O Parque das Dunas é o local de preservação em Natal

Parque das Dunas

Oca para brincadeiras infantis

 

Natal, no Rio Grande do Norte, tem uma reserva ecológica magnífica. Trata-se do o Parque Estadual Dunas do Natal “jornalista Luiz Maria Alves” que possui uma área de 1.172 hectares. Reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura como parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira, o Parque das Dunas é considerado o maior parque urbano sobre dunas do Brasil, abrigando rica flora e fauna. Ali são realizados estudos, pesquisas e trabalhos de interesse científico; preservar sítios de valor histórico, arqueológico e geomorfológico; além de oferecer condições para o lazer, o ecoturismo e a realização de atividades educativas e de conscientização ecológica.

Parque das Dunas

Canário-do-mato, uma das espécies encontradas no parque

O Parque das Dunas, que abrange uma área plana, onde numa parte está a infraestrutura de prédios que abrigam as áreas de pesquisa, biblioteca e museus. Na parte elevada com mata, prossegue até a Via Costeira. Na parte alta, com uma boa caminhada, se divisa o mar muito verde, ao fundo. A entrada para visitação é pelo “Bosque dos Namorados”, na parte baixa, pela Avenida Alexandrino Alencar, bairro Tirol.

Parque das Dunas

Fim-fim, ave presente na mata

Parque das Dunas

Amostra de árvores e suas raízes

Esse parque, onde estão os prédios de serviços como museus e outros, ocupa uma área aproximada de sete hectares, com mais de mil e trezentas árvores nativas da Mata Atlântica. No Bosque dos Namorados localizam-se a sede administrativa do Parque das Dunas, centro de visitantes, biblioteca, centro de pesquisas, viveiro, unidade de mostra de vegetação, anfiteatro pau-brasil, folha das artes, lago artificial, posto de comando ambiental, parque infantil e anel viário para atividades físicas e caminhadas. Se a pessoa marcar com antecedência, poderá percorrer trilhas com acompanhante, com chance de conhecer algum dos exemplares da fauna. Se der sorte, poderá acompanhar algum grupo que esteja saindo e não tenha muita gente. Do Bosque dos Namorados partem as trilhas interpretativas, ao longo das quais os visitantes conhecem aspectos e elementos do ecossistema dunar. Ao todo, são seis quilômetros e meio de caminhada, distribuídos entre as trilhas Ubaia Doce, Peroba e Perobinha. E se o visitante tiver sorte poderá avistar algum exemplar da rica fauna que, conforme pesquisas, indicam a existência ali de cerca de 180 espécies dentre mamíferos, répteis, aves, e invertebrados, como borboletas, aranhas e escorpiões. A avistagem de aves e até de algumas aranhas e muitos camaleões ocorre na área arborizada do centro administrativo.

Parque das Dunas

Cabeça de um urutau, ou mãe-de-lua

Parque das Dunas

Urutau ou mãe-de-lua

Na área urbanizada-administrativa figura o parque infantil, já com proposta de ensinamento, com a estátua ou monumento da mãe terra. Uma espécie de Oca indígena com formato de mulher, na qual as crianças entram e interagem, algo muito especial. No local existe uma lancheria com refeições a preços populares. O ingresso ao parque é pago, porém um valor muito baixo. Crianças até cinco anos e adultos com mais de 60, não pagam.

O Parque das Dunas

Saguis sempre presentes nas árvores

Site: parquedasdunas.rn.gov.br

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink