Campanha mostra atrativos turísticos do Rio Grande do Sul
Campanha mostra atrativos turísticos do Rio Grande do Sul
O lançamento da Campanha Nacional de Turismo do Rio Grande do Sul, realizado na manhã de quarta-feira (18/09/2024) no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, em Porto Alegre, foi um espaço voltado à divulgação dos muitos atrativos turísticos do Estado. Mas foi, também, um momento de reflexão e agradecimento aos brasileiros e mesmo muitos estrangeiros que ajudaram com bens de toda a espécie material ou mensagens de afeto para minimizar os efeitos da tragédia causada pelas enchentes de maio que ceifaram vidas, destruíram cidades, bairros, deixaram milhares sem moradia e o Estado ilhado. “No dia 21 de outubro o aeroporto Internacional Salgado Filho reabre aos voos regulares. Então nós poderemos receber a visita daqueles que apreciam a nossa cultura, tradição e queremos mostrar nossos muitos atrativos. Cada um será recebido de braços abertos”, enfatizou o secretário de Turismo, Ronaldo Santini. Afinal, o slogan da campanha que – conforme o secretário de Comunicação Caio Tomazeli – foi criado por inspiração do próprio governador Eduardo Leite, diz: “O Brasil Abraçou o Rio Grande do Sul e Agora Queremos Abraçar o Brasil”.
Para o governador que inspirou a chamada principal da campanha, o lançamento é a síntese de muitas ações que vieram antes – algumas dessas tiveram que ser retomadas devido a enchente, como a recuperação de rodovias. “Passamos por muitos desafios e demonstramos a capacidade de reação do povo gaúcho e a nossa capacidade de superação, que também estamos observando agora. Essa campanha do turismo se soma a tantas outras ações que estamos empreendendo ao longo dos últimos anos, como a recuperação da capacidade de investimento do Estado e as iniciativas para impulsionar o turismo do Rio Grande do Sul”. Ele citou o restauro de museus (de Piratini), prédios tombados (Casa de Bento Gonçalves em Cristal), a Casa de Cultura Mário Quintana (Porto Alegre), entre outros.
O Rio Grande do Sul vai investir R$ 30 milhões na campanha, que será veiculada através de mídias tradicionais (rádio, jornal, revistas e tv) e também via influenciadores digitais. A campanha entra em circulação no dia 26 próximo e terá a duração de 45 dias. Nesse período, será lançada nos principais eventos do turismo, desde a 7ª edição internacional da Gramado Summit, uma conferência de inovação e empreendedorismo, nos dias 26 e 27 de setembro de 2024, em Punta Del Este, Uruguai; no Congresso da ABAV Nacional de 26 a 28 de setembro em Brasília e FIT – 28ª Feira Internacional de Turismo da América Latina, de 28 de setembro a 1º de outubro em Buenos Aires/ Argentina.
A campanha visa atrair turistas de todas as regiões do País, fortalecendo o turismo como uma importante vertente econômica para o nosso estado. Para isso, ações de marketing e comunicação serão implementadas, com peças publicitárias em mídias nacionais e em locais estratégicos, como aeroportos, para garantir que o Rio Grande do Sul esteja no radar dos viajantes brasileiros. Conforme Santini Santini “o Rio Grande do Sul tem muito a oferecer, desde paisagens deslumbrantes até uma cultura rica e uma gastronomia única. Com esta campanha, queremos atrair mais visitantes para que descubram tudo o que o nosso estado tem de melhor”. Ele anunciou que o governo vai focar fortemente na cultura da tradição, inclusive com apoio para a recuperação dos Centros de Tradição Gaúcha (CTGs) espalhados pelo Estado.
A música gaúcha esteve presente no ato e figura na campanha. Na solenidade, foi aberta com uma belíssima apresentação de Renato Borghetti e conjunto. Mas durante todo o evento e no encerramento, quem deu o tom foi a canção Céu, Sol Sul, Terra e Cor, do grande e falecido compositor Leonardo (Jader Maureci Teixeira), interpretada por Luiza Barbosa. Essa magnífica canção que dá suporte à campanha, presente em cada peça, foi vencedora do Festival Ciranda teuto-Riograndense, em Taquara, em 1978.
A solenidade lotou completamente o Salão Negrinho do Pastoreio, sob a liderança do secretário de Turismo e de Comunicação, Caio Tomazzelli, e com o prestígio do governador Eduardo Leite e seu vice, Gabriel de Souza e de praticamente todo o seu secretariado. Deputados com conhecimento e vivência no setor, como Frederico Antunes, que lidera há mais de 15 anos ações visando ampliar a rede de aeroportos regionais e Gustavo Vitorino, que preside a Comissão de Turismo na Assembleia Legislativa, bem como instituições financeiras prestigiaram o evento, como foi o caso do presidente do Banrisul, Fernando Lemos.
Entidades do setor de turismo como Abav, Sindetur, Ugart, AFFET, Abrajet, ABBTUR e tantas outras como o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e Farsul prestigiaram o lançamento. Empresários entre esses o dono da CVC, Guilherme Paulus e os líderes da empresa de eventos Rossi&Zorzanello, de Gramado, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello estavam na primeira fila. Falando em nome do trade, Marta Rossi destacou que o governador Eduardo Leite tem sido um parceiro do setor. E aproveitou para convidar todos a participarem do Festuris – Feira Internacional de Turismo que chega a sua 36 edição, de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado.