Gramado se despede de Enoir Zorzanello falecido neste domingo
Foto Abaixo de novembro de 2022, homenagem à Jussara Hoppner, diretora do Mini Mundo, com o Troféu Sílvia Zorzanello, no Festuris. Enoir participou com grande entusiasmo, ao aldo do filho Eduardo.

O empresário, administrador de empresas e político, Enoir Antônio Zorzanello, uma das principais referências no setor de turismo, cultura e eventos em Gramado, na Região das Hortênsias, faleceu na manhã deste domingo (06/04/2025). Viúvo de Sílvia Leone Willrich Zorzanello, uma das fundadoras da empresa Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos (responsável pelo Festuris) e falecida em 2010, Enoir tinha 75 anos. Pai de Eduardo Zorzanello e de Felipe, este último falecido em acidente de automóvel, junto com a esposa Adriana Koetz, em novembro de 2020. Deixa três netos: Vicente e Clara (de Vinícius) e Maria Eduarda, filha de Eduardo e Juliana.
Um criador de eventos com visão voltada ao turismo e cultura,, sempre visando o desenvolvimento de Gramado, Enoir foi um dos coordenadores/presidente do Festival de Cinema de Gramado, inclusive criando a mostra paralela dedicada aos estudantes universitários: O Gramado Cine Vídeo. Durante muitos anos conduziu a Agência de Viagens Terra Turismo e também o Hotel Serrano, onde as primeiras edições do Festuris foram realizadas com sucesso.
No campo político, atuou como liderança do PP, sendo eleito vereador e vice-prefeito da cidade. Enoir foi submetido a uma cirurgia no joelho, em Porto Alegre, no dia 02 deste mês. Já em casa, teve uma embolia pulmonar neste domingo, chegando a ser atendido no hospital Arcanjo São Miguel, de Gramado, mas não resistiu.

O velório e homenagens estão sendo realizados nesta tarde, das 16h às 23h e prosseguem na segunda-feira (07/04/2025), das 6h30min às 14h, no Teatro Elizabeth Rosenfeld e sepultamento às 14h no Cemitério Católico São Lourenço.