Marta e Eduardo conferem montagem do Festuris
Abertura do evento é na quinta-feira, dia 06 no Palácio dos Festivais

No dia 31 de outubro os CEOs da Rossi & Zorzanello e do Festuris/Gramado, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, acompanharam de perto os preparativos e a montagem das estruturas, nos pavilhões do Serra Park, para a garantir que tudo esteja em ordem na abertura do 37ª Festuris-Feira Internacional de Turismo, O evento será realizado de quinta-feira, dia 06, quando às 19h ocorre a solenidade de abertura no Palácio dos Festivais, no centro, e vai até dia 09. Todas as palestras, focadas na temática escolhida para essa edição “Reimaginando o Amanhã”, bem como as reuniões de negócios, apresentações de produtos e divulgação de novos roteiros, ocorre no Serra Park, onde mais de 2.500 marcas estarão em exposição.
“A montagem está a todo vapor para receber o mundo em Gramado. Cada detalhe está sendo preparado com cuidado, porque o Festuris 2025 será inesquecível. Estamos prontos para viver grandes encontros, negócios e conexões que transformam o turismo. Nos vemos em poucos dias aqui em Gramado”, destaca Eduardo Zorzanello que inclusive mudou seu escritório de trabalho para o local.


Com foco em inovação, sustentabilidade e experiências transformadoras, o Festuris chega à sua 37ª edição consolidado como palco de grandes oportunidades para destinos, empresas e profissionais do setor turístico. A expectativa é reunir milhares de participantes do Brasil e do exterior, movimentando a economia e fortalecendo o posicionamento de Gramado como referência em turismo de eventos.
Realizado pela empresa Rossi&Zorzanello, o Festuris é considerado a mais importante Feira e Encontro de Turismo da América Latina e uma das maiores do País. O evento tem o patrocínio principal do Ministério do Turismo, Confederação Nacional do Comércio (Sesc /Senac) e Sebrae. Tem apoio de todas as entidades parceiras do turismo, como ABAV/Sindetur, Abrasel, ABIH, Afeet, Abrajet, entre outras. Neste ano, Portugal é o país convidado.
Turismo é inclusão em todas as áreas
Entre as muitas novidades da 37ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, figura um avanço em busca de mais inclusão e acessibilidade, através de uma estrutura robusta. Por meio de uma série de iniciativas idealizadas e executadas em parceria com as entidades MOVER e SEMEARHIS, o evento será muito mais do que um encontro de negócios e da mostra de tendências do turismo mundial, pois ações inéditas e cuidadosas foram pensadas para atender pessoas com deficiência visual, auditiva, com mobilidade reduzida e baixa visão. O objetivo é facilitar o acesso e proporcionar uma experiência completa, segura, informativa e acolhedora.
Se o Festuris sempre esteve à frente em iniciativas voltadas à inclusão – vide o Festuris de 2022, quando a palestrante com nanismo, Lelei Teixeira, jornalista e escritora, discorreu com grande competência sobre o tema “Acessibilidade e inclusão – desafios fundamentais do turismo para acolher a diversidade humana”; na 23ª edição, quando foram implantadas rampas para a acessibilidade de cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção, nos corredores, bem como a contratação de PCDs em edições anteriores – as iniciativas deste ano representam a consolidação do que vem sendo construído a cada ano pelos realizadores.
“As ações de acessibilidade do Festuris 2025 não são meras adaptações, são o reflexo de uma visão que entende a inclusão como parte da inovação e do desenvolvimento sustentável. O turismo é, e precisa ser cada vez mais, inclusivo e acessível. Com essa parceria com a Mover e a Semearhis, o evento demonstra que é possível, e necessário, construir espaços acessíveis com intencionalidade, planejamento e afeto. A gente está olhando para todas as pessoas e queremos transformar o turismo e inspirar quem trabalha com turismo”, destaca Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.

