Osmar José Vailatti liderança hoteleira de SC recebe Comenda do Mérito Legislativo

O empresário e hoteleiro Osmar José Vailatti foi homenageado, na segunda-feira (08/12/2025) com a Comenda do Mérito Legislativo, a maior honraria concedida pelo Parlamento catarinense. As homenagens e reconhecimento pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina destacaram 40 nomes, entre os quais o ex-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis /SC (ABIH-SC).
Natural de Guaramirim, Vailatti cresceu em Jaraguá do Sul. Desde cedo, desenvolveu um olhar empreendedor, sempre atento às oportunidades que poderiam moldar seu futuro. Sua paixão pela hotelaria não nasceu instantaneamente, mas foi cultivada ao longo dos anos, através das muitas viagens realizadas pelo mundo. A experiência de conhecer diferentes culturas e sistemas de hospedagem plantou a semente que mais tarde floresceria em um empreendimento de referência no setor.

Aos 50 anos, já com uma carreira consolidada no ramo imobiliário, Vailatti decidiu dar um salto audacioso e transformar um sonho em realidade. Em 2000, adquiriu um terreno na belíssima Praia Alegre, em Penha, Santa Catarina, e ali ergueu a Pousada Pedra da Ilha. O início foi modesto: apenas 19 apartamentos, um mundo novo e desconhecido. Mas a dedicação, o planejamento estratégico e o compromisso com a excelência fizeram toda a diferença. O negócio prosperou e, ao longo de 25 anos, transformou-se em um dos mais respeitados empreendimentos do litoral catarinense, hoje com 77 apartamentos e uma equipe altamente qualificada de 65 colaboradores.

A hotelaria não é apenas um negócio na vida de Vailatti, mas uma arte que transforma experiências e cria memórias. Com essa filosofia, o hoteleiro não se acomodou ao sucesso inicial. Em meio a crises econômicas e desafios do setor, ele manteve a visão de futuro e seguiu investindo no crescimento. Em 2020, mesmo diante de uma pandemia global, lançou o Solar Pedra da Ilha, um empreendimento imponente com 10 andares e mais de 100 apartamentos, estrategicamente localizado em frente ao Beto Carrero World. Como resultado, na atualidade o local representa uma estrutura hoteleira de ponta, que emprega mais de 100 colaboradores diretos e movimenta significativamente a economia local. “Eu poderia estar aposentado, mas saber que posso gerar empregos, atrair visitantes e colaborar com o turismo do município me deixa motivado a não parar. Como dizia Dom Hélder Câmara, o segredo da eterna juventude é dedicar a vida a uma causa. Eu sou um apaixonado pelo turismo e quero continuar me dedicando para o crescimento do setor enquanto conseguir”, afirma Vailatti.

Seu comprometimento com o desenvolvimento do turismo e da hotelaria o levou a ocupar cargos de destaque em entidades do setor como na diretoria da associação de hotéis e restaurantes de Penha e Comtur. Como presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC) e vice-presidente da ABIH Nacional, ele contribuiu ativamente para a valorização da hotelaria catarinense. Seu trabalho incluiu a retomada do Encatho & Exprotel, um dos maiores eventos de turismo e hotelaria do sul do Brasil, além da modernização da presença digital da entidade. A homenagem recebida do Parlamento catarinense foi proposta pelo deputado Maurício Peixer. Antes disso, mas neste ano em que completa 25 anos em hotelaria e turismo – sempre apoiando o desenvolvimento do turismo de Santa Catarina – ele recebeu outras homenagens:

Em abril Vailatti foi um dos 20 hoteleiros do país selecionados para fazer parte da Revista Paysage, uma publicação especial comemorativa dos 20 anos do Diário do Turismo. O empresário foi o único hoteleiro representante de SC. Em maio, a Câmara de vereadores de Penha, em Santa Catarina, concedeu uma Moção de aplausos a Vailatti por sua contribuição à comunidade, ressaltando seu protagonismo na área turístico-hoteleira e a busca por inovação. Poucos meses depois, em julho, a ABIHSC, homenageou Vailatti com o prêmio João Eduardo Amaral Moritz, durante a 36ª edição do maior evento de hospitalidade da região sul, o Encatho & Exprotel, retomado por ele, há menos de uma década. O prêmio, que leva o nome do ex-diretor presidente da ABIH-SC, reconhece personalidades masculinas de destaque no setor, que projetam Santa Catarina através do seu trabalho e representatividade nacional.

Além de atuar junto a instituições de classe, Osmar Vailatti tem uma trajetória de participação e apoio em entidades como APAE, Lins Club e Rede Feminina de Combate ao Câncer de Jaraguá do Sul. Pai de três filhos, Pablo José, Diego e Carlos Ramon, frutos do primeiro casamento, avô dedicado e um empreendedor bem-sucedido, Osmar Vailatti conta como é empreender justamente em momentos de incertezas. “Na virada do século, o medo do bug do milênio e a transição do analógico para o digital fez muitas empresas fecharem. Mas quem estava preparado, com uma gestão eficiente, cresceu e prosperou. Foi nosso caso, abrimos a Pousada Pedra da Ilha. Em 2020, novamente, a pandemia exigiu adaptação. Sobreviveu aquele que tinha uma boa gestão. E enquanto muitos fechavam, nós inaugurávamos o Hotel Solar Pedra da Ilha”, enfatizou Vailatti.

Fotos divulgação ABIH -SC e ALSC
