Picada Café tem Feira de Artesanato

A cidade de Picada Café, integrante da Rota Romântica no Rio Grande do Sul, terá a sua 3ª Feira de Artesanato neste final de semana, dias 09 e 10 de julho de 2022. Como em toda festa de comunidade alemã, o começo será com música, no caso pela Bandinha Típica Itinerante Os Parentes, que se apresenta 10h e permanecerá até o final da tarde no Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn, na BR 116, Km 193. A programação prevê, para o sábado e domingo, demonstração de como fazer peças artesanais, apresentações de Grupo de Danças Alemãs e de Invernadas Artísticas Gaúchas e muitas atividades. Sábado se apresentam os integrantes da EMEI Quatro Estações, envolvendo adultos e crianças e no domingo, apresentação de Grupo de Danças gaúchas com invernadas adultas e mirim do CTG Encosta da Serra.

            O Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn é uma ampla área onde se realizam os principais grandes eventos de Picada Café. O parque mantém a casa original onde viveu a família Kuhn. Construído a partir de 1880 em três épocas diferentes, na técnica em enxaimel, com armação típica em madeira e preenchimento em pedra grês. A primeira construção em enxaimel reconstruída no complexo dos Kuhn era a casa de oração, da primeira comunidade evangélica de Picada Café.

Aqui foi armazém, salão de bailes e de reuniões. Hoje armazém para venda de artigos artesanais

Na parte central foi instalada a venda de secos e molhados, numa das extremidades, quartos para hospedes e familiares, no sótão pernoitavam os tropeiros, havia também a sala para o médico e dentista. Na outra extremidade, a residência da família Kuhn. O espaço maior da venda era palco para bailes, um bom jogo de baralho e ótimo espaço para negócios acompanhados de alguma bebida sem tempo e hora pré-estabelecida.

O quarto o casal com o berço do bebê

Hoje, totalmente restaurado, o prédio abriga o acervo histórico da época, os móveis da família Kuhn, patrimônio imensurável de Picada Café. E ali, nos dias atuais, funciona o principal armazém de doces e peças artesanais.

Uma imagem da casa Kuhn
A entrada do salão Kuhn

Na mesma área do parque está o cartão postal da cidade de Picada Café, o Moinho com roda de ferro, cuja função era girar as pedras mós para moagem dos grãos, cuja edificação datada de 1928. No antigo moinho eram fabricadas farinhas, óleos e descasques de arroz. Atualmente abriga a sede a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Picada Café. O parque conta com restaurante, cafés, cervejarias, sempre valorizando a culinária alemã e regional do RS.

Fogão a lenha pra comida ficar quentinha
Existem várias alternativas para passar o dia sem repetir prato

            Além desse ponto turístico, a Cidade de Picada Café conta com uma rede muito próspera de malharias e rede de restaurantes, muitos na BR 116, como é o caso da Casa Schmidt, onde bandinhas de apresentam na frente da entrada, animando os visitantes.

A prefeitura e comunidade estão trabalhando novas rotas, como a da fé e religião. Existem cinco igrejas históricas que testemunham a fé daquela comunidade. Um roteiro de fé e turístico foi traçado e visa apresentar aos visitantes o que se chamou de Caminho do Fé. A Igreja Matriz Santa Joana Francisca de Chanthal, a sede da Paróquia de Picada Café, erguida em 1898 é o começo dessa rota religiosa. A igreja já passou por reformas e o seu altar central – muito lindo -foi feito por Leopoldo Gegler, de Salvador do Sul. Os vitrais da nave dessa igreja são belíssimos, feitos pela antiga Casa Genta, de Porto Alegre.

Um relógio com plantas indicadas para curar cada órgão do corpo humanos

 

Você pode gostar...

SSL Bravulink