Penedo e as águas e ilhas do Rio São Francisco (III)

O rio São Francisco é um dos atrativos de Penedo

Rio São Francisco

Porto de Penedo, no Rio São Francisco

 Rio São Francisco

Viagem rumo à foz do Rio São Francisco

Para conhecer melhor a cidade de Penedo, em Alagoas, é preciso pelo menos dois dias. Mas recomendo três para melhor curtir. Depois desse tempo o visitante ficará sabendo que Américo Vespúcio entrou pela Foz do São Chico em 1501 e nessa empreitada pode ter encontrada uma aldeia mais organizada de Caetés. Mas deixando e lado a especulação, em 1502 a Europa já ouvia falar sobre o Rio São Francisco através da Carta Geográfica de Alberto Cantino, despertando interesse para as minas de ouro e prata que ficavam rio acima. Só em 1534, Duarte Coelho Pereira, primeiro donatário da Capitania de Pernambuco, desceu pelo litoral, adentrou pela foz e a sete léguas encontrou um pequeno povoado que somente em 1560 foi oficialmente reconhecido pelo segundo donatário, Duarte Coelho Pereira de Albuquerque. Aqui o primeiro nome já cristão: Penedo do São Francisco.

Rio São Francisco

Barco típico do Rio São Francisco

Rio São Francisco

Vista da margem do Rio São Francisco

Recordação da época da dominação holandesa, por Maurício de Nassau

Recordação da época da dominação holandesa, por Maurício de Nassau

Claro que Maurício de Nassau, o conquistador holandês também foi até ali anos mais tarde. Tomou a vila que por dez anos sob seu jugo, tinha o nome de “Maurícia”. Isso em 1637. Era, já na época uma pérola, com escolas refinadas, onde a cultura era à moda europeia com a construção, pelos Franciscanos, do Convento e Igreja de Nosso Senhor dos Anjos, e os alunos estudando Francês, Latim e Filosofia.

Rio São Francisco

Artesão preparando seu artigos para venda

Rio São Francisco

Imagens de São Francisco são as mais procuradas

Rio São Francisco

Bancas de venda de artesanato

Penedo recebeu todas as honrarias e, claro, responsabilidades: foi o porto principal do rio São Francisco, teve a Mesa de Renda, o que equivale dizer que todos os produtos que saiam do Sertão ou do centro do País tinham que parar e ali pagar impostos.

rio São Francisco

Dunas junto à foz do rio São Francisco

Barcos de operadoras de turismo visitando a foz do rio

Barcos de operadoras de turismo visitando a foz do rio

Num dia puxado, o visitante pode visitar igrejas, prédios históricos, museus e curtir a vista da cidade com o rio. Um dia deve ser destinado para fazer o passeio pelo São Chico, rumo a sua foz no litoral de Alagoas, na cidade de Piaçabuçu, viajando em embarcações com quatro, seis, oito pessoas ou grupos. Se desejar conhecer rio acima de Penedo, é outro passeio. Mas de Penedo até o mar é um passeio extraordinário. A saída sempre é quando a maré está baixando e o retorno, já com o rio vivendo o ciclo de ondas do mar, visto à pequena distância da desembocadura.

Praia de mar ao lado da foz do Rio São Francisco

Praia de mar ao lado da foz do Rio São Francisco

Pode-se parar em várias ilhas. Mas com pouco tempo, a parada obrigatória é numa das ilhas onde artesões fazem, expõem e vendem seus produtos e, além disso, tem praias boas para banhos e mergulho.  Desde Penedo até a foz são cerca de 40 ilhas, a mais famosa a da Criminosa, nome recebido pelo fato de uma pescadora ter feito justiça pelas próprias mãos, ao assassinar com uma peixeira (faca de limpar peixe), um marido malvado. Tem ilhas que são verdadeiras fábricas de artesanatos, e cada artesão posta sua mercadoria na beira das águas, sobre a areia, e aguarda a chegada dos turistas. Nessa feira improvisada, as imagens de São Francisco, em barro, nos modelos “protetor dos animais” e “da fartura para não faltar alimento”, são as principais.  Muitos turistas chegam aos grupos, organizados por agências de turismo, em barcos tipo chalanas. Nesses pontos, o Velho Chico é generoso, e permite que os encalorados se refresquem em suas águas limpas e sem riscos. Juntamente com os comerciantes de Penedo e Piaçabuçu, guias de turismo e artesões temem a tão falada transposição do São Chico. O medo é de que o turismo seja afetado com mudanças no leito do rio.

Igreja de N. Sra. do Rosário dos Pretos em Penedo

Igreja de N. Sra. do Rosário dos Pretos em Penedo

Placa indicativa

Placa indicativa

Penedo fica 160 quilômetros de Maceió e cerca de 105 de Aracaju, nos dois casos via BR-101. O ideal é seguir de avião até uma dessas cidades, buscando uma excursão até Penedo ou alugando um carro, para poder visitar lugares novos ao longo do caminho.

Mais informações nos sites:

www.turismo.al.gov.br

www.turismosergipe.net

www.penedo.al.gov.br

www.salvador.ba.gov.br

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink