Hotelaria de SC comemora sucesso do Encatho & Exprotel
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC comemora o sucesso do 34º Encatho & Exprotel, evento que foi realizado de 08 a 10 de agosto de 2023, na cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina. O evento teve a participação de mais de 4 mil visitantes, de 11 estados 225 cidades e dois países. Hoteleiros e profissionais da área de hotelaria, serviços de hospedagem, turismo e também regiões turísticas catarinenses, foram em busca de mais conhecimentos e apresentar seus produtos ou atrações.
A programação contou com a presença de 40 palestrantes, painelistas renomados, 50 expositores inovadores, e 15 reuniões de entidades do trade. “Vivenciamos um ambiente de troca de ideias e conhecimentos excepcional. Superou nossas expectativas. Esta edição foi mais do que um evento, foi um catalisador para a evolução da indústria hoteleira e turística”, comemorou o diretor-presidente da ABIH-SC, Rui Schürmann.
Já Josiane Castilhos, uma das responsáveis pela programação do evento, enfatizou os resultados. “Os palestrantes convidados pela ABIH/SC trouxeram insights valiosos, perspectivas inovadoras e expertise que enriqueceram nosso entendimento da gestão hoteleira contemporânea. Suas palestras instigantes e ricas em conteúdo forneceram aos participantes ferramentas práticas e visões estratégicas para enfrentar os desafios e constante evolução que nossa indústria enfrenta”, disse.
Para o presidente do Conselho Deliberativo da ABIH-SC, Osmar José Vailatti, o amplo sucesso dessa edição também deve ser compartilhado com todos os profissionais da imprensa que, segundo ele, não mediram esforços para levar ao público tudo sobre o evento. “À imprensa, reconhecemos o papel vital que desempenham na amplificação das mensagens e conhecimentos compartilhados aqui. Sua cobertura meticulosa e engajada trouxe nossas discussões para um público mais amplo, promovendo a disseminação de informações valiosas e inspiradoras”.
O secretário de Turismo e Cultura de Florianópolis, Ed Pereira, discorreu sobre a cultura de turismo dos empresários da Ilha, destacando as belezas naturais e os eventos que contribuem para atrair mais visitantes em todas as épocas do ano. Anunciou a Fenaostra de 14 a 29 de outubro, no Centro Histórico, envolvendo todas as áreas produtoras que estão espalhadas em vários criatórios no mar que circunda Florianópolis.
Sustentabilidade
O tema esteve presente em algumas das palestras, mesas redondas e suscitou muito interesse. A palestra proferida pela especialista Cristiane Cardoso teve como objetivo despertar para a importância de incorporar a sustentabilidade dentro da estratégia de gestão de empreendimentos turísticos. Conforme a palestrante, na atualidade em torno de 35% das pessoas que buscam por uma hospedagem, optam ou querem uma hospitalidade sustentável. E o gestor que já tem essa preocupação, quem instruiu no seu dia a dia projetos sustentáveis está saindo na frente, destacou Moises Augusto Schmidt, moderador do painel que tratou das boas práticas e sustentabilidade na hotelaria. “Queremos trazer a sustentabilidade para a hotelaria. clarear os olhos do hoteleiro para a sustentabilidade que realmente funciona, os cuidados com o meio ambiente e a preocupação com o planeta”, disse.
O painel buscou apresentar um pouco mais de clareza sobre os retornos da sustentabilidade. Foram apresentados dois cases de sucesso. A painelista Tatiana Honczaryk trouxe consigo toda a expertise em sustentabilidade aplicada à hotelaria. Hoteleira, ela apresentou a experiência bem-sucedida no Timbó Park Hotel, fundado em 1998. Tatiana abordou a experiência para as Certificações do Programa Vale Europeu Sustentável e Lixo Zero, programa esse que tem como principal objetivo o aprimoramento dos serviços e o fortalecimento da gestão dos empreendimentos turísticos.
Messias Fernandes dos Santos, falou do trabalho realizado na Morada dos Canyons, em Praia Grande, como mentor de ESGH (governança ambiental, social e corporativa). É o responsável por implantar ESG no Grupo Morada e Multiplicador em Guestologia Master – “o jeito Disney de encantar os clientes”.
Entre os temas que foram abordados estão a aplicação prática da sustentabilidade em todos os setores, produtos e serviços; como a consultoria em ESG contribui para o crescimento da marca, o uso de energia renovável, gestão de resíduos e implantação do lixo zero, neutralização do carbono e conservação da biodiversidade. Também as ações sociais, diversidade e inclusão no local de trabalho, direitos humanos, segurança do trabalho, relações com a comunidade e envolvimento dos colaboradores, bem como, a transparência na divulgação de informações, gerenciamento de riscos e a implantação de conselho de sustentabilidade.
Regiões Turísticas mostram seus atrativos
Da mesma forma, os expositores na Exprotel, viveram dias de muita ação, com a demonstração dos seus produtos, serviços ou rotas de turismo. Juliana Bossi Castro, responsável pela organização do Encatho & Exprotel, reforçou a importância dos expositores para que os visitantes tivessem acesso as tecnologias e inovações no mercado nacional e internacional sem a necessidade de recorrer aos grandes centros. “Agradecemos a cada expositor por compartilhar seu conhecimento e experiência, proporcionando um ambiente dinâmico, de aprendizado e repleto de oportunidades de negócios e networking. Sua dedicação em trazer à tona questões importantes, explorar soluções inovadoras e promover discussões significativas foi fundamental para o sucesso deste evento. Os lançamentos, as novidades e tecnologias apresentadas mostram que é possível ter acesso facilitado sem precisar viajar para tão longe”, enfatiza.
Pela Feira passaram fornecedores de enxovais e serviços de diversas áreas para a hotelaria, bem como Rotas Turísticas que apresentaram seus produtos. Fecomércio, Sesc, Sebrae e Epagri marcaram presença apoiando produtos, regiões turísticas e apresentando serviços.