Jornalistas de Turismo temem retrocesso no setor e querem indicação de novo ministro

Jornalistas de Turismo temem retrocesso no setor e querem indicação de novo ministro

Sessão de encerramento no Anfiteatro do Ipioca Beach Resort . Foto de Wilson Soares

No encerramento do 40º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET), em 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, foi destacada a necessidade de o Governo Federal indicar com celeridade um novo ministro para a pasta do Turismo, visto que no dia anterior (sexta-feira, 26 de setembro) Celso Sabino anunciou que havia encaminhado pedido de demissão ao Presidente Luís Inácio Lula da Silva, atendendo decisão do seu partido. Diante disso, a Abrajet/Nacional e cada Seccional encaminhará correspondência ao Governo, de acordo com deliberação de cada diretoria, manifestando a preocupação com o possível retrocesso que poderá ser causado com a falta de um titular no setor que é de extrema importância para a economia em todo o país, já que em todas as regiões existem atrativos turísticos de qualidade, alguns em desenvolvimento que precisam de políticas públicas adequadas para cumprirem seus papéis.

Igor, ex-presidente nacional Abrajet, Evandro Novak e Luis Píres, atual presidente

O 40º Congresso foi realizado de 25 a 28 de setembro na capital de Alagoas, cidade de Maceió, e reuniu cerca de 125 participantes. Hospedados no charmoso Ipioca Beach Resort, na praia do mesmo nome, os profissionais de imprensa debateram as questões relacionadas ao jornalismo de turismo e seu compromisso com a verdade; definiram os locais onde serão realizados – em 2026 – a reunião do primeiro semestre do Conselho Deliberativo e o 41º Congresso da entidade que tem 13 seccionais, sete comitês instalados.

A realização coube ao presidente da seccional de Alagoas, jornalista Igor Pereira que, junto à sua equipe, conseguiu unir o trade turístico para acolher o principal evento da Abrajet Nacional.

Igor, Luis Píres e Erika, esposa de Igor

Foi deliberado que a reunião do Conselho Deliberativo da Abrajet, será realizado na capital do Sergipe, cidade de Aracaju, no mês de abril ou maio, data que será definida até novembro deste ano. Já a escolha da Capital Federal para ser palco do 41º foi deliberado pela assembleia geral da entidade, defendida pela maioria dos congressistas. O presidente da Abrajet Nacional, jornalista Luiz Pires, destacou, após a eleição do novo destino – após a disputa entre São Paulo e Distrito Federal – que o evento será realizado como tem sido desde sempre, com total apoio da Nacional. O evento deverá ser em novembro de 26, porém a data será definida até novembro deste ano.

Vista de Pajuçara

         Além das discussões previstas em estatuto, os jornalistas e seus acompanhantes tiveram a oportunidade de conhecer os muitos atrativos de Maceió e arredores. A cidade conta com uma diversificada rede hoteleira que oferece 52.819 leitos (dados de 2024). O clima de cidade e estado turístico começa no aeroporto Zumbi de Palmares, onde a recepção aos muitos grupos que chegam, de diversas regiões do Brasil e do Exterior, já é uma festa. A rede gastronômica de Maceió também é diversificada, com forte presença de pratos da culinária regional, frutos do mar e cozinha internacional. A cultura e folclore local dão o tempero.

         Os atrativos de Maceió, como se não bastasse o mar lindo, com seus arrecifes, áreas de corais, são muitas. Na área urbana, bem na Ponta Verde e arredores, as atrações se distribuem pela beira mar. O mesmo cenário se repete em Pajuçara (essa mais agitada, mas sempre grandiosa com sua Feirinha) e Jatiúca.

         Os congressistas foram recebidos para uma visita técnica ao hotel Sais Beach Living, ainda em fase de decoração e testes finais, com inauguração prevista para novembro ou começo de dezembro. Localizado bem na frente das piscinas naturais de Pajuçara, o Grupo Augis promete uma hospedagem de encantamento em cada um dos 340 apartamentos, alguns desses de cobertura.

As feras entalhadas em madeira residem no Transamerica, dando um toque de emoção a mais

         Outra visita técnica e de muito lazer foi nas Dunas de Marapé, um lugar magnifico. Ali, além de se embevecer com a paisagem, o grupo foi convidado a almoçar no restaurante do Hotel Transamérica.

         Foram muitas as atividades. Alguns jornalistas chegaram antes do Congresso à cidade para conhecer mais. Nosso blogue www.juremajosefa.com.br optou por ficar uns dias a mais.

Já visitamos o Parque Memorial Zumbi de Palmares, distante menos de 100 quilômetros de Maceió (local icônico, de muita energia) e prosseguiremos a jornada até sábado dia 04 de outubro. Durante o mês de outubro teremos matérias com detalhes e fotos de cada um dos ambientes visitados, com dicas de como visitar Alagoas e aproveitar ao máximo.


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Jurema J Silva

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Você pode gostar...

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading