Búzios recebe a ABRAJET neste mês de maio

Praia de Búzios com suas águas translúcidas

Orla de Búzios com suas águas translúcidas

Jornalistas de turismo de todo o Brasil estarão reunidos, de 25 a 29 de maio de 2015, no município de Búzios, no Rio de Janeiro. Com apenas 25 mil habitantes e mais de 25 praias, cada qual mais encantadora, este municípios da Região dos Lagos tem no seu curriculum a preferência da diva do cinema da década de 50/60, a então exuberante e ninfa, a francesa Brigite Bardot. Tanto que uma avenida e um cinema/teatro tem seu nome. A estátua daquela que viveu o papel de E Deus Criou a Mulher, sob a direção do também famoso Roger Vadim, é um dos atrativos. Depois de criada, ela passou uma boa temporada em Búzios, local pelo qual se apaixonou.

abrajet

Ivânio Morales e Miriam Petrone

Neste cenário de beleza, ainda nos dias atuais, preferido pelas pessoas de bom gosto, a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Nacional), irá realizar o evento que terá como anfitriões o jornalista Cláudio Magnavita (Abrajet-RJ), o prefeito de Búzios André Granado e seu secretário de Turismo, José Márcio Moreira dos Santos. O XXXII da Abrajet terá na presidência a paulista Miriam Petrone, eleita para o comando da entidade no Congresso realizado em 2014 na cidade de João Pessoa-PB.

A expectativa do município é receber mais de 200 jornalistas especializados em turismo. Tanto que a região dos Lagos já se prepara para isso, realizando o Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo do Estado do Rio de Janeiro, promovido pela prefeitura de Búzios e com respaldo da Secretária de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, no dia 21, antecedendo o evento dos jornalistas. A programação que foi traçada para o Congresso dos jornalistas, além das reuniões de trabalho que constarão de palestras, mesas-redonda e plenárias do Conselho Nacional da Abrajet, prevê uma série de passeios com o objetivo de apresentar Búzios aos jornalistas, visando a divulgação das suas muitas atrações. Na avaliação do Secretário de Turismo, José Márcio, os dois encontros – O Fórum, mais o Congresso da Abrajet – são importantes para unir a região em prol do turismo, visando a qualificação para atrair mais visitantes. ” Agora é hora de demonstrar nosso interesse e comprometimento com o crescimento e qualidade do turismo de nossas cidades. Juntos podemos fazer muito mais”, adverte José Márcio.

Praia de Azeda

Praia de Azeda em Búzios

Búzios é o quinto destino brasileiro procurado por turistas estrangeiros, pela qualidade dos seus atrativos naturais aliados aos serviços oferecidos. ” A cidade de Búzios exerce um forte fascínio em todos, quando o assunto é turismo”, afirma Magnavita. Os jornalistas congressistas terão, entre outras atrações, a oportunidade de conhecer Arraial do Cabo e Cabo Frio, ver toda a região de Armação de Búzios, fazer um passeio de escuna ou veleiro pelo mar da região e acompanhar o por de sol de Búzios a beira mar, numa legítima “Noite Buziana”, o que vamos descobrir o que isso significa.

abrajet

claudio magnavita

“O Congresso da Abrajet desperta a atenção não só de jornalistas brasileiros, mas também do Mercosul, pela importância turística dessa cidade encantadora, revitalizada. Agora, esta revitalização será apresentada aos jornalistas presentes”, afirma o presidente da Abrajet-RJ, Cláudio Magnavita. A presidente nacional da Abrajet, Miriam Petrone, destaca o trabalho dos associados. “A força da Abrajet está na sua atuação regional. As nossas seccionais são membros atuantes no trade local. Alguns chegam a ter funções diretivas ou participam de conselhos. No caso do RJ, o presidente acaba de deixar o posto de Secretário de Estado de Turismo, mas é vice-presidente do Conselho Estadual de Turismo”, lembrou. Em praticamente todos os estados onde está presente, sócios da Abrajet integram comissões ou conselhos oficiais de turismo, além de exercerem sua missão como jornalistas, divulgando o setor através de jornais, revistas, rádio, TVs ou sites eletrônicos. “Esse congresso nos trará oportunidade de discutir temas de grande interesse para o turismo e todos que atuam nessa tão importante área de econômica, entretenimento e lazer”, avaliou Petrone.

Praia de Geribá

Praia de Geribá

Programa Técnico

O Turismo Como Vetor de Um Novo Ciclo de Oportunidades é o tema de uma das plenárias programadas para o evento. Entre os painéis setoriais, haverá o debate sobre a importância do Poder Legislativo no setor de turismo e o legado turístico dos megaeventos espoetivos. Estão confirmados, como palestrantes e participantes das mesas-redondas, além do presidente da Abrajet-RJ, Cláudio Magnavita, o presidente da Autoridade Pública Olímpica – Marcelo Pedroso; o ex-ministro de turismo Vinícius Lages; o Secretário de Turismo da Bahia, Nelson Pelegrino; o presidente da Fornatur, Jaime Recena; o secretário de turismo do Estado de São Paulo, Roberto Lucena e o deputado federal Otavio Leite.

Praia de Ferradura

Praia de Ferradura em Búzios

http://www.buzios.rj.gov.br

www.abrajet-rj.com.br

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink