Hotelaria e turismo catarinense convidam para a 36ª edição do Encatho & Exprotel

Abertura da Exprotel em 2024

As inscrições para participação no 36º Encatho & Exprotel , que acontece entre os dias 29 e 31 de julho, no CentroSul, em Florianópolis, abriram no final de maio último. Promovido pela Associação Brasileira da Industria de Hotéis (ABIH-SC) o evento terá uma programação com dezenas de palestrantes e especialistas nacionais e internacionais abordando temas estratégicos para o turismo e a hotelaria, sempre dentro da temática central “Turismo Conectado, Negócios e Hospitalidade”. Nesse contexto, além das palestras, cursos e treinamento, também a participação de diferentes destinos turísticos de Santa Catarina estarão participando.

Na edição de 2025 também haverão premiações

         Conforme a programação já elaborada, a abertura oficial acontece no dia 29 de julho, a partir das 18h, com uma solenidade especial marcada pela entrega das tradicionais homenagens Maria Helena Petry Makowiecky e João Eduardo Amaral Moritz às personalidades que se destacam no turismo catarinense, seguida da abertura da 34ª Exprotel – Feira de Produtos e Serviços para Hotelaria. Feira essa que, por sinal, está muito concorrida, já com 95% dos espaços comercializados.

Palestras sempre muito disputadas

No dia 30, a programação inicia às 9h, seguido por debates importantes como “Energia Inteligente”, focando na sustentabilidade, infraestrutura para veículos elétricos e redução de custos operacionais. O dia contará também com palestras sobre propósito e impacto com Márcio Zeppelini, além do Fórum ABMotéis, um espaço exclusivo para debater a evolução e modernização do setor moteleiro. Rodrigo Teixeira destacará o impacto da IA Generativa na hotelaria, enquanto o Painel Tec discutirá como automações e inteligência artificial estão redesenhando o mercado hoteleiro.

         Roteiros turísticos de SC ganham destaque

Outro ponto alto é o espaço exclusivo dedicado às rotas turísticas catarinenses, resultado da parceria entre ABAV-SC, Sebrae-SC e ABIH-SC. A iniciativa visa fortalecer o papel do agente de viagens como elo estratégico entre os destinos turísticos e o consumidor final, apresentando roteiros inovadores que ampliam as oportunidades de negócios para o setor. O evento acontece na sala Campeche, no dia 30/07, das 14h às 18h.

         Abrindo a programação da tarde, a palestra “Um Panorama sobre a nova fase do turismo em Santa Catarina”, com a secretária estadual de turismo, Catiane Seif. E, encerrando o dia, Daniel Keller apresenta a palestra “Propósito & Cultura: O DNA do resultado”, seguida pelo tradicional Momento Hoteleiro.

         No dia 31 de julho, Mari Ferrera abordará a Neuroarquitetura como estratégia de fidelização e diferenciação no mercado. O painel sobre gestão de pessoas trará Marco Tulio e Lara Perdigão, destacando o papel fundamental das equipes no sucesso hoteleiro. A programação incluirá ainda discussões importantes sobre a nova regulamentação turística e estratégias de marketing digital e comunicação, com especialistas como Danisa Virmond, que mediará o painel de marketing com o case do hotel Fazenda Park Hotel, e Roberto Bertolin e Guido Schvartzman, sob a mediação de Ranieri Bertoli, falando sobre a força do Rádio e da TV na promoção do turismo e da hotelaria.

Um destaque especial é o tradicional Simpósio de Governança, Manutenção e Recepção Hoteleira, que completa 15 anos. Mas como todo empreendimento depende de marketing e vendas, o terceiro dia conta ainda com “Uso prático de WhatsApp para Venda e relacionamento na Hotelaria!” e “5 estratégias para aumentar as vendas e lucros com a ajuda da tecnologia”. Pedro Cypriano fecha o evento.

Palestras ambientadas

         Josiane Castilhos, uma das responsáveis pela curadoria da programação do Encatho, ressalta a amplitude e relevância dos conteúdos preparados para a edição deste ano: “Estamos focando em oferecer uma programação que contemple todas as áreas estratégicas da hotelaria e do turismo. Desde temas técnicos e operacionais até tendências globais em tecnologia e gestão, o objetivo é proporcionar aprendizado.

Exprotel: Ainda existem vagas para expor

Com 95% dos espaços já comercializados, a Exprotel 2025 consolida-se mais uma vez como a principal feira de soluções para o setor de turismo e hotelaria no Sul do Brasil. Realizada paralelamente ao 36ºEncatho, a Feira reúne expositores de segmentos como automação, amenities, enxovais, conectividade, energia limpa, lavanderia, mobiliário, segurança, sustentabilidade, marketing, gestão hoteleira, gastronomia, destinos e muito mais.

         Para empresas que buscam visibilidade, networking qualificado e geração real de negócios, os últimos espaços disponíveis representam a chance de integrar um ambiente que conecta toda a cadeia da hospitalidade. “O público é altamente qualificado, formado por gestores, compradores, investidores e profissionais com poder de decisão, o que torna o evento ainda mais estratégico para marcas que querem crescer”, afirma Juliana Bossi Castro, gerente executiva da ABIH-SC.

 Para participar, e conhecer todas as formas de conectar sua marca ao evento, basta entrar em contato com a ABIH-SC pelo e-mail [email protected] ou WhatsApp (48) 98843-7659. Informações: https://www.encatho.com.br  

Jurema J Silva

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Você pode gostar...