Festuris Gramado comemorou a retomada

Com a participação de especialistas e líderes de diversas áreas do setor a 33ª edição do Festuris Gramado apresentou os resultados do evento, quando oportunizou a realização de 10 mil reuniões agendadas. Em um espaço de 22 mil metros quadrados, no Serra Park, foram mostradas as tendências para o turismo no próximo ano, com 1700 marcas expostas, 210 estandes, 15 destinos internacionais representados, além de outras marcas do exterior para um público de mais de 8 mil participantes.

Todo o Brasil esteve representado fosse através de estande próprio ou sob a liderança da Embratur. “Apesar das dificuldades, o Festival Internacional de Turismo de Gramado superou, e muito, todas as expectativas”, enfatizou Marta Rossi, lembrando que o tema para debates no Meeting Festuris – Era da Transformação e Superação – foi escolhido seguindo um padrão mundial, pois todos os países buscam soluções a partir da redução de casos da COVID 19.

                E não foram apenas as palestras que giraram em torno dos danos que a pandemia causou ao setor, as medidas de precaução e cuidados de higiene e sanitárias foram ponto alto no evento, dando mostra de como deve ser a retomada. Desde a exigência de comprovante de vacinação, do uso de máscaras e álcool em gel para ingresso e ainda o distanciamento para a participação nas palestras. “Saímos desta edição muito seguros de que o turismo está retomando com força total e, certamente, não mais de 5 anos, seremos uma das economias mais fortes do mundo, mas que nosso planeta esteja acima de tudo e que seja plural”, afirmou a CEO do Festuris Marta Rossi.

                Na entrevista coletiva à imprensa, no encerramento, os organizadores, empresários Marta Rossi e Eduardo Zorzanello informaram que a Argentina, um destino turístico muito forte entre os brasileiros, será o país homenageado. A forma de participação do vizinho país começa a ser definida a partir do começo de 2022.

Sosa aceitou o convite

Mas o Secretário executivo do Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina (Inprotur), Ricardo Sosa, já adiantou a importância dessa parceria. “Estamos muito contentes de poder ser o primeiro país convidado da história do Festuris. Gramado e Rio Grande do Sul possuem identidades únicas, creio que somos sócios estratégicos e essa parceria é muito bem-vinda. Há uma grande conexão entre esta cidade e o nosso País, e o Brasil é um importante emissor de turistas à Argentina”, finalizou. A data provável para a realização dos Festuris 2022 será de 3 a 6 de novembro, mas poderá ser ajustada de acordo com as grades das grandes feiras nacionais e internacionais.

                Eduardo Zorzanello destacou o pioneirismo da marca Festuris em trabalhar pela sustentabilidade e de forma sistemática a agregar segmentos e atuar junto com a sociedade civil organizada. Neste ano, por exemplo, a inclusão social foi destaque, com a participação de pessoas com deficiências nas diversas áreas, de acordo com suas habilidades. Essa participação foi feita a partir do apoio da Semearhis, startup de inclusão social. “Traduzimos a inclusão, a sustentabilidade, a diversidade, tudo isso faz parte do novo mundo e, cada vez mais, o Festuris quer caminhar com esse viés mais humano”, apontou o empresário.

                O prefeito de Gramado Nestor Tissot avaliou o legado do evento. “Que bom que temos o Festuris aqui há 33 anos, é um evento que tem credibilidade e Gramado é um atrativo a parte. Além disso, o impacto econômico é fantástico com a geração de empregos, negócios que se constroem, imprensa com a divulgação. Nossa cidade realmente é direcionada ao turismo, nossas crianças tem aulas sobre o tema e a comunidade de Gramado, como nós, acredita na força do turismo”, destacou. Tissot enfatizou que o Natal Luz, que prossegue até o final de janeiro, é um evento que cresceu junto com o Festuris. Também participou da coletiva de encerramento a secretária de Turismo e presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, que confirmou a realização presencial do Festival de Cinema de Gramado em 2022,  já com os curadores confirmados: o jornalista Marco Santuário, do Correio do Povo, e a cantora e cineasta argentina Soledad Pastorutti. A presidente da Abav-RS Lúcia Bentz, agradeceu o trabalho do Festuris em favor do turismo.

Feira de negócios e turismo

Os participantes que circularam pelos corredores da Feira, deram mostras de que o setor do turismo está realmente retomando com força total. Esse otimismo também pode ser visto na opinião de participantes e expositores, animados com a movimentação e com a oportunidade de fazer as coisas acontecerem novamente. Hotéis, operadoras, destinos, transportadoras, companhias aéreas.

Lá estavam lado a lado, em corredores, a floresta Amazônica, o grande litoral brasileiro que abrange quase todos os estados, com destaque para Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e dos estados do Norte do País. As montanhas, o Pampa Gaúcho, o Pantanal, os lençóis e Mesas do Maranhão e os complexos turísticos de todo tipo e todas as regiões esteve presente.

No espaço Green & Experience, totalmente voltado a potencialização do turismo verde, a ação “Plante uma Árvore”, em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura de Gramado, foram distribuídas mudas de árvores e hortênsias. Já é tradição o plantio de uma muda de árvore no Festuris.

                Bora Goiás, Venha Voando para o Ceará, e Minas e seus cafezais e circuito do barroco e do ouro, as termais catarinenses e do centro oeste, as festas populares, as benzedeiras das Missões Jesuíticas e indígenas. Em estande próprio com seus atrativos, estiveram o Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão, Ceará, Minas Gerais, Santa Catarina – com Joinville, Blumenau, o Planalto e Oeste catarinense, além das praias. Muitas redes hoteleiras estiveram firmes, como Termas do Gravatal e Costão do Santinho. Joinville confirmou o Festival de Dança para julho de 2022. Paraíba, Alagoas, os estados Amazônicos Pará, Manaus, Rondônia também estiveram na grande mostra. Paraná se fez presente. Curitiba veio com suas muitas atrações, Foz de Iguaçu sempre um grande atrativo. O Uruguai, parceiro desde o primeiro Festuris, presente com seu estande e com o lançamento do Roteiro Binacional, unindo atrações das cidades de Rivera (Uruguai) e  Santana do Livramento (RS, Brasil)

 Da mesma forma a Argentina e os muitos atrativos de Gramado, como os museus , o Mini Mundo e tantos outros, estiveram presentes no Festuris para difundir seus produtos.

“Tudo aquilo que estamos tendo de feedback dos expositores e participantes tem sido altamente positivo e contagiante. Estamos muito felizes com os resultados, com a alegria das pessoas, revigoradas e se encontrando depois de muito tempo. Muitos não puderam vir no ano passado, então ficaram mais de um ano sem se ver, sem dar um abraço. Hoje, as pessoas estão de volta, fazendo negócios e networking, o que é mais importante”, avalia o CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello. A Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Abrajet/Nacional) homenageou o Festuris pela retomada.