Turismo Gaúcho presente na reabertura do Salgado Filho

Turismo Gaúcho mostrou sua cara na reabertura do Salgado Filho

Foi em clima de festa a reabertura do Aeroporto Internacional Salgado Filho, nesta segunda-feira (21/102024), em Porto Alegre. Associações de entidades que atuam no setor de turismo, regiões turísticas, empresas que têm o turismo cono seu foco de atividade principal lotaram o saguão de desembarque doméstico desde muito cedo. De sua parte, a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) engalanou e abriu o seu estande para que parceiros de todas as áreas pudessem expor seus brindes e sua equipe fez o receptivo, na área externa do terminal. No espaço, houve a distribuição de chocolates, toucas de natal e pedras de ametista, folhetos de festas e eventos aos turistas. Para animar o momento houve intervenções artísticas de acolhimento. Entre os artigos, o folheto produzido para o lançamento da campanha de divulgação turística do RS, cuja temática é “O Brasil abraçou o Rio Grande do Sul E Agora queremos abraçar o Brasil”.

Voo da Azul sobrevoou Porto Alegre, passou próximo da Catedral Metropolitana de Santa Madre de Deus (F. Bernardo da Silva Müller)

Os dois primeiros voos chegaram de São Paulo. O da Azul às 8h04min e o da GOL em seguida. O avião da Azul, primeiro a chegar, estava caracterizado com elementos da cultura gaúcha e seus comissários trajavam lenços com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul. Na aterrissagem, pilotos de ambas as aeronaves tremularam bandeiras do Estado pela janela da cabine. A bordo desses aviões, não faltaram emoção, alegria e entusiasmo. O governador Eduardo Leite que desceu à ´pista, embarcou nas aeronaves e desfraldou a bandeira do Rio Grande do Sul, cumprimentou pilotos e suas equipes.

Até mesmo pela proximidade, ou talvez resiliência, entidades públicas e privadas dos municípios da região das Hortênsias, Serra, Vinhedos, e alguns dos Vales participaram da reabertura do aeroporto, dando as boas-vindas aos primeiros passageiros a desembarcar. Na chegada ao desembargue, os passageiros recebiam de uma profissional da Secretaria de Turismo, vestida com seu traje de prenda, uma sacola com diversos brindes e folhetos. Acompanhada pelo artista Estátua Vida do Laçador, a dupla impressionou aos que chegavam. Muitos já fizeram selfs aproveitando o momento único. Não faltaram ações para as equipes da Vila da Mônica, que tem seu estande no mesmo espaço e distribuíam balões, nem da Jolimont, que fez farta degustação de vinhos e espumantes. Pode-se dizer que os passageiros nunca tinham visto tantos mascotes de tantas festas:

Foto Divulgação

 Eu consegui contar 10, mas não tenho certeza, pois as chegadas dos dois voos provocaram muita agitação, quase o que se chama de entrevero, num centro de tradições gaúchas. As sócias da Federação das Executivas das Empresas de Turismo (Afeet), que fizeram campanha para a volta do aeroporto foram com faixas e brindaram com vinho da jolimont e de Bento Gonçalves. Afinal, com a reabertura do aeroporto, todos saem ganhando.

Em meio às mascotes, o homem da Space Adventure, ou da Nasa – mais recente empreendimento turístico parque temático de Canela – se enturmou.  Por sinal, Canela também esteve presente com a distribuição das toucas do Papai Noel do Sonho de Natal. Nova Petrópolis não ficou por menos, levou uma bandinha, brilhou com a distribuição do chapéu tradicional de festas alemãs, informando que “é a cidade mais alemã do Brasil”. Bento Gonçalves veio com tudo: anunciando a Vindima e promovendo degustação de sucos de uva e vinho. Equipes da Brocker Turismo foram com o seu mascote e os que esperavam passageiros precisaram de mais atenção.

Equipe do Festuris comemora em alto estilo

Mas o Natal Luz de Gramado extrapolou: com apresentações da Trupe de Natal — uma das atrações do Natal Luz de Gramado —, disputando ou se complementando com uma banda de música típica alemã. A comitiva do 39º Festuris – que será realizado de 7 a 10 de novembro – divulgou o mais importante evento de turismo da América Latina. Uma equipe dinâmica liderada por Eduardo Zorzanello distribuiu um brinde/divulgação do evento. O prefeito Nestor Tissot prestigiou a reabertura, ao lado do secretário de Turismo Luia Barbacovi.

            Governador destaca esforço que deu resultados

Governador concedeu entrevista junto ao portão de saída

Mesmo sendo um dia festivo pela reabertura do aeroporto, ao iniciar a entrevista com a imprensa – concedida ali mesmo no saguão do portão de desembarque doméstico, acompanhado pelo secretário de Turismo Ronaldo Santini e ladeado pelo presidente da Azul  John Rodgerson e o assessor da presidência da Gol Alberto Fajerman – o governador Eduardo Leite se emocionou, ao destacar a dor em decorrência da tragédia que ceifou as vidas de adolescentes desportistas remadores, mais o motorista e treinador, todos da cidade de Pelotas, em acidente ocorrido no Paraná, no retorno de uma competição de remo em São Paulo.  “Quero começar minha fala dedicando todo meu afeto e solidariedade aos familiares dos que perderam suas vidas. Uma dor inimaginável. O governo do Estado está solidário, apoiando, a Secretaria de Segurança atua para garantir atendimento o mais rápido possível às necessidades das famílias, nessa hora tão difícil”, disse emocionado.

Após o pouso autoridades posam para uma foto que ficará na história. Eduardo Leite ao lado do ministro Paulo Pimenta (foto de Maurício Tonetto/Secom)

Na sequência, o governador lembrou de toda a tragédia que se abateu sobre o Rio Grande do Sul, lembrando que a reabertura do Aeroporto Internacional Salgado Filho é uma demonstração da superação. “Esse momento ocorre como resultado do esforço de cada gaúcho e de todos os brasileiros e de tantas outras pessoas que apoiaram o Rio Grande do Sul naquela tragédia”.  Fez menção em respeito aos 183 mortos, dos quais 27 ainda desaparecidos em decorrência das enchentes de maio. “Mas agora estamos nos reerguendo e temos condições de receber todos, sejam gaúchos que estão em outras regiões, sejam grupos de profissionais que queiram realizar seus eventos no Estado ou de famílias e tantos outros que queiram visitar e curtir o que o Rio Grande tem para mostrar”. Destacou a região da Serra que teve áreas com muitos danos, mas que conseguiu manter seus serviços disponíveis. “Agora estamos de braços abertos e com aeroporto para receber a todos aqueles que nos abraçaram naquela tragédia” disse.

Já o secretário de Turismo Ronaldo Santini enfatizou que “Hoje é um dia especial para nós, gaúchos. Depois de tudo o que passamos, nosso aeroporto está finalmente aberto, pronto para receber a todos com braços abertos. Esse é um marco que simboliza não apenas a recuperação, mas também um novo ciclo de oportunidades para o turismo e para o desenvolvimento da nossa terra. Esperamos um grande fluxo de turistas para eventos importantes como a Festuris e o Natal Luz de Gramado, que certamente se beneficiarão com a reativação dos voos”, afirmou o secretário de Turismo, Ronaldo Santini.

A foto de abertura é de autoria do fotógrafo Jurgen Mayhrofer (Secom)

Jurema J Silva

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Você pode gostar...