“Acreditamos que o turismo só é verdadeiramente transformador quando é para todos. A acessibilidade não é um diferencial, é um compromisso com a dignidade humana. No Festuris, temos a responsabilidade de inspirar o mercado a olhar com mais sensibilidade para as pessoas, todas elas. Incluir é enxergar, é acolher, é criar experiências que respeitem e valorizem a diversidade. E é esse o caminho que queremos trilhar”, pondera Marta Rossi, CEO do Festuris
Olhar da Mover para a inclusão
A entidade MOVER, que há anos atua com excelência na promoção da acessibilidade, será responsável por uma série de implementações que aliam tecnologia assistiva, design universal e empatia. Entre as novidades está a instalação de piso tátil no setor de credenciamento, garantindo a orientação segura de pessoas com deficiência visual desde o primeiro momento de entrada no evento.
Implantação de beacons (ou becons) nos espaços segmentados da feira. Esses pequenos dispositivos tecnológicos, do tamanho de uma bolacha, funcionam em conjunto com um aplicativo no celular. Ao passar diante de um desses espaços, o visitante com deficiência visual receberá automaticamente um áudio com a descrição detalhada do ambiente, suas dimensões e o conteúdo oferecido ali. É informação acessível em tempo real. O aplicativo de beacons estará disponível no guichê de credenciamento acessível. Além disso, será fornecida sinalização em braille para todos os expositores dos espaços Diversidade e B&I (Business & Innovation), ampliando a autonomia e a interação das pessoas cegas com os estandes.
Semearhis: acessibilidade em múltiplas formas de comunicação

A SEMEARHIS, com sua abordagem sensível e comprometida, oferece ao Festuris 2025 uma verdadeira rede de recursos acessíveis, que contemplam desde materiais em braille até vídeos com tradução em Libras.
Haverá audiodescrição sobre a feira e sobre a programação, permitindo que pessoas com deficiência visual tenham pleno entendimento sobre o evento e suas atividades, com riqueza de detalhes. Vídeos em Libras serão produzidos com dois focos: um convite para o evento e outro apresentando a programação completa, assegurando o direito à informação às pessoas surdas usuárias da Língua Brasileira de Sinais.
Já quem preferir recursos auditivos poderá acessar a narração em áudio da feira, da programação e do cardápio, tudo acessado por meio de QR Codes estrategicamente distribuídos em 15 locais dentro da feira.
Um grande destaque será a presença de dois mapas táteis, desenvolvidos em parceria com a Inclusiva Arquitetura – assessoria e desenho de soluções arquitetônicas: Um ao lado do Pavilhão 1 e outro entre os Pavilhões 1 e 2. Esses mapas são essenciais para que pessoas cegas possam compreender a estrutura do evento e se movimentar com mais segurança e autonomia.
Haverá ainda um recurso voltado à mobilidade e ao nanismo: equipamento de aluguel disponível no depósito LGBT+ Diversidade, pronto para ser retirado em caso de necessidade. Também todas as palestras nos palcos de conteúdo terão a tradução em Libras.
Futebol está garantido

Desde que o Festuris Gramado abriu suas portas pela primeira vez, em 1989, uma tradição se mantém viva e ganha novos capítulos a cada edição: o futebol. Em um campo onde o que está em jogo é muito mais do que a bola, profissionais do trade turístico nacional e internacional se enfrentam em uma partida onde a paixão nacional se mistura com o espírito de confraternização e networking. No dia 8 de novembro, às 9h30min da manhã, independentemente do clima, o Centro Esportivo da Várzea Grande, em Gramado, será novamente palco do encontro entre a Seleção Gaúcha e a Seleção do Resto do Mundo.

O jogo celebra a integração do setor turístico e fortalece a amizade fora dos corredores da feira e mesas de negócios. No comando, como sempre, Larri Doile, empresário e um dos organizadores. “Nunca houve uma briga, e é por isso que o futebol do Festuris se mantém até hoje. Esse futebol é um encontro de amigos, é aquele momento de descontração, claro, mas também de conexão e networking. No fim, o futebol em si é uma consequência”, define. E como também é tradição, a partida termina com uma churrascada.
Norte e Nordeste vêm animados


Manaus, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte já estão em articulação, por meio de seus governos estaduais, secretarias de Turismo e representações municipais, para marcar presença com estandes, ativações de marca e ações institucionais no evento, que é considerado um dos mais importantes da indústria turística da América Latina.
Mais informações:
www.festurisgramado.com e @festurisgramado
