Ilhabela atrai pela beleza, atividades culturais e desportivas
Localizada a 200 km da capital paulista, Ilhabela é uma boa opção de destino para as férias de julho. Esse período é ideal para quem não gosta de aglomeração, já que durante o verão a cidade costuma ficar lotada de turistas que querem aproveitar a alta temporada. A temperatura nessa época é mais agradável, não muito frio, apesar do inverno. Além disso, no final do mês, de 23 até 30, acontece a Semana Internacional de Vela de Ilhabela, que terá sua 49ª edição e vai reunir os principais nomes desse esporte no país.
Promovida pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI), a 49ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, é o grande encontro da vela oceânica na América Sul. Outra ação que terá sequência em 2022 é a Regata Vela do Amanhã, especialmente criada para colocar na disputa os velejadores mirins das escolas de vela da região. O objetivo é proporcionar a eles uma vivência em ambiente de competição e ajudar a fomentar a formação esportiva e a renovação da modalidade no Brasil.
Muitas atividades culturais e esportivas ocorrem em Ilhabela durante todo o ano e neste mês de julho. A observação de baleias e golfinhos, por exemplo, começou sua temporada anual em 1º de maio e vai até 1º de agosto. Em meio à mata atlântica e com vista para o mar de Ilhabela, o Festival Vermelhos 2022 realiza a sua sexta edição em julho. Começou no dia 08 e vai até dia 30. A programação reúne shows, concertos e apresentações de nomes de peso da música clássica, popular e da dança.
O acesso à Ilhabela é feito por balsa para pedestres, automóveis e ônibus. O tempo médio de travessia é de 15 minutos e as saídas acontecem a cada 30 minutos, das 6h às 24h, após este horário de uma em uma hora até as 6h do dia seguinte.
O arquipélago de Ilhabela é um dos pontos mais bonitos do litoral brasileiro. Os que chegam provenientes do Rio de Janeiro tem duas alternativas, porém a mais interessante (na minha avaliação) é pela Rio/Santos, passando por Parati, Angra, Mangaratiba e outras praias lindas e famosas. Com 83% de sua área preservada pelo Parque Estadual de Ilhabela, a cidade abriga a maior reserva de Mata Atlântica do planeta. Sinônimo de flora exuberante e fauna rica em diversidade, a beleza local é completada por suas 42 praias de diferentes estilos e cachoeiras abundantes. Sua história, rica em lendas de piratas e corsários, é remetida aos engenhos de pinga que existiam no município até o final do século XIX.
Para aqueles que procuram hospedagem, as opções são muitas e variadas, com hotelaria de qualidade, alguns hotéis de alto luxo e pousadas mais simples. Um local charmoso para ficar é a Vila Siriúba, que se situa na parte norte do arquipélago. A localização é privilegiada, com uma bela vista e a apenas sete quilômetros da balsa. A Vila fica no terreno de uma antiga fazenda de 55 mil metros quadrados, em frente à uma praia com mar calmo e extensa faixa de areia e abriga oito casas e 13 suítes totalmente integradas à mata nativa. Completando a estrutura há piscina, sauna e restaurante, que oferece café da manhã à la carte.
Com Informações de Assimptur- Assessoria de Imprensa, da prefeitura e Yacht Club Ilhabela.