Cidade Alta de Porto Seguro é a história viva

A Cidade Histórica Porto Seguro – A Cidade Alta é quase um museu a céu aberto. De cima do morro se avista o mar azul clarinho lá embaixo, a atração maior daquela região, devido a qualidade de cada praia com seus atrativos. Mas a Cidade Histórica conta como tudo começou. No pátio desta cidade a arte é abundante. Praticamente todo o complexo é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1968, englobando o Marco do Descobrimento, o Paço Municipal, as Ruínas do Fortim (incluindo duas peças de artilharia presentes ali e o canhão que jaz perto da praia), as ruínas da Igreja de São Francisco de Assis do Outeiro da Glória, Igreja Nossa Senhora da Misericórdia, São Benedito e a igreja matriz de Nossa Senhora da Pena.

        O casario antigo, onde viveram famílias chegadas com Cabral e, posteriormente, com outras expedições que seguiram o rumo de Cabral, está de pé. Ali, algumas estão desocupadas, mas muitas foram vendidas e atualmente, pertencem a famílias com mais recursos ou amantes da preservação, ainda assim com mais recursos financeiros (pois as reformas podem ser feitas somente dentro de padrões estabelecidos em lei, mantendo os imóveis como no original o que não é barato). Até o antigo cemitério e presídio integram o complexo. Ambos tombados!

Uma visita neste local proporciona muito conhecimento e alegria, pois é um passeio maravilhoso. Há local para estacionamento de veículos e a visita nessa cidade histórica é feita a pé. Muitos guias acompanham turistas e os valores para o trabalho é acertado na hora. Mas se a pessoa preferir conhecer sem acompanhamento poderá fazer sem problemas. Mas sempre é bom ter um guia que ajude a entender do que se trata cada ambiente.

Nela está o Marco do Descobrimento que foi levado para ali, procedente de Portugal, entre os anos de 1503 e 1526, o qual se constitui um símbolo da coroa portuguesa. Ele foi todo confeccionado em pedra de cantaria, com a qual foi esculpida a cruz da Ordem de Avis – de um lado – e o brasão das armas de Portugal – do outro. A Ordem de Avis pode ser chamada de Dinastia de Avis, iniciada com o rei João I e sua esposa a inglesa Phillipha of Lancaster, chamada em Portugal de Filipa  de Lencastre. Aliás, a Dinastia de Avis já é uma história a parte, pois o pai do Rei João I, Príncipe Dom Pedro, foi o personagem da famosa frase “Agora é tarde, a Inês é Morta”. Mas não foi tarde, pois mesmo tendo sido assassinada, a amada de D. Pedro, Inês de Castro, foi retirada do seu túmulo e levada para onde o então Rei Pedro I, filho de Afonso, seria sepultado. Bom, mas isso é outra história!!

Nosso Grupo da Confraria na frente do Presídio histórico

        O Marco do Descobrimento foi o primeiro monumento trazido pelas caravelas portuguesas em torno de 1500. Seguindo um pouco adiante, na mesma “Cidade Alta” está o PAÇO Municipal ou Casa da Câmara e Cadeia, construída no século XVIII e se constituindo numa das mais belas construções do Brasil Colônia e onde se encontra funcionando o Museu Histórico da Cidade, ou, Museu do Descobrimento. O Museu retrata também a vida indígena antes mesmo dos portugueses chegarem.

Você pode gostar...

SSL Bravulink