Feira de Negócios do Festuris reúne o turismo mundial

Feira de Negócios do Festuris reúne o turismo internacional

A Feira de Negócios e Turismo do 36º Festuris – Feira Internacional do Turismo de Gramado foi inaugurada em clima de festa, com a presença do governador do RS Eduardo Leite, no Serra Park. O corte da fita inaugural ocorreu no começo da tarde de sexta-feira (08/11/2024), em clima de muita alegria e descontração. Instalada nos pavilhões do Serra Park, o local acolhe representantes de 55 países, de todos os estados brasileiros e empresas de turismo de todos os setores.

O ato de inauguração foi prestigiado pelo governador Eduardo Leite; o secretário de Turismo do RS, Ronaldo Santini; o presidente da Embratur Marcelo Freixo;  prefeito e vice-prefeito de Gramado Nestor Tissot e Luia Barbacovi; secretário de Turismo do município, Ricardo Bertolucci Reginato, entre outras autoridades, acompanhados pelos realizadores do Festuris, os empresários Eduardo Zorzanello e Marta Rossi.

A comitiva esteve em vários pavilhões na Feira que está muito ativa. No Estande do Mini Mundo Gramado, o governador foi homenageado e inaugurou um novo atrativo, réplicas do Laçador e da Usina do Gasômetro.  Recebido pela proprietária Ritta Röppner, que inclusive brindou Leite com um “mimo”  e o pedido para que deixasse um recado no mural.  Conforme a idealizadora, tanto o Laçador como a Usina do Gasômetro foram atingidos pelas águas na capital, mas agora, passados seis meses, também se fortalecem como ícones da retomada do povo gaúcho, e precisam entrar na vida do Mini Mundo.

No estande do Pará, onde além da riqueza da Amazônia, os expositores chamam os visitantes para a  COP 30, ou Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em Belém, no Pará, entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025. Será a primeira vez que a Amazônia sediará o evento. Por isso o estande do Pará apresenta imagens sobre a Amazônia, com um “fecho” chamando para o evento. Ali, num clima de descontração, o governador recebeu afagos e um chocolate, enquanto Marta Rossi foi solicitada para fotos com os responsáveis pelo pavilhão.

Na sequência, a comitiva partiu para o estande do Rio Grande do Sul que neste ano conta com um palco onde músicos de diversos matizes se apresentaram. Música gaúcha, italiana (o grupo de Bento Gonçalves que faz a festa no Maria Fumaça), rainhas de muitas festas e animação. Aqui foi momento de todos os encontros, inclusive amigos da Abrajet SC e RS. A presidente da Abrajet SC, Maely Novak ladeada por associadas abrajetianas

Mesmo com estande para todas as regiões, como é normal, muitos empreendimentos, municípios e atrações têm seu próprio espaço. É o caso de São José dos Ausentes onde a Secretária Municipal de Turismo e Cultura, Milena Santos Velho do Amaral esteve presente na recepção dos visitantes, destacando as belezas naturais da região e divulgando livros que versam sobre o patrimônio que é considerado importante no turismo de observação de aves. Milena teve apoio de qualidade, por parte do escritor, músico e criador de gado Crioulo, Sebastião Fonseca de Oliveira.

O município de Marcelino Ramos com suas termais, levou ao Festuris as belezas da região do Alto Uruguai. A secretária de Turismo,  Patricia Patzlaff Brandolf Guedes, também presente no estande, destacou algumas das atrações, além das termais que são de alta qualidade. A casa de cultura, a escadaria da Estação de Trem, a Igreja de Nossa Senhora da Salete que teria aparecido no local, o famoso Mirante do Rio Pelotas, o parque natural da mata do Rio Uruguai Teixeira Soares e, ainda, o trem Maria Fumaça que faz a linha RS/SC, Marcelino Ramos- Piratuba. O Presidente das Termas de Marcelino, Rodrigo Vecchi , informou que grandes investimentos estão sendo realizados no parque termal de Marcelino Ramos.

Do Outro lado do rio, os municípios do Meio Oeste Catarinense estavam em festa, mostrando suas atrações turísticas que são muitas. A maça de Fraiburgo – in natura e em fatias secas, muito doces ao natural – ajudaram a receber. Até o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se enturmou.

         A Feira de Turismo é surpresa a cada momento. Na ala de Gastronomia, as experiências são de dar água na boca. Participamos de uma degustação de vinhos uruguaios, de Artigas. Foram três excelentes Tannat. Ao lado, experimentamos um prato – Afelia – porco marinado no vinho tinto com coentro com guarnição de trigo. Um prato  da culinária do Chipre, que seria algo como feijão com arroz (no Brasil). Muito bom.

Crédito foto de abertura : Imprensa – FESTURIS

Você pode gostar...