Acordo da TAP Air Portugal e Governo do RS reforçam o intercâmbio
Um protocolo de cooperação entre o Governo do Estado e a TAP Air Portugal, tendo como foco o fortalecimento da malha aérea entre Lisboa e a capital gaúcha e contribuindo para o crescimento e diversificação do turismo internacional, foi formalizado durante o Tá na Mesa da FEDERASUL, nesta quarta-feira, 16/07. Assinado pelo secretário de Turismo Ronaldo Santini, e pelo diretor da TAP para as Américas, Carlos Antunes, o documento é mais um passo com objetivo de ampliar a demanda de turistas dos destinos Rio Grande do Sul/Portugal e Europa – com destaque para o turista português – para o destino Rio Grande do Sul.

O Secretário de Turismo lembrou que esse acordo é mais um passo com objetivo de consolidar essa parceria, pois já em março deste ano o Estado liderou comitiva de empresários de diversas regiões, ligados ao turismo, para participar da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2025, na Feira Internacional de Lisboa, quando tiveram suporte da Abreu Turismo. Na sequência, oito jornalistas de veículos de imprensa portugueses foram convidados a conhecer destinos no RS, o que resultou na publicação de vários artigos e reportagens. “mostraram que o Rio Grande do Sul tem muita diversidade, produtos e locais capazes de atrair pela beleza e qualidade”, enfatizou Santini.
De sua parte, a TAP reiniciou os voos diretos Porto Alegre /Lisboa, mantendo dois voos semanais em Florianópolis. “Nunca esteve em nosso pensamento deixar de operar em Porto Alegre. Agora temos dois pontos de saída do Sul do Brasil para Portugal, podemos dizer que tanto portugueses e europeus que queiram conhecer o Sul do Brasil tem o que escolher, enfatizou Antunes.


No painel “Turismo e negócios: RS e Europa conectando oportunidades”, com a mediação do vice-presidente da Federasul Rafael Goelzer, o diretor da TAP para as Américas reforçou que as relações Portugal Brasil estão consolidadas. “A TAP voa para 13 cidades brasileiras, conectando 15 rotas diretas a Portugal a partir de Lisboa e Porto. A malha aérea inclui destinos como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Natal, Manaus, Maceió e Florianópolis. E, naturalmente, Porto Alegre, onde temos três saídas semanais domingo, quarta e quinta Porto Alegre-Lisboa e às terças, quintas e sábados (Lisboa-Porto Alegre)”, enfatizou. Para o diretor da TAP para as Américas, Carlos Antunes, a iniciativa fortalece o compromisso da empresa com a promoção do Brasil na Europa. “A parceria com a Setur reforça o compromisso da TAP em conectar o Brasil à Europa, promovendo os atrativos do Rio Grande do Sul em mais de 50 países onde operamos. Celebrar este acordo reafirma a nossa missão de divulgar as particularidades deste Estado e consolidar nossa presença como a companhia aérea europeia mais brasileira que existe”, declarou Antunes.
O secretário Santini destacou que, atualmente, no mercado português os destinos gaúchos que mais se destacam estão na serra, com região das Hortênsias, Campos de Cima da Serra, Vinhedos. A ideia é ampliar o interesse para outros destinos e também segmentos, como gastronomia, ecoturismo, cultura, turismo esportivo, parques temáticos, e tradição gaúcha, entre outros. “Já temos compromisso com a CVC, a maior operadora de turismo brasileira, que irá vender em suas 1.700 lojas os pacotes que estão sendo desenvolvidos por operadoras, voltados para as tradições gaúchas, no nosso mês Farroupilha”, afirmou Santini. Esse produto, na avaliação de Santini e de Carlos Antunes, tem condições de despertar o interesse de turistas portugueses e de outros países europeus, pois é um evento cultural, festivo, que fala de história e tradições.

O presidente da FEDERASUL, Rodrigo Sousa Costa, em sua manifestação destacou “o orgulho das origens portuguesas tão presentes em nossa cultura”. Destacou que o turismo é um mercado com grandes perspectivas de crescimento e que a entidade está sempre aberta aos eventos que contribuam para isto.
Empresários e dirigentes de diversos setores participaram do Tá na Mesa, entre esses Abav/Sindetur, ABIH, Abrajet e Festuris. “Trouxemos novidades sobre o Festuris e o chocolate de Gramado para Carlos Antunes levar um gostinho de Gramado com ele”, destacou Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.

As soberanas do Turismo do Rio Grande do Sul, cuja Corte assumiu no último final de semana, as jovens Vitória Eduarda Grando (Rainha, de Guaporé) e as princesas Jennifer Lopes (de Capão da Canoa) e Eduarda Dahm (de Encantado), participaram do Tá Na Mesa.
Fotos Sérgio Gonzalez – divulgação FEDERASUL e TAP
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.