Festuris dá espaço à cultura gaúcha desde o lançamento

            Numa atividade cultural intitulada “Turismo e Cultura andam de mãos dadas”, a empresa Rossi & Zorzanello fez o lançamento da 35ª edição do Festuris Gramado nesta segunda-feira dia 15 de agosto de 2023 em Porto Alegre, no Hotel Laghetto Viverone. O evento será realizado no Serra Park em Gramado, de 9 a 12 de novembro próximo. Na apresentação para convidados, autoridades e imprensa, a diretoria do Festuris passou à empresa Capitão Rodrigo o papel de anfitriã, para que apresentasse um dos símbolos da identidade gaúcha, a erva-mate, recentemente reconhecida como o primeiro patrimônio cultural e imaterial do Rio Grande do Sul. Os empreendedores e pesquisadores dos usos e costumes da cultura gaúcha, Fernanda Valente de Souza e Rodrigo Lobato Schlee realizaram uma experiência sensorial com os presentes, contando sobre a história do chimarrão e apresentando a erva-mate fora da cuia.

A Cultura gaúcha também se manifestou através da música do conjunto Alma Gaudéria, que passeou através de vários autores como Hino ao Rio Grande, de Simão Goldmann e defendida por Paixão Cortes e depois muitos outros folcloristas e Mercedita, do argentino Ramón Sixto Ríos, música presente na cultura pampeana, entre outras peças de autoria do grupo.

 O tema central dessa edição do Festuris será “Capital Humano: chave da transformação”, informou a empresária Marta Rossi, CEO fundadora do evento, que se emocionou ao relembrar a trajetória desse que é considerado um dos mais importantes evento de turismo no Brasil.

 Ela relembrou da caminhada que, há 35 anos, iniciou ao lado da amiga Sílvia Zorzanello. “Apesar de anos de história, eu sempre fico muito nervosa e talvez hoje ainda mais, com a presença das minhas netas, Helena e Celina”. Ao lado do sócio, filho de Sílvia, Eduardo Zorzanello, Marta Rossi destacou que a escolha do tema Capital Humano representa o fechamento de um ciclo – por conta da pandemia – no qual a atuação de cada pessoa foi fundamental para prosseguir na trajetória. “Tivemos o Ressignificando o Turismo, em 2022, e agora nos voltamos para o Capital Humano. Vamos oferecer muitas chances de qualificação para cada participante”, afirmou.  Na retrospectiva Marta e Eduardo apontaram o pioneirismo do Festuris em várias áreas: levar para a Feira e para a área de conteúdo, temas como a diversidade, com espaço LGBT+,  Turismo verde, de negócios e lazer, turismo rural, religioso, a gastronomia como indutora do turismo e neste ano deverá ter um espaço para turismo e saúde.

Anunciaram, ainda, o lançamento do evento em Montevidéu, dia 31 de agosto próximo, pois o Uruguai é o país convidado Festuris nesta edição 35ª. “O Uruguai esteve conosco em todas as edições”, comemorou Marta.

Expectativa e projeções

Eduardo e Marta conversam com convidados e autoridades

São esperados 15 mil participantes no Festuris deste ano de 2023. São mais de 2,7 mil marcas em exposição e 40 destinos internacionais representados, informou Eduardo Zorzanello. No período de 9 a 12 de novembro, Gramado reunirá representantes dos mais desejados destinos turísticos do Brasil e do Mundo, da mesma forma que irá servir de vitrine para 2.700 marcas, propiciar a realização de 20 mil reuniões de negócios, o que poderá representar a concretização de negócios em torno de R$ 400 milhões, estima Zorzanello. “No Festuris de 2022 esse resultado foi de R$ 350 milhões.  Zorzanello estima, ainda, o crescimento de incremento de renda ao município. “O Festuris vai gerar a contratação de cerca de 800 pessoas para atuar no transporte, montagem, recepção, limpeza e serviços gerais. A estimativa é de que o município tenha um incremento de R$ 40 milhões com o evento”.

         Zorzanello chamou a atenção para as diversas oportunidades que serão ofertadas através da mentorias e de palestras, com foco nas áreas de negócios, empreendedorismo, gestão pública, além de personalidades que são grandes lições de vida. Entre os palestrantes, Dado Schneider, criador da marca Claro, Roberto Argenta, presidente da Calçados Beira Rio S.A, Adrian Ursilli, diretor geral da MSC no Brasil, Luiz Fernando Reginato, especialista em marketing, Tiziana Ludwig, diretora do Instituto Ludwig e Poloni, Caio & Aninha Mudalen, consultoria e planejamento em viagens, Luciano Palumbo, criador de conteúdo digital do Turismoetc, Aldo Leone, presidente da Agaxtur Viagens e Simone Pereira, CEO do Hotel Marajó. Além desses específicos, haverá mais três palcos com Mentorias, cujo acesso é limitado devido ao conteúdo ser personalizado para um pequeno grupo de pessoas. Alguns mentores desta edição são: Thiago Akira, consultor de marketing digital no turismo, Daniel Turbox, CEO da Turbox, Flavia Zülzke, diretora de Marketing e Vendas Rede Deville e Marriot Sao Paulo Airport, André Bertolucci, diretor de olivoturismo do Instituto Brasileiro de Olivicultura e sócio proprietário do Olivas de Gramado, Jorge Kralik, consultor de marketing e terapeuta holístico, Cristianne Mendes, CEO da Viajar Mais, Rogéria Pinheiro, mentora da RP Travel Education.

Deputada Silvana Covatti degusta um experimento de erva-mate

O secretário municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Gramado, representando o prefeito Nestor Tissot, Ike Koetz, elogiou a escolha do tema da edição deste ano do Festuris. “Não se faz turismo sem as pessoas”, apontou. Além de Koetz, prestigiaram o lançamento, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, secretário em exercício do Turismo do Rio Grande do Sul, Silvana Covatti, deputada presidente da Frente Parlamentar de Fomento ao Turismo da Assembleia Legislativa do RS; Julia Tavares (Turismo) e Cesar Schirmer (Governança) do município de Porto Alegre; João Augusto Machado, da Associação Brasileira de Agência de Viagens RS (ABAV), entidade que é parceiras; Rosane Ávila, presidente da Federação das Executivas do Turismo (Afeet),  Danilo Kehls, presidente do Sindetur, entre outros como representantes da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e da ABRAJET.

Aqui as colegas Jurema Josefa (vice-presidente do Conselho Deliberativo da ARI) e Marisa Krás Borges ( da diretoria da Abrajet/RS)

         O Festuris conta com o Laghetto como a rede hoteleira oficial do evento, e o gerente operacional do Laghetto Viverone, Leonel Melo, destacou a importância de receber representantes do trade no estabelecimento, enfatizando que toda a rede está a serviço do turismo. A Turistur Turismo é a agência oficial, a Planalto é o transporte terrestre oficial, e o Hospital Pompéia assina como assistência médica oficial do evento. Informações www.festurisgramado.com ou nas redes sociais @festurisgramado.

Você pode gostar...

SSL Bravulink