Porto Alegre: aeroporto reabre 5 meses após a enchente

Os ministros da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, e de Portos e Aeroportos (MPor), Silvio Costa Filho, fizeram a reabertura simbólica do Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre na sexta-feira pela manhã de (18/10/2024), desembarcando de um voo com aeronave oficial. Inundado na enchente de maio, o principal aeroporto do Rio Grande do Sul, ficou 160 dias sem operação. A retomada, com voos comerciais ocorre na segunda-feira, dia 21 de outubro, em torno de 8h, com o pouso de aeronave vinda do terminal de Viracopos, em Campinas (SP). A previsão é de que haja, ao longo do dia, cerca de 71 voos, entre pousos e decolagens, e uma movimentação de 9 mil passageiros.
A cerimônia oficial de abertura e a estreia da nova pista significaram um marco da união de esforços do Governo Federal, Governo do Estado e companhias aéreas para retomar as atividades do principal hub do transporte aéreo da Região Sul. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que desejava participar da reabertura, dia 21, fez uma fala dirigida ao Rio Grande do Sul durante o lançamento do Programa Acredita, em São Paulo. “Nunca antes na história do país, o Governo Federal se jogou tanto de corpo e alma para ajudar o estado, como nós fizemos com o Rio Grande do Sul”, destacou o presidente da República. Designado para conduzir a Secretaria para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, logo no primeiro mês da tragédia, o ministro da Secom, Paulo Pimenta, comemorou o resultado da dedicação à tarefa de ajudar o estado a se recuperar dos danos provocados pelas fortes chuvas. “Nós estamos reabrindo este aeroporto muito antes do que muitas pessoas imaginavam. O recomeço é a demonstração de que, com união, reconstrução, determinação e trabalho, não existe desafio que não possa ser superado”, disse.
O ministro de Portos e Aeroportos destacou que foram disponibilizados cerca de R$ 426 milhões do Governo Federal para que fosse encontrado um equilíbrio contratual para que a Fraport, concessionária responsável pela gestão do aeroporto, fizesse os investimentos necessários na recuperação do local e com a agilidade exigida para que ele voltasse a operar, com segurança, no menor tempo possível. “O ato de hoje tem um simbolismo muito grande, que é da unidade, da construção coletiva. Porém, o mais importante, é o simbolismo da efetiva reconstrução do estado do Rio Grande do Sul. Eu vi muitas lutas que a Fraport enfrentou ao longo dessa caminhada e muito trabalho coletivo que foi feito ao longo desses últimos cinco meses ao lado do Governo Federal e do Governo do Estado”, destacou o ministro Silvio Costa Filho.

O vice-governador Gabriel Souza representou o Governo do Rio Grande do Sul na solenidade, acompanhado pelos secretários de Turismo, Ronaldo Santini, e Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo estiveram na cerimônia. Gabriel Souza acompanhou a comitiva de ministros na vistoria de parte da pista que já está liberada para as operações comerciais em voos nacionais. “O Estado teve papel fundamental na interlocução entre todos os atores envolvidos para a retomada do Salgado Filho. Então hoje não é uma entrega qualquer, é um dia histórico do processo de reconstrução”, celebrou. O vice-governador reconheceu também o esforço da Fraport e de seus colaboradores para que a retomada ocorresse o mais breve possível.
RETOMADA – O Salgado Filho reabre com cerca de 80% da capacidade operacional. A retomada dos voos será realizada de forma gradual e cumprirá todos os critérios internacionais de segurança. Durante a primeira fase, as aeronaves utilizarão 1.730 metros de pista, o que torna o terminal apto a receber voos do mercado nacional. A fase seguinte ocorrerá após a conclusão do reparo de 1.400 metros da pista de pouso e decolagem, prevista para o mês de dezembro. Até lá, o terminal funcionará entre 8h e 22h. A previsão é de que o primeiro voo, da empresa Azul, venha com o avião pintado com as cores, bandeira e mapa do Rio Grande do Sul.
Os primeiros voos chegarão dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, além de Brasília. Até o final do mês, estão previstos ainda voos para Belo Horizonte e Curitiba. Já no próximo mês, a expectativa é que o terminal passe a operar mais de 122 voos diários, transportando cerca de 16 mil viajantes.

O setor de turismo, eventos e negócios está aliviado com a retomada dos voos no Salgado Filho, pois muitas viagens fossem de lazer ou a negócios deixaram de ser realizados. Entre os movimentos para reivindicar a reabertura do Aeroporto, cabe destacar a campanha “RSDeNovoNoAr” da Associação Federativa de Empresárias e Executivas de Turismo do Brasil (Afeet/RS). Em reunião realizada na sede da ABAV/RS, em (14/06/2024) Porto Alegre, a campanha ganhou dimensão nacional. “O evento foi um marco para a retomada do desenvolvimento da economia gaúcha. A presença de tantas pessoas engajadas em prol da reativação do aeroporto demonstra a importância da união para superarmos os desafios”, afirmou Rosane Ávila, vice-presidente da AFEET.