Gramado reúne sabores e artigos com Indicação Geográfica (IG) registrada no Connection

         

Spa do Vinho é uma marca registrada desejada

O Connection Terroirs do Brasil, a maior vitrine de promoção dos produtos e artigos de origem do País, será realizado de 28 a 31 de agosto de 2024 na cidade de Gramado. com a presença dos principais produtos com indicação geográfica (IG), que são cases de sucesso.  Realizado pela Rossi & Zorzanello com correalização do SEBRAE, o evento já tem a garantia da presença dos representantes de 13 das 14 marcas de café produzidos no Brasil que contam com selo de indicação geográfica. E, sem dúvida, esses produtos únicos, estarão sendo apresentados na Arena Gastronômica ou nas palestras que falam sobre as origens e de como se chegar a um produto de qualidade e com identidade no mercado consumidor.

A experiência exitosa da Fazenda Três Meninas/SP foi sucesso em 2023

            No caso do café o Brasil reina soberano, na condição de maior produtor e exportador de café do mundo, representando cerca de 38% da produção global. Na safra 2023/24, a expectativa é colher 44,9 milhões de sacas de café arábica e cerca de 21,4 milhões de café robusta. Caso a projeção se cumpra, a produção nacional será de 66,3 milhões. Em meio a esses milhares de toneladas alguns produtores se destacam não tanto pela quantidade, mas pela qualidade do produtos que é disputado em países consumidores de café de qualidade, no caso aqueles com Certificação de Origem. Aliás, a história do café no Brasil vem dos tempos do Segundo Império, quando outros ciclos econômicos foram dando lugar a cafeicultura, em especial no Sudeste (Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo) onde produtores abriram amplas lavouras de produção, entre esses o engenheiro e agricultor Henrique Dumont, pai de Santos Dumont (pai da aviação), cujos cafezais chegaram a dispor de linhas férreas construídas pelo próprio cafeicultor, conforme a obra Nos Céus de Paris: O romance da vida de Santos Dumont,  do escritor e patrono da 52ª  Feira do Livro de Porto Alegre Alcy Cheuiche.

Espanha já apresentou regiões desejadas pela sua culinária

            Os painéis com apresentações  irão acontecer no Palácio dos Festivais com nomes como Léo Farah, Capitão da reserva do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais; Bernardo Cardoso, Diretor de Turismo de Portugal no Brasil; Gabriela Testa, Diretora do Instituto de Promoção Turística do Ministério do Interior da República Argentina; e Giovana Ulian, CEO da Biossplena Regeneração Urbana. Confirmada também a participação de Milton Zuanazzi, secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo ; Bernardo Ibargoyen, empreendedor, Fundador da PMPRS – Plataforma que valoriza produtores com escala limitada de alta qualidade, Idealizador do Projeto Produtores Gaúchos Unidos RS; o magistral  Marcos Livi, Graduado em Gastronomia pela Castelli,  formado Chef de Cozinha pelo Senac que levou a cultura gaúcha para São Paulo, com o Veríssimo, Quintana, Brique, Napoli, Central e FFBurguer. Na sua cidade natal, São Francisco de Paula – Serra Gaúcha, revitalizou um dos mais antigos hotéis da Região – o Parador Hampel, onde proporciona uma “viagem gastronômica” através do Restaurante Ana Terra e do icônico A Ferro e Fogo, onde a brasa é usada com ciência para preparar sabores incríveis, entre outras personalidades.

Entre os temas que serão abordados estão ESG, cases de Indicações Geográficas (IG), cases internacionais, marketing, sustentabilidade, gastronomia e políticas públicas. Os ingressos para assistir à programação de conteúdos do evento estão à venda no valor de R$ 350 com renda integral revertida para a reconstrução da cidade de Santa Tereza, severamente atingida pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Arena Gastronômica é atração

            Uma das atrações do Connection Terroirs do Brasil está reservada para a Arena Gastronômica, que vai reunir nove chefs de cozinha. Eles terão o desafio de elaborar pratos utilizando como ingrediente algum dos produtos exclusivos e tipicamente brasileiros que estarão presentes na exposição.

            Os produtos com Indicação Geográfica são as estrelas do evento, considerados exclusivos por serem característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado.

Para essas estrelas, a gastronomia não é só a arte de cozinhar, mas também de contar histórias através dos diversos alimentos utilizados num prato. Por isso, a Arena está imperdível. Os organizadores destacam que muitas pessoas viajam em busca de um destino para poder provar um produto, ou mesmo adquirir um bem, que pode ser um artesanato, bijouteria exclusiva. No caso dos alimentos, destacam que muitos viajam para a Alemanha para provar a cerveja ou chopp, outros vão a Minas Gerais para comer o queijo mineiro, outros buscam a verdadeira pizza na Itália  ou vão à  França para degustar um croissant. Da mesma forma, muitos vêm ao Rio Grande do Sul para apreciar um bom churrasco. Conforme Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, dados indicam que esses cinco destinos – Alemanha, França, Itália, Minas Gerais, Rio Grande do Sul – recebem uma média de mais de 200 milhões de visitantes/ano.     

            Durante os quatro dias, a Rua Coberta se transforma na Alameda Terroir, onde expositores de diferentes partes do Brasil apresentam seus produtos de origem aos visitantes. Logo ao lado, na Praça Major Nicoletti, o público poderá assistir a aulas show de gastronomia. O evento também conta com um Circuito Gastronômico e de Experiências, com a participação de restaurantes da cidade, e parques que recebem os participantes do evento.

PARQUES CREDENCIADOS

Montanha Russa no Alpen Park em Canela

Prawer Chocolates – 1º chocolate artesanal do Brasil (Avenida das hortênsias, 4100, Gramado 95670000)

Matria Parque – O maior parque de flores das Américas (RS-235, Km 68 – São Francisco de Paula, RS, 95400-000)

Olivas de Gramado – O melhor sunset da região (Rua Vereador José Alexandre Benetti, 1808 – Linha Nova, Gramado – RS, 95679-899)

Mini Mundo – A cidade em miniatura, 24 vezes menor do que o tamanho real (R. Horácio Cardoso, 291 – Planalto, Gramado – RS, 95670-000)

Vila da Mônica – A magia do universo criado por Mauricio de Sousa em Gramado (R. Germano Boff, 611 – Carazal, Gramado – RS, 95670-000)

Garden Park –  4,1km de belos caminhos e trilhas (Estr. Profa. Elvira Apolo Benetti, 1699 – Jardim Bela Vista, Gramado – RS, 95679-899)

Geo Museu – Uma viagem através da fascinante história natural da Terra ( Av. das Hortênsias, 5905 – Carniel, Gramado – RS, 95670-000)

Alpen Park – Aventura na Serra Gaúcha para a família toda  (Rodovia Arnaldo Oppitz, 901 – São João, Canela – RS, 95680-000) 

Mundo Lugano – Um mundo feito inteiramente de chocolate e diversão (Av. Borges de Medeiros, 2497 – Centro, Gramado – RS, 95670-000)

A Mina –  Um museu de minerais, gemas e fósseis em espaço junto à natureza (R. Germano Boff, 501 – Carasal, Gramado

Cristais de Gramado – Conheça a melhor fábrica de Cristal Murano do Brasil (Rod. RS 115, Km 36, 36161, RS-115, 36161 – Várzea Grande, Gramado)

Roda Gigante de Canela – 52 metros de Altura com Vista de tirar o fôlego na Serra Gaúcha! (Av. Don Luiz Guanella, 1247 – São José, Canela – RS)

Informações e ingressos no site: https://www.connectionexperience.com.br/.

Você pode gostar...

SSL Bravulink