Férias escolares movimentam praias e parques catarinenses e as baleias são as “madonas”
Férias escolares movimentam praias e parques catarinenses
As férias escolares de julho estão movimentando parques de diversão e para aqueles que conseguem uns dias de folga para curtir com a criançada, a observação de baleias no litoral catarinense é uma alternativa que oferece novos conhecimentos com muita cultura e, sobretudo, espaços ao ar livre onde a busca pela aventura prevalece. Para os que optaram por visitar o litoral catarinense, em especial entre Laguna e Penha, incluindo a ilha de Florianópolis, as férias ganharam a dimensão da pesquisa e de aventura, graças a presença de baleias desde Laguna e suas praias, em especial Itapirubá Sul, Imbituda com a Itapirubá Norte e a Ribanceira, seguindo por Garopaba até as muitas praias do Sul da Capital catarinense.
As baleias com filhotes começaram a chegar já no mês de junho e neste final de julho estão espalhadas pelo litoral de SC. A expectativa, no entanto, é de que o auge da temporada seja o mês de agosto, o que pela mostra do que tem sido visto, deverá ser uma temporada muito “gorda”. No Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, em Itapirubá Norte (Imbituba), a visitação de famílias com a criançada deu um novo ânimo nos profissionais que recepcionam os visitantes. Sempre com muita gentileza, conhecimento e boa vontade, são dadas informações sobre esse cetáceo que todos os anos vêm dar cria em águas mais quentes (apesar de geladas).
No final de semana de 19 até dia 23 de julho, terça-feira, a presença de baleias nesse litoral foi intensa, culminando com cerca de 10 baleias em Florianópolis, na manhã e tarde do dia 23. Foi uma festa de centenas de turistas (a maioria famílias, casais com filhos e avós), que ocuparam durante toda a manhã de terça-feira (23) os espaços possíveis junto à rodovia que leva a praia de Armação, na altura do Mirante do Morro das Pedras. Ao menos dez baleias deram show durante a manhã, algumas muito próximas às pedras, arrancando aplausos da plateia no alto. Claro que para os vendedores de pamonha, milho verde, pastéis e caldo de cana, foi uma venda extraordinária. “Muitas pessoas vêm observar as baleias e acaba tomando um caldo de cana, comendo algum lanche”, comemorou a comerciante. Ela tem a expectativa de que o movimento prossiga intenso até o final das férias escolares. “Depois só nos finais de semana, durante todo o mês de agosto, começo de setembro”, espera.
Para Informações sobre a Baleia Franca, inclusive avistagens, busque https://baleiafranca.org.br/
Beto Carrero World
Já os que optarem por parques temáticos, indiscutivelmente o Beto Carrero, na praia de Armação no município de Penha, responde com honra a tradição de trazer sempre novidades para o deleite dos apreciadores de brinquedos radicais e tradicionais. Entre as novidades, figura um brinquedo chamado Rebuliço que está chamando a atenção dos muito corajosos. Diz que é uma atração Cawboyland, aquele tipo de diversão que desafia a gravidade. Claro que tem muitas outras atrações, veja mais em
https://juremajosefa.com.br/wp-content/uploads/2014/06/DSCN8451.jpg
Além dos atrativos do Beto Carrero, que são muitos e que conseguem manter a família toda envolvida com a programação, as praias do entorno, como Camboriú e seus muitos atrativos, bondinhos aéreos e até mesmo a praia aumentada artificialmente e os imensos arranha-céus são atrações que valem a pena ver.