Hoteleiros catarinenses comemoram o bom desempenho turístico e de negócios
Nas várias manifestações de lideranças do setor hoteleiro e de turismo, durante a solenidade de abertura da 35ª edição do Encatho & Exprotel, na noite de 23 de julho, no Centro de Convenções CentroSul, em Florianópolis, ficou evidenciada a expectativa de um excelente desempenho do setor de hotelaria e turismo de Santa Catarina. O diretor-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis SC (ABIH-SC), Rui Schürmann, destacou que a realização da 35ª edição do Encatho &Exprotel, que se consolidou como o primeiro evento do setor hoteleiro no Sul do País e segundo nacional, significa o resultado de um trabalho que foi sendo construído e que agora oferece resultados. “Nós aprendemos com os que chegaram ante de nós e demos mais um passo. Porém o que nos garante a caminhada certe é a união, a busca constante de harmonia e de respeito pelo parceiro”, disse. Neste ano o tema central é Indústria 5.0: Tecnologia, Turismo e Hotelaria.
Schürmann aproveitou para anunciar o possível final da sua gestão à frente da ABIH-SC, porém assegurou que essa transição será dentro de um processo respeitoso, de harmonia e sobretudo com vistas ao setor turístico. Enfatizou a importância do evento que oferece conhecimento e da Feira Exprotel, na qual os parceiros do setor apresentam serviços, produtos e soluções. “Temos em cada fornecedor um parceiro, da mesma forma que atuamos em consonância com as muitas entidades do setor. Destacou que a comprovação de que a ABIH-SC está no caminho certo pode ser avaliada pelo fato de que todas as entidades aproveitam o Encatho&Exprotel para suas reuniões. Em nome do presidente do Conselho Deliberativo, Osmar José Vailatti, agradeceu a cada hoteleiro. “O Vailatti é um exemplo a quem seguimos, graças a sua permanente disponibilidade em atender as demandas desse setor que mudou nesses 35 anos. Para melhor, visando o hóspede”.
A secretária de Turismo, Cultura e Esportes de Florianópolis, Zena Becker, confirmou, anunciando a reunião do conselho de turismo no decorrer do evento. Foi ela que levou ao grande plenário do auditório Joaquina um dos temas polêmicos, como sugestão para discussões nessa 35ª edição: a presença concreta do sistema airbnb no setor de hospedagem. “É um fato, uma realidade, e por isso temos que discutir para encontrarmos soluções que ajudem o setor de hospedagem e turismo, sem prejudicar a hotelaria”, desafiou. De sua parte, o secretário estadual de turismo Evandro Neiva, que representou o governador Jorge Melo, enfatizou os esforços que vêm sendo feitos para consolidar o Estado de Santa Catarina como uns destinos mais importantes ou preferidos dos turistas.
O presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, manteve seu padrão tradicional de conclamar a categoria em favor de melhorias em todas as áreas. Lembrou que é indispensável a presença de lideranças do setor hoteleiro em Brasília, junto ao Congresso Nacional, para acompanhar as definições sobre a Reforma Tributária, que está sendo concluída. Da mesma forma, convidou para o maior encontro de hotelaria no Brasil, o Equipotel de 17 a 20 de setembro em São Paulo.
O representante da Embratur, destacou que a empresa vem atuando como sempre para os motivos pelos quais foi criada, que é apresentar os atrativos turísticos do Brasil – suas diversas regiões – em todos os eventos internacionais. No momento o presidente Marcelo Freixo está na França, onde o Brasil estará presente com estande na Olimpiada. “Todas as regiões, estarão sendo apresentadas, mostradas”, disse Luciano Boico. Já Milton Zuanazzi, secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo fez uma retrospectiva do setor de turismo e mostrou os ganhos ao longo dos anos. Lembrou que o Ministério de Turismo foi criado em 2002 e que o primeiro ministro, Valfrido dos Mares Guias “Um professor, um obstinado por fazer o certo”, foi quem impulsionou um setor que em pouco tempo – naquele mesmo ano – lotou aeroportos, ocupou frotas de ônibus, lotou hotéis, pousadas e descobriu atrativos em regiões antes pouco conhecidas. “Isso se deu com apoio de cada setor aqui representado, agentes de viagens, hotelaria, jornalistas, transportadores, guias de turismo, setor de gastronomia, e o nosso Sistema Esse que esteve presente, que fez parte seja ajudando a desbravar, treinando e dando suporte, preparando pessoas para atuarem nesse setor que responde tão bem”. Asseverou que a receita certa no setor de turismo é a harmonia entre o setor público e privado, cada um cumprindo o seu papel. O empresário Hélio Dagnoni, presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac de Santa Catarina, destacou a importância de ampla divulgação de Santa Catarina no exterior. Informou que uma agência deverá ser contratada com tal finalidade. Também o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e membro do Conselho Nacional de Turismo (CNT) do Ministério do Turismo, Alexandre Sampaio, prestigiou a abertura do Encatho&Exprotel.
Homenagens aos parceiros e colaboradores
Como é tradição, na noite de abertura foram prestadas homenagens para personalidades de destaque no setor turístico, seja por sua atuação perante uma comunidade ou entidade. O troféu Maria Helena Petry foi concedido à empresária turismóloga da SS Turismo de Joinville, Maria Conceição Junkes. Já o troféu João Moritz ficou para o empresário Beto Caputto, que lidera o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb).
A ABIH-SC, homenageou duas personalidades: o presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares e o presidente Nacional da Abrajet, Evandro Novak. Também prestou homenagem à jornalista Vânia Monteiro e a administradora Juliana Bossi de Castro, ambas da equipe da ABIH-SC e Rodrigo Flores, diretor da Teka, empresa de Blumenau, fundada em 1926, – uma das maiores fabricantes de artigos de cama, mesa e banho da América Latina, presente como expositora desde o começo da Exprotel. A Abrajet/Nacional também fez homenagem, oferecendo um troféu para o presidente da ABIH-SC.
Programação desta quarta-feira
24/07/2024 – Nas salas Joaquina e Jurerê, ocorrem as diversas palestras, mesas redondas, seminários abordando:
09h às 09h40min Palestrante: O Rumo da gastronomia Catarinense e a valorização dos nossos produtos – Por Felipe Silva
09h45 às 10h25min Palestra: Segurança da informação na Hotelaria, em tempos de LGPD por Alexandre Medeiros e Marco Antônio, mediação jornalista Juarez Tavares
10h30 às 11h10min Palestra: Custos, controle, qualidade e comercialização na hotelaria: O que a tecnologia pode fazer pelo hotel? por Marco Tulio Quina
11h15 às 11h30Espaço Sicredi
11h35 às 12h35min Painel: Jurerê in_: O papel da liderança feminina no desenvolvimento Turístico, por Salete Pereira, Patrícia Pires, Aksia Amorim
08h45 às18h00min 14° Simpósio de Governança, Manutenção e Recepção Hoteleira
13h Abertura Exprotel
13h30min às 14h30Palestra: Revelando o futuro do seu hotel através da análise preditiva de Dados, por Diego Correa
14h35 às 15h30min Palestra: A Comunicação, O Grupo ND e o Turismo em SC , por Marcello Petrelli
15h40 às 16h40min Painel: Como dobrar a produtividade de vendas do seu hotel com Leonardo Silveira, Vinícius Pavei (palestrantes) e Alex- Sandro (painelista)
16h45 às 18h30min Momento Exprotel
18h30 às 19h30min Palestra: A era da experiência: um conteúdo incomodativo sobre a experiência do consumidor, com Alexandre Weimer
20h05min: Momento Hoteleiro