Fraiburgo: Terra da Maçã abre temporada da colheita

Prefeito e Secretaria de Turismo recepcionam convidados junto com o CEO do Hotel Renar Edson Ziolkowski

Com a expectativa de uma colheita em torno de 120 mil toneladas de maçãs, o município de Fraiburgo, a Terra da Maçã, na Rota da Amizade, meio-oeste catarinense, abriu oficialmente a Colheita da safra 2023/2024, na segunda-feira 05 de fevereiro de 2024. A solenidade foi realizada no Centro de Eventos do Hotel Renar, seguida de almoço nos jardins de estabelecimento e na sequência a ida a campo para a colheita em pomares selecionados pelos organizadores.

 O ato de abertura contou com a presença de autoridades, entidades empresariais, produtores locais e da região, jornalistas e convidados especiais, que foram recepcionadas pelo prefeito Wilson Ribeiro e pela secretária de Turismo, Natalia Latrechia.  “Para nós esse é mais um momento de alegria pois consolida o trabalho de muitos produtores e trabalhadores na fruticultura e, ainda, nos assegura a bela e rica temporada de colheita quando turistas vêm conhecer essa atividade tão importante para nós”, disse o prefeito.

A secretária de Turismo Natalia Latrechia informou, na oportunidade, que são esperados cerca de 30 mil turistas em Fraiburgo durante o período de colheita – de janeiro até o final de abril – injetando em torno de R$ 5 milhões na economia do município. “A Rede hoteleira já vem atuando com lotação completa, nesse período de verão. Com o auge da colheita e março e abril, toda a região estará sendo beneficiada, tendo a chance de apresentar seus muitos bons e variados produtos turísticos na nossa Rota da Amizade”, enfatizou a secretária.

         O secretário de Agricultura e Pecuária de Santa Catarina Valdir Colatto, representou o governador manifestou o interesse do governo em apoiar município e região que contribui com a produção agrícola e em especial a fruticultura, em especial a maçã.

         Clima reduziu expectativa de produção

O diretor executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM), Moises Albuquerque agradeceu aos presentes e em especial aos produtores que participaram da solenidade. “Sem o trabalho e esforço de cada um de vocês não estaríamos aqui comemorando”, enfatizou. Ressaltou que a safra poderia ter sido melhor, mas as questões climáticas também afetaram o setor. No primeiro semestre de 2023 houve seca intensa que afetou as macieiras, depois ocorreram chuvas fora dos períodos desejados e em níveis fora do padrão de normalidade. Na safra 2023/2024 devem ser colhidas cerca de 496 mil toneladas de maçã em SC, segundo estimativa da Epagri/Cepa disponível no site do Observatório Agro Catarinense (área temática de Produção Agropecuária), com destaque para a Gala.

Visita aos pomares e colheita, na foto de Carlos Alves

Já a expectativa de produção nacional é de que sejam colhidas cerca de 1.100 mil toneladas até o fim de abril. Santa Catarina tem a maior produção, com a região de São Joaquim em primeiro lugar, o Rio Grande do Sul vem em segundo, depois São Paulo, Minas Gerais e o Paraná. Do total produzido, 65% fica no mercado interno, 5% para exportação e o restante vai para a indústria de sucos, geleias, chás e outros derivados. Somente o RS exporta.

A Fischer S A Agroindústria, com sede em Fraiburgo e unidade em Videira, é uma das maiores produtoras tanto de maçãs como se sucos e aromas na região. Está entre as maiores processadoras de maçãs e na unidade de Videira produz sucos e essência (aroma) para a indústria de doces, chás, cosméticos. A empresa prestigiou a Abertura da Colheita, distribuindo em vários nichos, caixotes com maçãs durante o almoço, que foi ao ar livre no lindo e extenso jardim do Hotel Renar.

O prato principal foi o tradicional Michuim, cordeiro temperado com ervas aromáticas e vinho branco, assado no espeto por cerca de seis horas. Esse prato foi introduzido em Fraiburgo por famílias francesas que tinham aprendido na Argélia, portanto um prato árabe.

Na sequência, iremos postar em nosso blog informações sobre as atrações turísticas daquela região e nossa experiência na colheita e estada no hotel Renar, ora com mais uma reforma para atualização.

Foto de Carlos Alves
SSL Bravulink