Jornalistas de Turismo temem retrocesso no setor e querem indicação de novo ministro
Jornalistas de Turismo temem retrocesso no setor e querem indicação de novo ministro

No encerramento do 40º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET), em 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, foi destacada a necessidade de o Governo Federal indicar com celeridade um novo ministro para a pasta do Turismo, visto que no dia anterior (sexta-feira, 26 de setembro) Celso Sabino anunciou que havia encaminhado pedido de demissão ao Presidente Luís Inácio Lula da Silva, atendendo decisão do seu partido. Diante disso, a Abrajet/Nacional e cada Seccional encaminhará correspondência ao Governo, de acordo com deliberação de cada diretoria, manifestando a preocupação com o possível retrocesso que poderá ser causado com a falta de um titular no setor que é de extrema importância para a economia em todo o país, já que em todas as regiões existem atrativos turísticos de qualidade, alguns em desenvolvimento que precisam de políticas públicas adequadas para cumprirem seus papéis.

O 40º Congresso foi realizado de 25 a 28 de setembro na capital de Alagoas, cidade de Maceió, e reuniu cerca de 125 participantes. Hospedados no charmoso Ipioca Beach Resort, na praia do mesmo nome, os profissionais de imprensa debateram as questões relacionadas ao jornalismo de turismo e seu compromisso com a verdade; definiram os locais onde serão realizados – em 2026 – a reunião do primeiro semestre do Conselho Deliberativo e o 41º Congresso da entidade que tem 13 seccionais, sete comitês instalados.



A realização coube ao presidente da seccional de Alagoas, jornalista Igor Pereira que, junto à sua equipe, conseguiu unir o trade turístico para acolher o principal evento da Abrajet Nacional.

Foi deliberado que a reunião do Conselho Deliberativo da Abrajet, será realizado na capital do Sergipe, cidade de Aracaju, no mês de abril ou maio, data que será definida até novembro deste ano. Já a escolha da Capital Federal para ser palco do 41º foi deliberado pela assembleia geral da entidade, defendida pela maioria dos congressistas. O presidente da Abrajet Nacional, jornalista Luiz Pires, destacou, após a eleição do novo destino – após a disputa entre São Paulo e Distrito Federal – que o evento será realizado como tem sido desde sempre, com total apoio da Nacional. O evento deverá ser em novembro de 26, porém a data será definida até novembro deste ano.

Além das discussões previstas em estatuto, os jornalistas e seus acompanhantes tiveram a oportunidade de conhecer os muitos atrativos de Maceió e arredores. A cidade conta com uma diversificada rede hoteleira que oferece 52.819 leitos (dados de 2024). O clima de cidade e estado turístico começa no aeroporto Zumbi de Palmares, onde a recepção aos muitos grupos que chegam, de diversas regiões do Brasil e do Exterior, já é uma festa. A rede gastronômica de Maceió também é diversificada, com forte presença de pratos da culinária regional, frutos do mar e cozinha internacional. A cultura e folclore local dão o tempero.
Os atrativos de Maceió, como se não bastasse o mar lindo, com seus arrecifes, áreas de corais, são muitas. Na área urbana, bem na Ponta Verde e arredores, as atrações se distribuem pela beira mar. O mesmo cenário se repete em Pajuçara (essa mais agitada, mas sempre grandiosa com sua Feirinha) e Jatiúca.


Os congressistas foram recebidos para uma visita técnica ao hotel Sais Beach Living, ainda em fase de decoração e testes finais, com inauguração prevista para novembro ou começo de dezembro. Localizado bem na frente das piscinas naturais de Pajuçara, o Grupo Augis promete uma hospedagem de encantamento em cada um dos 340 apartamentos, alguns desses de cobertura.

Outra visita técnica e de muito lazer foi nas Dunas de Marapé, um lugar magnifico. Ali, além de se embevecer com a paisagem, o grupo foi convidado a almoçar no restaurante do Hotel Transamérica.


Foram muitas as atividades. Alguns jornalistas chegaram antes do Congresso à cidade para conhecer mais. Nosso blogue www.juremajosefa.com.br optou por ficar uns dias a mais.


Já visitamos o Parque Memorial Zumbi de Palmares, distante menos de 100 quilômetros de Maceió (local icônico, de muita energia) e prosseguiremos a jornada até sábado dia 04 de outubro. Durante o mês de outubro teremos matérias com detalhes e fotos de cada um dos ambientes visitados, com dicas de como visitar Alagoas e aproveitar ao máximo.


Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.