Lançamento do Encatho & Exprotel dá destaque ao turismo catarinense

Encatho & Exprotel de 2019

A importância do Turismo catarinense foi um dos temas destacados nas comemorações pelos 55 anos de atividades da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH-SC). Numa reunião na sede da entidade em Florianópolis, dia 10/12/2020, o diretor-presidente Osmar José Vailatti fez uma retrospectiva dos seus quatro anos de mandato frente à entidade, discorreu sobre o crescimento em quantidade e qualidade da hotelaria e turismo e, ainda, promoveu o lançamento da Encatho & Exprotel 2021.  Da mesma forma, o presidente eleito para a gestão 2021-2022, Rui Eduardo Wirth Schürmann, manifestou sua disposição em enfrentar o desafio de dar prosseguimento ao trabalho que vem sendo realizado perante a entidade e em favor do desenvolvimento e promoção do turismo em Santa Catarina. As comemorações foram “enxutas”, por causa da pandemia, limitando-se a uma reunião de confraternização entre poucos associados, colaboradores e parceiros.

Osmar Vailatti destacou sua atuação nos quatro anos à frente da ABIH-SC . Foto Fabrício Almeida

 O atual diretor-presidente da ABIH-SC, Osmar José Vailatti, enfatizou que foi um privilégio ter comandado a entidade nos últimos quatro anos e disse da sua alegria de encerrar seu mandato entregando uma entidade estruturada para seguir em sua missão de representar os meios de hospedagem em Santa Catarina. “Somos pessoas privilegiadas. Temos saúde, família, exercemos atividade em um dos setores mais pujantes, e vivemos em um Estado maravilhoso, de beleza sem igual. As pessoas amam viajar e mesmo com essa pandemia, as pessoas estão viajando. Somos um segmento que gera emprego, renda e faz com que as pessoas desfrutem seus melhores momentos. Eu tenho privilégio de ter sido um ator deste mercado, mas não posso deixar de agradecer nossos grandes parceiros como Fecomércio e Sebrae que hoje representam todos nossos apoiadores e patrocinadores”, afirmou Vailatti. Da mesma forma, o empresário enfatizou que o setor vem cumprindo todos os protocolos com vistas à segurança da saúde de cada indíviduo.

Solenidade com todos os protocolos de segurança . Foto Fabrício Almeida

 Após o pronunciamento, Osmar Vailatti e Vânia Monteiro apresentaram aos presentes a 3ª edição da revista da ABIH-SC que tem como matéria de capa “Santa Catarina no ritmo da transformação”, evidenciando as potencialidades de cada região turística, mostrando o trabalho realizado pelos diretores regionais o apoio da entidade aos empresários de cada uma das 13 regiões.

Revista destaca as 13 regiões

A edição faz também um resgate histórico da atuação da entidade resumido em décadas, reforça a importância do associativismo e do trabalho da entidade no apoio aos empresários, especialmente no momento da pandemia e presta homenagens a grandes nomes do setor, e disponibiliza os dados de contato dos hotéis associados à entidade. Para conferir a 3ª edição da Revista, basta clicar no site https://indd.adobe.com/view/028040da-2fa2-43de-8905-c297d52322fb

Paulo Sandrini Rocha (Sebrae), Rui Schürmann (diretor- presidente gestão 21-22), Osmar Vailatti (diretor-presidente) e Bruno Breithaupt, (presidente da Fecomércio). Foto de Fabrício Almeida

O presidente eleito para a gestão 2021-2022, Rui Schürmann, do Grupo Hoteleiro Vila do Farol, que assume em 1º de janeiro, também fez uso da palavra, agradecendo a oportunidade de representar os hoteleiros e reforçando a parceria com as entidades parceiras para juntos alcançarem conquistas que desenvolvam o turismo na sua totalidade. “É uma honra e uma responsabilidade assumir uma entidade com a força que a ABIH-SC tem no estado. O turismo terá muitas coisas novas em 2021. Será um desafio, mas ainda contarei com a parceria do Osmar Vailatti na presidência do Conselho Deliberativo. Estamos com ideias novas para expandir a hotelaria catarinense e vamos precisar destas parcerias”, salientou.

Os presidentes Vailatti e Schürmann. Foto de Fabrício Almeida

 Encatho & Exprotel

 “Que mercado é esse que se apresenta agora?”  Com esse questionamento a 33ª edição do Encatho & Exprotel vai propor debates e palestras, visando despertar o setor para as mudanças. Cancelado neste ano, devido a Covid 19 que pegou todos os setores de surpresa, a ABIH/SC anunciou que o evento estará com novo formato em 2021, “pois é isso que o cenário descortina. Na próxima edição com uma união ainda maior de todos, mas a qualidade e a essência de sempre”, assegurou a RP da entidade, Lara Perdigão, que fez a apresentação do tema aos convidados. Além do questionamento principal, o tema da Encatho &  Exprotel 2021 abordará o “Mercado & Negócios” reforçando que, mais do que nunca, será preciso descobrir as novas ferramentas para seguir adiante. O evento deverá ocorrer em agosto.

Comitiva de jornalistas do RS presentes na edição de 2019

 O presidente do Sistema Fecomércio, Bruno Breithaupt, entidade parceira da ABIH-SC, falou sobre a importância da união para conseguir reverter variação da taxa de ocupação da rede hoteleira, reforçando que “não existe lugar mais seguro que dentro dos hotéis”. Para ele, as dificuldades ainda não gigantes, mas é preciso manter a luta. Destacou que a realização do Encatho junto com o Festur SC será maravilhoso.

Itá é um dos atrativos da região turística do Grande Oeste

O Festur – Feira de Turismo Catarinense, é um evento promovido pela Fecomércio SC, Sesc, Senac, Santa Catarina Convention & Visitors Bureau e com apoio do governo de SC e Santur e será realizado de 19 a 21 de agosto do próximo ano, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, no Sapiens Parque, em Canasvieiras. Constará de palestras e rodadas de negócios, tendo como produto principal as atrações das 13 regiões turísticas de Santa Catarina.

Imagem de Frei Bruno, em Joaçaba, cidade da região do Contestado

Paulo Sabatini Rocha, que representou o Sebrae nos 55 anos da ABIH SC, destacou que “a indústria de hotéis brasileira é formada em grande número por micro e pequenas empresas e, em sua maior parte, com gestão familiar”, mesmo retrato da hotelaria catarinense. Enfatizou que o Sebrae sempre foi, e continuará sendo, um grande parceiro desta entidade.

Beto Carrero é atração certa em Penha, na região Costa Verde e Mar

Matéria feita com apoio da Assessoria de Imprensa da ABIH-SC. Fotos da confraternização dia 10 são do fotógrafo Fabrício Almeida

Você pode gostar...

SSL Bravulink