36º Encatho & Exprotel dá espaço para turismo
O segundo dia do 36º Encatho & Exprotel – promovido pela ABIH-SC e realizado no CentroSul em Florianópolis, de 29 a 31 de julho de 2025 – os conteúdos foram dedicados a apresentar e debater com os participantes o que significa e como pode ser aplicada a Inteligência Artificial (AI) na gestão hoteleira, também a inteligência emocional, qualificação dos Meios de Hospedagem, Turismo e associativismo. Entidades que atuam no setor de turismo realizaram reuniões de planejamento ou troca de conhecimentos, como foi o caso do Encontro Catarinense de Gestores de Turismo (Encagestur), evento marcado por trocas genuínas, aprendizados mútuos e o fortalecimento da união entre os representantes das 15 regiões turísticas de Santa Catarina.

As reuniões de conteúdos tiveram plenárias lotadas e muitos participantes já se interessaram – por exemplo – em conhecer mais sobre IA, depois da palestra “A nova era da IA Generativa na Hotelaria”, com Rodrigo Teixeira. O interesse foi tanto que, antes mesmo do início das palestras, formaram-se filas nos corredores do centro de eventos, reunindo hoteleiros, estudantes, profissionais de tecnologia, marketing e interessados em geral. O tema, que une inovação, eficiência e futuro, se mostrou um dos grandes destaques do segundo dia de evento.

“A IA é um caminho sem volta”, disse Teixeira. É comum já conferir as aplicações da ferramenta na hotelaria, nos chatbots, sistemas de gerenciamento de receitas e nas análises preditivas. “Para os hoteleiros há duas formas de lidar com a IA. O pessimista, que pensa que em dois anos vai ter cinco vezes menos profissionais na sua área; e o otimista, que diz que em cinco anos será mais produtivo do que é hoje, ganhando também em qualidade por meio da ferramenta IA”, disse.
Como prender o hóspede?

Como impactar o hóspede que, afinal de contas, é a razão da existência da hotelaria. Claro que sempre positivamente, mas existem técnicas capazes de ajudar nesse processo, e isso inclui cuidados desde a reserva, recepção e atenções, discorreu o consultor Márcio Zeppelini (Zeppa), na sua palestra “Propósito e Atitude para #FazerAcontecer com Impacto”, que ocorreu no final da manhã do dia 30/07, no Encatho. “O hóspede precisa ser encantado nas pequenas coisas”, disse o Zeppa, para um público interessado no final da manhã do dia 30/07, no Encatho.

E o Custo da Energia?
Em um cenário no qual se exige eficiência energética, sustentabilidade e inovação para o sucesso de qualquer empreendimento, o setor de turismo – em especial a hotelaria – precisa atuar dentro dessas exigências. Para saber como seria essa atuação, os participantes do Encatho & Exprotel acompanharam a palestra “Energia Inteligente: Reduzindo Custos com Aquecimento, Sustentabilidade e Infraestrutura para Veículos Elétricos”.

A palestra, conduzida por Carlos Kubitza, engenheiro de Controle e Automação, com pós-graduação em Engenharia Mecânica na área de Térmica e Fluidos e por Marco Antonio de Oliveira, sócio-diretor da Neoenergy Brasil Engenharia, empresa especializada em soluções de energia e aquecimento com bombas de calor, atraiu um público atento na manhã desta quarta-feira, 30 de julho.

Os dois palestrantes apresentaram soluções acessíveis capazes de transformar empreendimentos hoteleiros em modelos de inovação e economia. Os participantes foram orientados de como substituir sistemas convencionais por bombas de calor para aquecimento central e piscinas, com economia de até 70% na conta de energia, além de aprender como combinar essas soluções com energia solar fotovoltaica para resultados ainda mais expressivos.

Turismo cresce em SC
A secretária de Turismo de Santa Catarina, Catiane Seif, divulgou o crescimento real de arrecadação do ICMS Turístico, que chegou a 14,5% no primeiro semestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano passado. No mesmo período, o Estado também atraiu 62,3% mais de passageiros internacionais, disse a secretária. Na avaliação do governo catarinense – traduzida por Catiane – esse crescimento se deve a criação da Secretaria de Turismo de Santa Catarina, em 2023. ” O setor ganhou o protagonismo que faltava para ser alavancado”, garantiu a palestrante.
Abrajet – Sul e o 40º Congresso

Associações como dos Guias de Turismo, a regional sul da Associação dos Jornalistas de turismo (Abrajet- Sul); Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-SC), entre outras, também realizaram seus encontros. Os jornalistas de turismo, liderados pela Abrajet-SC, Maely Silva, debateram o próximo congresso nacional da categoria, que neste ano será em Maceió/AL, em setembro próximo, da mesma forma que avaliaram a possibilidade de realização de uma reunião da Regional Sul – ainda antes do Congresso – o que seria organizada pela Abrajet-PR.
ABAV Nacional e de SC Presentes
A Associação Brasileira de Agências de Viagens de Santa Catarina (ABAV-SC) marcou presença no 36º Encatho & Exprotel 2025, com uma atuação institucional e relacionamento direto com agentes do setor, fortalecendo os laços entre as agências de viagens e a cadeia da hotelaria.
Representando a ABAV nacional e a base estadual de Santa Catarina, a vice-presidente Maria Conceição Junkes destacou a importância do espaço oferecido pela ABIH-SC e pela organização do Encatho. “Somos muito gratos pela oportunidade de estarmos aqui dentro do evento, pelo carinho e parceria que já mantemos há três ou quatro anos com a ABIH-SC. É muito gratificante essa união. Hoje, inclusive, coloquei para os nossos associados o quanto é importante valorizar cada espaço que conquistamos aqui dentro”, afirmou.

Sempre muito ativa, a empresária Maria da Conceição Junkes, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV-SC) e vice-presidente da ABAV-Nacional, foi a luta no Encatho &Exprotel, durante toda a quarta-feira (30/07/2025) no CentroSul, em Florianópolis, divulgando roteiros turísticos que dão suporte ao turismo na sua cidade e região. Além de participar de reuniões diversas, ela própria se destacou com uma mesa de trabalho de divulgação, mostrando o Caminho dos Príncipes ou Caminhos de Dona Francisca, mais especificamente Joinville/SC, terra que foi doada por Dom Pedro I para sua irmã Francisca e para outros membros da realeza europeia. Acompanhamos as atividades e teremos matéria especial em nosso blogue.
