Caldas da Imperatriz – uma das melhores estâncias termais
Como um estado que possui o maior número de fontes hidrotermais, aproveitadas em 14 estâncias turísticas, Santa Catarina divulga esse segmento de turismo que tem sua alta temporada de eventos e promoções nos meses que vão desde o Outono até o final da Primavera. No último Salão de Turismo realizado pela União Gaúcha dos Operadores de Turismo do Rio Grande do Sul, as termais catarinenses tiveram grande destaque, através da rede hoteleira ou das cidades que contam com águas termais e minerais.
As termais catarinenses do Sul de Santa Catarina começam na Grande Florianópolis, junto à Serra do Tabuleiro, onde estão as fontes de Caldas da Imperatriz, bem ao pé do planalto Serrano, cujas águas, dizem os estudiosos, são a segunda melhor fonte de água termal do mundo, precedida apenas pela de Vicky, na França.
Nas águas de Caldas da Imperatriz está instalado o Plaza Caldas da Imperatriz Resort & SPA, numa área comparável a do paraíso. Uma extensa área de preservação própria para caminhadas, observação de aves, plantas nativas e de mamíferos da região, o ambiente conta com todo serviço adequado para o revigoramento, com seus banhos e tratamentos de beleza. Espetáculos naturais das cascatas, dez hectares de jardins, quadras de esportes de várias modalidades, excelente gastronomia junto com as diversas piscinas e banheiras com água mineral e com o SPA são apenas algumas das atrações de um Resort com uma completa infraestrutura de lazer e de eventos. E um biólogo que acompanha as caminhadas especiais para os que gostam de saber sobre animais, aves e plantas.
Distante 38 quilômetros de Florianópolis, capital de Santa Catarina, o Plaza Caldas da Imperatriz tem águas que, conforme anuncia, se equiparam às de Baden Baden, na Alemanha, as melhores do mundo, e são procuradas por turistas de todo o Brasil e América do Sul por suas qualidades curativas. O complexo da rede Plaza fica ao lado do antigo hotel onde Dom Pedro II e a sua Imperatriz Teresa Christina teriam pernoitado quando sua Majestade se dirigia ao Rio Grande do Sul para ver de perto mais uma guerra, desta vez a Cisplatina. O hotelzinho é muito simpático, e a administração mantém o quarto e móveis que seriam os mesmos usados pelo Imperador e Imperatriz. Mantém, ainda, os espaços de banho coletivo, porém na época dessa pousada da Corte, os banhos teriam sido mesmo na fonte, onde indígenas da região, tropeiros e outros procuravam para se banhar a saírem dali revigorados.
No lado esquerdo da BR 282, quem desce a serra, sentido Lages-Litoral, ficam as Águas Mornas, também nessa mesma altura do Tabuleiro e de Florianópolis. Conta com uma boa rede hoteleira, menos sofisticada e também banhos públicos. A pequena distância de Florianópolis permite ao visitante fazer duas viagens maravilhosas: Na ilha da Magia e nas Termas da Imperatriz.