os municípios integrantes da Rota irão participar do Festival Gastronômico, proporcionando aos visitantes uma experiência única para degustar a culinária típica do Brejo Paraibano. O festival será complementado por oficinas, cursos de sommelier de cachaças e vinhos, além de aulas shows. Além disso, a Rota das Igrejas Criativas será uma atração semanal, levando a cultura popular aos sábados durante todo o período da rota. Outro ponto de destaque será o foco no empreendedorismo feminino no campo, destacando o papel das mulheres na economia local.

A diversificada programação musical promete cativar o público, apresentando renomados artistas como Flávio José, Três do Nordeste, Waldonys, Limão com Mel, Luciene Melo, Mara Pavanelly, e muitos outros talentos. Para conferir as datas, locais das apresentações e programação completa basta acessar o site e as redes sociais do Fórum de Turismo: https://brejoparaibano.com.br/caminhos-do-frio/

Confira as datas e municípios da Rota Cultural Caminhos do Frio:

Areia: 1 a 7 de julho/Pilões: 8 a 14 de julho/Matinhas: 15 a 21 de julho/Solânea: 22 a 28 de julho/Serraria: 29 de julho a 4 de agosto/Borborema: 5 a 11 de agosto/Remígio: 12 a 18 de agosto/Bananeiras: 19 a 25 de agosto/Alagoa Grande: 26 de agosto a 1 de setembro/Alagoa Nova: 2 a 8 de setembro

Areia conta com hospedagem na Pousada Poesia da Serra, Casa do Lago, Pousada Diamante da Serra Villa Real e hotel Fazenda Triunfo. Dispõe de restaurantes que contemplam a culinária local – com presença garantida de carne de bode e de sol, farinha, feijão verde e outros pratos.

Mais informações: www.instagram.com/areiaconventionbureau e (83) 99690-2610

SSL Bravulink