Canela e Nova Petrópolis têm atrações quentes neste inverno

12_06_2022_Temporada de Inverno de Canela 2022 – Decoracao da Cidade. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

            Julho é mês de férias escolares os muitos municípios capricham na programação cultural e de atrativos. No Rio Grande do Sul as atrações ficam por conta de festas regionais e ligadas ao clima de Inverno, como é o caso de Canela e Nova Petrópolis que estão com programações bem “quentes” neste Inverno. No dia 1º de julho, a Festa Junina em Canela foi muito disputada, dando uma mostra do que serão os próximos finais de semana, na sua Temporada de Inverno.  As atrações prosseguem até o final do mês, sempre  – de sexta a domingo – com cultura, arte, música e teatro e diversas atividades na tradicional Praça João Correa. Mas se estiver chovendo as apresentações serão em ambiente fechado, próximo à praça.  Nas ruas e nos pergolados da rua principal, o Músicas na Rua é atração apreciada por gentes de todas as idades, como mostra a foto de O Retruco, de Cleiton Thiele/SerraPress.

Musicas na Rua com O Retruco. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Canela está com sua área central decorada com pinguins, bonecos de neve, trenzinho e até lareira para receber os visitantes. Uma das cidades mais lindas e com muitos atrativos – em especial os parques e eventos culturais – Canela ainda pode oferecer a neve, tão buscada pelos turistas. Mas isso, claro, depende do clima. O certo é que nessa estação o frio é permanente, com alguns dias ensolarados para animar. Outros podem trazer neve!

Pedro Jules/foto Jefferson Rodrigues

Festival de Sabores e depois do Folclore

Algumas delícias

Já Nova Petrópolis, também na Região das Hortênsias. vive o Festival Sabores da Colônia que também começou no dia 1º e vai até dia 10, com a participação de produtores rurais responsáveis por produtos coloniais de 37 agroindústrias do município e outras provenientes de 20 municípios gaúchos. O Festival, que reúne mais de 60 expositores, promove shows musicais, com a quase totalidade de artistas da região ou do Rio Grande do Sul, além de atrações culturais, acontecerá diariamente de 1º a 10 de julho, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis, com entrada gratuita.

O segredo da cuca com linguiça numa oficina /foto divulgação NP

Para deixar a experiência do festival completa, serão oferecidos aos visitantes pães e cucas assados na hora, espaços das cervejarias e da gastronomia e, claro, o protagonismo das agroindústrias, que irão comercializar seus deliciosos produtos coloniais, produzidos com amor e dedicação. Dentre as opções estão pães, cucas, bolachas, sucos, mel, queijos, ovos, embutidos, cervejas e muito mais. As apresentações culturais irão abrilhantar o evento.

Como colher o mel /foto Divulgação NP

Os jogos coloniais prometem desafiar os visitantes através das disputas do chopp em metro, de debulhar o milho, de pregar o prego e muitos outros. E muitas oficinas pra quem desejar aprender a fazer pão de mel e cuca com linguiça. Veja a programação em https://turismo.novapetropolis.rs.gov.br/eventos/festival-sabores-da-colonia-2022

Folclore Internacional

No dia 14 começa o 49º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis que contará com a presença de 28 grupos locais,08 regionais,08 nacionais e 07 grupos internacionais. Um dos mais lindos e disputados Festivais brasileiros, será realizado de 14 a 31 deste mês na Rua Coberta e Praça das Flores. Portanto, a cidade Mais Alemã da Região das Hortênsias tem programação de qualidade durante todo o mês. O tema do Festival Internacional do Folclore é “A diversidade nos une e a cooperação nos fortalece”.

Foto divulgação

As soberanas do Folclore Alemão, rainha Mariana Caroline Marcon e as princesas Tainara Iasmin Blauth e Thaís Sofia Paetzinger, fizeram pronunciamentos, na solenidade de lançamento, nos que enfatizaram a retomada do Festival Internacional de Folclore ao formato totalmente presencial, após dois anos. “Torna o nosso reinado ainda mais especial”, afirmou a rainha Mariana Caroline Marcon. Entre as atrações da programação do 49º Festival Internacional Folclore será o espetáculo “Cooperativismo em Movimento”, com encenação no dia 15 de julho, junto com a cerimônia de abertura oficial. A peça contará com a participação de cerca de 300 pessoas e teve detalhes criados pela roteirista Edineia Werner.

As atrações turísticas de Nova Petrópolis são diversificadas, muitas voltadas à natureza e outras ao conhecimento e história, como é o caso do Parque Aldeia do Imigrante que se reporta a chegada e vivência dos alemães, tchecos, russos, poloneses e outros povos que desbravaram a região. A Praça Central, logo na entrada da cidade, é sempre um jardim florido e conta com o Labirinto, um esconderijo verde que atrai pessoas de todas as idades.

Na parte de história, também vale conhecer a Linha Imperial, onde nasceu o cooperativismo no Brasil, o parque Pedras do Silêncio, um jardim das pedras magnífico. Um dos atrativos mais recentes é o memorial da Associação VARIGVIVE, dedicado a à viação Aérea Rio-grandense. A área escolhida para a instalação fica próxima à ERS-235, entre o bairro Vale Verde e a localidade de Linha Imperial. Um Boeing 727 está sendo levado aos pedaços e montado para figurar como atrativo principal do empreendimento turístico do Grupo H2.

            Nova Petrópolis – assim como Canela – dispõe de uma rede de hospedagem de qualidade, com hotéis e pousadas, além de uma completa rede de restaurantes de culinária em geral, mas com excelentes escolhas para a culinária alemã e regional.

SSL Bravulink