Refúgio Biológico Bela Vista: Educação Ambiental

Refúgio Biológico Bela Vista em Itaipu – um descanso no meio da mata

Fazer o passeio turístico Refúgio Biológico Bela Vista, um dos roteiros do complexo de Itaipu Binacional, é fundamental. Neste, o visitante embarca num trenzinho e segue por uma trilha rumo à floresta. Logo na saída a primeira atração: O lago da Piracema, quando muita gente se indaga a finalidade. Quando a barragem ao rio Paraná foi construída, houve a necessidade de se criar uma alternativa para que os muitos peixes que povoam aquelas águas pudessem seguir sua saga, subindo rio acima em busca do local de desova.

Canal da piracema em Itaipu

Canal da piracema em Itaipu

Canal da piracema em Itaipu

Canal da piracema em Itaipu

O canal da Piracema corre ao lado da estrada por onde passa o trem e dá uma visão bem completa de como os peixes lutam contra as correntezas para chegarem ao seu destino, rio acima. O Lago foi construído para um descanso, antes de seguirem até o leito do rio, bem acima da barragem, onde cada espécie encontrará os riachos, sangas ou pontos onde depositarão seus ovos. Neste roteiro – Refúgio Biológico muitas pessoas – isso ocorreu no grupo ao qual acompanhei – nem sabiam disso. Imaginavam, disseram alguns, que somente sabiam da saga dos salmões. Mas quem construiu a grande barragem no rio Paraná contava com equipes interdisciplinares que sabiam de todas as necessidades e de que os peixes teriam que dispor de um canal que os levasse, rio acima, para a desova. Assim foi feito.

Refúgio biológico de Itaipu

Refúgio biológico de Itaipu

Onça-pintada no Refúgio Biológico Bela Vista

Onça-pintada

Os guias responsáveis por essa rota informam sobre a captura e remanejamento dos cerca de 37 mil animais foram retirados das áreas alagadas. Além disso, são informados sobre muitas animais – mamíferos, aves e reptéis – recuperados, nos dias atauis, por técnicos do Ibama e ainda por guardas florestais, ali e na área do Parque Nacional do Iguaçu, das mãos de caçadores, quadrilhas de tráfico de animais silvestres e, até mesmo de pesssoas desinformadas que decidem, por exemplo, ter uma cobra ou onça de estimação em casa. Nem cito o caso de aves, porque essas são os mais comuns “objetos de desejo” dos que gostam de aprisiona-las em gaiolas ou jaulas.

Onça-pintada em Itaipu, no Refúgio Biológico Bela Vista

Onça-pintada em Itaipu

Anta no no Refúgio Biológico Bela Vista

Anta no refúgio biológico de Itaipu

Muitos desses animais recuperados estão no meio da floresta, em jaulas ou viveiros, dispostas ao longo das trilhas que compõem o passeio. Nessas trilhas são avistadas espécies locais na natureza, como macacos, quatis, jaguatiricas (essa última se der sorte) e muitas espécies de plantas nativas. Um grande viveiro de mudas de frutíferas e outras árvores e arbustos da região integra o passeio. Desde viveiro saem mudas sempre doados, para pessoas interessadas em repovoar as barrancas dos rios ou mesmo áreas de sua propriedades.

Veado no Refúgio Biológico Bela Vista

Veado em Itaipu

Jararaca em Itaipu

Jararaca em Itaipu

Uma das atrações, no local, é a jaula onde estão alojadas duas onças. Uma fêmea tem 22 anos, que foi encontrada ferida na floresta. Outro macho mais jovem teve a mãe morta por caçadores que fugiram quando viram a guarda. Tem oito anos. As tentativas de reintroduzí-lo na natureza falharam. Os dois ficam numa área com plantas, árvores, lago e num dos lados são avistados de perto por uma parede de vidro, permitindo uma visão bem próxima. O Refúgio Biológico Bela Vista é um excelente passeio que dura 2h30min de muitas emoções e de relaxamento.

Coruja orelhuda em Itaipu, no Refúgio Biológico Bela Vista

Coruja orelhuda em Itaipu

Tamanduá-mirim em Itaipu

Tamanduá-mirim em Itaipu

Em Itaipu, um urubu-rei

Urubu-rei no refúgio ecológico de Itaipu

Links para alguns videos:

https://youtu.be/lVBc-VME1Bg

https://youtu.be/SEnWgrYvxGs

https://youtu.be/fiA08p0Psmw

https://youtu.be/0Co5ZtU7boE

 

https://www.facebook.com/juremajosefa2014

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink