Alagoas deverá sediar o 40º Congresso da Abrajet em 2025
A cidade de Maceió, considerada a capital do Caribe Brasileiro, como é chamado o litoral de Alagoas, poderá ser o local do 40º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) em 2025. O destino foi apresentado pelo presidente da seccional de Alagoas, o jornalista Igor Leonardo Pereira, durante reunião do Conselho Nacional, na abertura do 39º Congresso, realizado entre os dias 16 e 19 de dezembro nas cidades de Piratuba/SC e Marcelino Ramos/RS. O postulante informou que já havia realizado reuniões preliminares com a secretária de Turismo de Alagoas, Bárbara Braga e com uma das lideranças do setor de hotelaria e eventos, Milton Vasconcellos.
Além da escolha do local para sediar o próximo encontro, os congressistas debateram sobre os rumos da entidade, elegeram e empossaram a nova diretoria e conheceram os atrativos dos dois destinos- Piratuba e Marcelino Ramos – separados pelos rios do Peixe e Uruguai, mas unidos pelas fontes de águas termais que propiciaram àquela região a criação de magnifica estrutura turística reconhecidas em todo o Brasil e exterior. Maceió e municípios no seu entorno já sediaram a tradicional reunião do Conselho Nacional da Abrajet, em setembro de 2015. O presidente da Abrajet, gestão 2024/2026, Luis Pires, se comprometeu a ir até Maceió para apoiar o pleito de Igor Leonardo Pereira.
Sustentabilidade e responsabilidade
O compromisso da Abrajet com a segurança, responsabilidade esteve presente desde a reunião do Conselho, na terça-feira (17/12/2024), quando a empresária de turismo Rosane Avila, dirigente da Associação Federativa de Empresárias e Executivas de Turismo do Brasil (Afeet/S) fez apresentação do trabalho da entidade, desde a luta pelo retorno das atividades do Aeroporto Internacional Salgado Filho de Porto Alegre, até as muitas ações no âmbito social. A campanha intitulada “Exploração sexual de crianças e adolescente não é turismo. É crime” a qual a Abrajet/Nacional já abraçou em 2019, foi apresentada aos jornalistas presentes. “Com a ajuda de cada um de vocês, profissionais comprometidos com a verdade, teremos chance de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade e, especialmente o trade turístico, para participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, em especial nos estabelecimentos comerciais que recebem turistas”, enfatizou.
Rosane convidou jornalistas donas das suas empresas, ou dirigentes, a se associar, a exemplo da presidente da Abrajet /SC e da jornalista gaúcha Neneca Campos, já associadas.
Na reunião do Conselho, realizada no Centro de Eventos de Piratuba, em Santa Catarina, a presidente da Abrajet-SC Maely Novak falou sobre o forte trabalho realizado no estado para receber pela terceira vez os jornalistas. “A forte relação da Abrajet-SC com o trade turístico fazem de Santa Catarina um destino que abraça os jornalistas e investe em divulgação turística. Em 2019 o destino foi Urubici, em 2022 Joinville e agora, Piratuba. Que possamos divulgar ainda mais as belezas e atrativos que Santa Catarina tem a oferecer”.
Na ocasião, a secretária de Turismo de Piratuba, Luci Turra Dias, discorreu sobre as atrações consolidadas e outras que ainda estão sendo preparadas. “Mas posso garantir que a nossa cidade está disponível para amigos como vocês”, disse.
Já o presidente da Abrajet-RS, Juarez Tavares, demonstrou sua felicidade com a parceria entre o RS e SC para realizar a 39ª edição do Congresso Nacional, momento em que ele também assumirá a vice-presidência nacional da entidade. “Depois de tanta tristeza com as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul, contar com o apoio de Santa Catarina para realizar o evento é, sem dúvida, prova que juntos somos muito mais fortes. Agradeço a cada participante que está aqui hoje, pois sei das inúmeras horas de voo que levaram para chegar até aqui. Que vocês possam levar para o restante do Brasil tudo que vivenciarem nos próximos dias”.
Sob a presidência de Evandro Novak, o encontro discutiu temas cruciais para o futuro da entidade. Na ordem do dia, os conselheiros apreciaram a prestação de contas, com análise dos balancetes anuais e do relatório de atividades da ABRAJET Nacional. Também foram debatidos os relatórios das seccionais e comitês, com pareceres explanados aos membros presentes na Assembleia Geral. Por fim, foi feita a leitura do relatório de atividades do Conselho Fiscal. Todos relatórios aprovados por unanimidade e encaminhados para a assembleia geral ordinária que ocorreu dia 18/12/2024, para a eleição da nova diretoria.
Novak fez um balanço da sua gestão, no qual enfatizou a importância da união e do papel dos jornalistas de turismo. “Esta reunião simboliza o compromisso da ABRAJET em seguir fortalecendo o turismo brasileiro, sempre com ética, responsabilidade e inovação. A união e a dedicação dos conselheiros e associados são fundamentais para que possamos desempenhar nosso papel como promotores dos destinos e experiências que o Brasil tem a oferecer, fortalecendo a imagem da ABRAJET como uma entidade séria e que gera retorno e resultados”, concluiu.
A Abrajet/Nacional promoveu, ainda, uma série de homenagens e agradecimentos para mais de 20 associados, um dos momentos especiais do evento. Na mesma oportunidade foram premiados os trabalhos jornalísticos publicados durante a reunião do Conselho Nacional da Abrajet, em Tocantins e sobre o destino do 38º Congresso em Minas Gerais. O julgamento desses prêmios é feito pela diretoria da seccional, que instala comissão julgadora e depois informa à Nacional.
Na tarde do dia 17 os jornalistas foram rever ou conhecer os pontos turísticos da cidade de Piratuba e em especial o parque aquático. A abertura oficial iniciou às 17h, quando foi feito o lançamento do Magia Parks e Resorts, pelo Grupo de investidores.
Para saber mais sobre o 39º Congresso da Abrajet, visite o site www.abrajetnacional.com.br