Festuris de Gramado reúne lideranças do turismo em clima de Natal
O tema principal na a abertura da 33ª edição do Festuris Gramado, na noite desta quinta-feira (04/11/2021), no Palácio dos Festivais foi a necessidade de reinvenção ou transformação que cada instituição, empresa, autoridade e mesmo o viajante precisa buscar a retomada do turismo. A peça artística na solenidade de abertura, assinada pela D`Arte Multiarte, evocando o tema Retomada e apresentando as belas paisagens turísticas do Brasil, emocionou a plateia. Oito artistas construíram um novo começo, encantaram com música e dança.
Os realizadores do evento, os empresários Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, enfatizaram a que a Era da Transformação exigirá que cada ente busque soluções, adequando-se ao novo momento. A potencial de turismo no Brasil, bem como sua infraestrutura, tem condições de fazer a diferença neste momento de mudanças, avaliaram os dirigentes.
“Estamos numa cidade e região que vive o turismo, temos um Estado com muitos atrativos e um país de dimensões continentais e uma riqueza singular em termos históricos, naturais e culturais. Cada cantinho do Brasil tem um potencial enorme para o desenvolvimento da atividade turística. E agora, mais do que nunca, o turismo será fundamental para que os estados e municípios retomem suas economias. Ficamos felizes e honrados em sermos o palco para este recomeço”, destacou a CEO do Festuris, Marta Rossi. Eduardo Zorzanello destacou cada espaço que se mostrará durante o evento que vai de 04 a 07. Destacou que a Rossi&Zorzanello não parou um único dia, sempre focado no fomento ao turismo e nas condições para a retomada.
Prefeito afirma que Gramado seguirá sendo cidade turística
Presidente Da Comissão de Turismo da Câmara Federal, dep. Bacelar
Na mesma linha, o prefeito Nestor Tissot destacou os projetos e sonhos que Gramado realiza, colocando o Festuris entre os destaques. “Vocês todos são bem-vindos na cidade que tem o Natal mais lindo do mundo”, enfatizou, deixando claro que aceita outras indicações, mas que não abre mão de buscar sempre o melhor. O prefeito destacou que o Natal Luz, aberto dia 28 de outubro, prosseguirá até 30 de janeiro, com apresentações, desfiles e a cidade toda decorada. Citou os municípios vizinhos – Nova Petrópolis, Três Coroas, Canela, São Chico nos Campos de Cima da Serra – como grandes atrações, junto com Gramado.
De sua parte, o Secretário Estadual de Turismo, Ronaldo Santini, saudou os participantes do Festuris, anunciando a presença de todo o Rio Grande do Sul na Feira de Turismo. O Ministro do turismo Gilson Machado, reforçou as expectativas de que o setor sairá fortalecido pós-pandemia.
O governador do Estado foi representado, na solenidade de abertura, pelo vice-governador Ranolfo Vieira Júnior. Lideranças do setor de comércio, turismo e serviços, como o presidente do Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio, destacaram a importância do Festuris para o turismo brasileiro de forma geral.
Também o presidente do Sebrae Carlos Melles participou através de vídeo, deixando claro que aposta no crescimento do setor, a partir do apoio às pequenas e médias empresas que têm seu foco no turismo.
O Palácio dos Festivais não foi totalmente lotado, devido aos cuidados sanitários. Diversas autoridades como senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos de várias cidades brasileiras prestigiaram o evento.
Na plateia, além de congressistas expositores, representantes da ABAV/Sindetur, Associação dos Guias de Turismo, ABIH, Abrasel, e Abrajet/nacional, através do presidente Evandro Novak e seccional do RS, Miguel Medeiros, além da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), representada pela 1ª vice-presidente Jurema Josefa.
FEIRA DE TURISMO
Todos os Estados brasileiros estão presentes no Serra Park, onde serão realizados os encontros de vendas, divulgação e trocas de experiência, junto à feira de turismo. Alguns estão marcando hora para trocar ideias e mostrar sua potencialidade. É o caso do Maranhão que tem como atrativo a história e a natureza com os lençóis. Todas as regiões do Brasil marcarão presença na feira de turismo. Entre eles, 16 estarão com estande próprio: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Bahia, Alagoas, Ceará, Paraíba, Maranhão, Rio Grande do Norte, Pará e Amazonas.
Os demais estados brasileiros virão junto ao Ministério do Turismo ou representados por alguns Grupos da rede hoteleira. Entre esses, a Wyndham Hotels & Resorts (NYSE: WH) é a maior empresa de franquias hoteleiras do mundo por quantidade de propriedades, com aproximadamente 9.000 hotéis em quase 95 países em seis continentes.
O Festuris vai até 7 de novembro, no Serra Park, e conta com a Rede Laghetto como hotelaria oficial, Gramado Receptivo como agência oficial, Azul e Gol são as companhias aéreas oficiais, a Brocker é o transporte vip oficial, a Planalto é o transporte terrestre oficial, Prudent e a Transul são parceiros de Biossegurança. O Festuris tem o patrocínio do Ministério do Turismo, CNC, Latam, Corsan, Sulgás, Sebrae e apoio do BRDE e Embratur.
Estão presentes 16 destinos internacionais, entre esses alguns desejados como as Ilhas Seicheles, Mônaco, Cayman, Panamá e operadoras que promovem turismo em toda a América Latina, a Copa Airlines e MSC Cruzeiros são alguns dos expositores internacionais nas diversas áreas. O Vizinho Uruguai, como já é tradição estará com estande próprio e inclusive o ministro do Turismo Tabaré Viera fará o lançamento da temporada de verão no Uruguai, lançando a rota Binacional Rivera (ROU) e Santana do Livramento (BR). Mais informações sobre a 33ª edição acesse: http://www.festurisgramado.com