Recife vista do Capibaribe é ainda mais linda

           

Passeios atravessam por baixo das muitas pontes sobre o Capibaribe

Conhecida como a Veneza brasileira, Recife, a capital de Pernambuco tem atrativos que podem ser apreciados em city tour embarcado ou mesmo andando pela antiga cidade ou, ainda, através das águas, em barcos catamarans que tem roteiros especiais para permitir ao visitante conhecer mais sobre a capital brasileira que se notabilizou por ser um dos centros econômicos mais ativos do Nordeste e por ter um Carnaval onde o Galo impera soberano.

Além de estar junto ao mar, a cidade do Recife é a foz de dois importantes rios, o Capibaribe e o Beberibe. Além desses principais, segue-se o Rio Tejipió, que chega às terras centrais da cidade, no bojo do Rio Capibaribe. Tem, ainda, o Rio Jaboatão, responsável pelo sistema hidrográfico, com seu afluente Rio Duas Unas, onde está situada a barragem homônima e, cujo, manancial abastece de água parte da Região Metropolitana de Recife.

            Com todo esse manancial de águas, nada mais natural do que conhecer Recife também através das águas. E para tanto, existem muitos roteiros que incluem um bate volta de 1h30min ou outros mais demorados que podem contemplar visitar praias por exemplo – de Itamaracá ou, ainda, alguns temáticos, com ataques de piratas, ou românticos – apenas para casais enamorados ou, quem sabe, para os grupos mais diversificados. 

As grandes torres que evocam novos tempos

Não existe entraves para a Catamaran Tours Empreendimentos Turísticos Ltda, que administra uma frota de catamarans para todos os tipos de necessidades de grupos turísticos. A empresa tem história no setor de turismo e transportes marítimo, fluvial e terrestre. Uma das proprietárias, Juliana Jovino de Britto e Silva, por exemplo, destaca que desde os 13 anos esteve junto ao pai e demais sócios ajudando no serviço de passeios de catamarã no Capibaribe. “Sei tudo sobre os diversos passeios, sobre o que mais encanta o visitante e com isso vamos aprimorando e contratando pessoas qualificadas para cada proposta”, diz Juliana.

Casario antigo, em estilo holandês

Uma coisa é certa, qualquer passeio sobre as águas do Capibaribe leva o passageiro à emoção de conhecer as pontes, os redutos importantes da cidade e suas tradições. O curso do Capibaribe é dividido em alto e médio cursos, situados no Polígono das Secas, onde o rio apresenta regime temporário, e o baixo curso, onde se torna perene, a partir do município de Limoeiro, no agreste do estado. Antes de desaguar no Oceano Atlântico passa pelo centro da cidade do Recife, onde inspirou, isso a quase há quase um século, o escritor e poeta João Cabral de Melo Neto, que das suas lembranças de brincadeiras de criança, escreveu o poema “O Rio”. Mas também escreveu Morte e Vida Severina, um poema sobre o retirante e que envolve o seu Capibaribe e tantas outras obras que o levaram, merecidamente, à Academia Brasileira de Letras.

Uma das obras de Brennand

            Um dos passeios para os que tem pouco tempo, e querem conhecer muito, é Recife e Suas Pontes, um passeio maravilhoso pelas águas do rio Capibaribe, percorrendo as três Ilhas do Centro de Recife (Santo Antônio, Recife Antigo e Boa Vista) passando por baixo da Ponte do Limeiro, Ponte Princesa Isabel e Ponte Duarte Coelho, esta última a do Galo da Madrugada, o maior bloco carnavalesco do Recife. E ao passar embaixo de cada ponte é tradição fazer pedidos.

Locutor descreve os pontos mais importantes, com parte da história do Recife

No passeio, os visitantes apreciam belas paisagens de vários pontos turísticos a Praça do Marco Zero, o Ginásio Pernambucano, a Assembleia Legislativa, o Teatro de Santa Isabel e o casario da Rua da Aurora. Um guia relata histórias e curiosidades de cada ponto, da mesma forma que é oferecido serviço com bebidas e lanches à bordo.

Alguns passeios são reservados, com tarifas especiais, para grupos de estudantes, escolas da região, muito interessante para despertar o interesse das crianças e jovens pela sua cidade, Capital ou Estado. Mas são vários os oferecidos comercialmente. Confira alguns:

Luiz Gonzaga em empena de prédio

1. Recife e Suas Pontes, Recife e Seus Bairros, Recife Iluminado (lindo ver a noite de Recife do rio), Volta à Ilha de Recife, Ilha de Itamaracá e Coroa do Avião, Praia dos Carneiros, Piscinas Naturais de São José.

Local de embarque – Restaurante Catamaran – São José – Recife – PE.

Para mais informações: www.catamarantours.com.br, reservas 81.987152498.

Você pode gostar...

SSL Bravulink