Rio de Janeiro brilha ainda mais depois do G20
O Rio de Janeiro brilhou no cenário internacional durante o G20, consolidando a imagem da Cidade Maravilhosa e impulsionando o turismo às vésperas da alta temporada, que promete bater recordes no Brasil, segundo dados do governo e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A perspectiva para 2025 é animadora, especialmente no turismo de entretenimento. A agenda cultural já ganha impulso na virada com o Réveillon, que levará grandes nomes da música brasileira à Cidade Maravilhosa. Para Carlos Werneck, presidente-executivo do Visit Rio, o G20 fica como novo marco para a cidade: “Foi a oportunidade de mostrar a capacidade do Rio em ser um centro global. A paisagem da cidade, repleta de belezas naturais, foi amplamente divulgada, reforçando a imagem positiva do Rio no cenário internacional.” A expectativa, segundo especialistas, é de que o impacto do G20 reverbere nos próximos meses, atraindo mais turistas para lazer e participação em eventos.
As notícias e mesmo redes sociais descompromissadas com as informações, acompanharam os acontecimentos paralelos ao palco de discussão do C20. Com isso, o mundo ficou sabendo que Ashley Biden, filha do presidente Joe Biden (que chegou tarde para a foto oficial) visitou o Jardim Botânico, enquanto Emmanuel Macron fez sucesso durante passeio por Copacabana e Ipanema e pelo Cais do Valongo. A beleza da cidade, com dias ensolarados e paisagens de tirar o fôlego, foi ressaltada pelos participantes. Com agenda mais apertada, o primeiro-ministro de Cingapura Lawrence Wong chamou atenção ao lamentar a falta de tempo para explorar as belezas cariocas.
Além das redes sociais, o G20 atraiu a atenção de mais de 2,5 mil jornalistas credenciados, dos quais 1,5 mil estrangeiros, que representaram 80 países. Somente até agosto, o evento já tinha gerado o equivalente a R$ 128,9 milhões em mídia espontânea, com mais de 22 mil reportagens publicadas sobre a cidade.
Um dos principais terminais de cruzeiros do Brasil, o Pier Mauá se prepara para uma temporada 2024/2025 repleta de novidades e melhorias. Em entrevista exclusiva à newsletter da Visit Rio, a diretora da companhia Denise Lima antecipou detalhes que foram implementados ao longo do ano para garantir uma experiência mais confortável e segura para os turistas que visitam o Rio de Janeiro.
A expectativa é receber mais de 323 mil visitantes e 41 navios, incluindo embarcações internacionais de luxo, o que consolida o papel do terminal como um porto de chegada atrativo para turistas de todo o mundo. Denise também abordou os desafios enfrentados pelo setor de cruzeiros, especialmente em relação à segurança e infraestrutura. Ela aproveitou para discutir as estratégias que estão sendo adotadas para dar conta do aumento do fluxo de visitantes durante eventos como o Carnaval. “O Pier está investido em segurança, em infraestrutura moderna, em eventos estratégicos, como pernoites em navios de alto padrão, para se destacar como um destino desejado. Além disso, o fato de a gente estar localizado neste local incrível, de frente para a Baía de Guanabara, do lado do Museu do Amanhã, também nos ajuda muito. E, neste ano, nós fomos premiados no Cruze Awards 2024 como o melhor terminal de cruzeiros da América do Sul. Isso, com certeza, fortalece a nossa posição no mercado internacional. Nesta temporada, a gente vai receber 37 navios, incluindo estreias de embarcações internacionais de ultra luxo, como o Silver Hay, focado em sustentabilidade. Ele faz parte da linha da Silver Sea Cruise, com navios de seis estrelas que navegam pelo mundo”, destacou Denise.