Canela valoriza agricultura familiar na Festa Colonial

Governador Eduardo Leite visita feira no sábado

         A 31ª edição da tradicional Festa Colonial de Canel, Região das Hortênsias/RS, teve sua abertura oficial realizada na tarde da última sexta-feira, 11, reunindo autoridades municipais, estaduais e federais na Praça João Corrêa, na Praça João Corrêa. O evento, que é uma celebração à cultura da região, à gastronomia típica e ao trabalho dos agricultores e da agroindústria familiar, segue até o dia 27 de julho com uma programação diária intensa e gratuita.

         A manhã de sábado, 12, foi marcada pela presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que visitou os espaços da festa e conversou com expositores e autoridades locais, reforçando o apoio do Estado à agricultura familiar e ao desenvolvimento regional.

Eduardo Leite enfatizou “o clima aqui está maravilhoso! Os agricultores de Canela se esmeraram para trazer o melhor para esta festa. Tem queijo, salame, cuca, tudo que é típico da nossa colônia, produzido com muito carinho, cuidado e capricho. Quem vir no evento vai levar muitas coisas gostosas e boas memórias!”

O prefeito Gilberto Cezar, que acompanhou o governador Eduardo Leite durante a visita, agradeceu a presença e destacou a importância desse gesto para o fortalecimento da agricultura familiar e da cultura local. “A abertura oficial contou com a participação de diversos prefeitos da região, deputados estaduais e federais. Desde 2010, Canela não recebia um governador em seus eventos, o que torna este momento ainda mais simbólico e representativo para nossa comunidade”, afirmou.

Mariana dos Santos Bernardi, Maria Eduardo de Melo de Abreu e Karoline Mineiro Pinheiro, as Soberanas

         Também neste sábado, às 10h, ocorreu a inauguração da cancha de bocha, com emocionante homenagem que eterniza dois nomes que fazem parte do evento: José Alzemiro Moraes, o Mirinho e sua esposa Marina. A fixação de uma placa e a criação da Taça Mirinho e Marina na modalidade Bocha simbolizam a gratidão e afeto por um casal que deixou marcas profundas na comunidade. Mirinho, com seu entusiasmo pelo esporte e espírito coletivo, e Marina, com sua doçura e dedicação incansável, especialmente na cozinha da Festa Colonial, construíram com amor e trabalho uma trajetória que hoje é lembrada com orgulho. Seus filhos, netos e bisnetos seguem esse mesmo caminho de valorização da tradição e do convívio comunitário. Logo após tiveram início os Jogos Coloniais, novidade desta edição, que seguem ao longo dos três finais de semana da Festa.

         A Blasmusik – Bandinha Germânica anima o evento festa das 11h às 13h30 e das 14h às 16h30. Às 15h, o primeiro Desfile Nossas Raízes, que tomou a Rua Felisberto Soares até a Praça, trazendo a cultura dos imigrantes que colonizaram Canela, prestando homenagem às tradições. Às 17h, shows no Multipalco com Juliano Bolfe e Emílio Fogaça, Grupo Tarça, às 18h30 e para encerrar o dia, o Guri De Uruguaiana.

         A festa prosseguiu no domingo (ontem, dia 13) com nova etapa dos Jogos Coloniais e a feira com produtos da agroindústria. A bandinha Blasmusik retornou com apresentações das 11h às 13h30 e das 14h às 16h30. A programação musical de domingo começou às 17h com o Grupo Renascer do Sul, seguido Grupo Retruco às 19h, trazendo a música tradicionalista gaúcha para o evento.

         A Festa Colonial conta com 18 espaços de exposição e comercialização, divididos entre bancas de agroindústria e flores, dois grupos que preparam as delícias nos oito fornos a lenha, café colonial e sete tendas, envolvendo cerca de 35 famílias diretamente na organização e produção dos itens comercializados, enquanto mais de 70 famílias participam de forma indireta, movimentando a economia rural e promovendo o fortalecimento da identidade cultural de Canela. Também integra o evento a já tradicional Feira de Artesanato, que evidencia o talento dos artesãos locais.

         A 31ª Festa Colonial de Canela é uma realização da Prefeitura de Canela e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canela, com apresentação da rede de farmácias São João, o patrocínio da Sicredi Pioneira, Cervejaria Ambev Uniserra e vitivinícola Jolimont e o apoio das cervejarias Farol, Viking Bier e Cresol, além da marca Sicoob como colaboradora. Apoio institucional FETAG/RS, Emater/RS-Ascar e SDR – Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado. Agente Cultural: AM Produções, financiamento Pró Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Serviço

31ª Festa Colonial de Canela

De 11 a 27 de julho de 2025

Praça João Corrêa – Entrada gratuita

@festacolonialcanela

Todas as Fotos, inclusive Capa, de Arthur Dias

Informações: Lu Zanatta /Estratégia Comunicação e Marketing


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Jurema J Silva

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Você pode gostar...

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading