Maceió Alagoas tem diversos atrativos além das praias

Convite para o entretenimento em Maceió Alagoas

Maceió Alagoas

Prédios históricos como o da Assembléia Legislativa (1850) emolduram as paisagens de Maceió

Quando o renomado guia de turismo Roger Melo começou a “contar” a sua Alagoas e Maceió, jornalistas de turismo presentes ao Encontro do Conselho Nacional da Abrajet, em Maceió Alagoas, ficaram atentos. É que já tinham tido, no dia anterior, uma pequena, mas grandiosa amostra do que estava por vir, do que poderia ser ainda melhor.

Maceió Alagoas

Ônibus de transfer ajudam a conhecer a cidade e praias

Um city tour deu alguma ideia de como poderia ser ainda mais encantador conhecer e curtir desde a orla, passando por Pajuçara, a linda Praia de Ponta Verde, até a cidade antiga.

Maceió Alagoas

Praia de Ponta Verde à noite

Na orla os coqueirais, nas ruas mangais e amendoeiras fazendo sombra e garantindo um visual estupendo. Nesse tour o visitante conhece os casarios, alguns parte da história do século XVIII, outros de quando o algodão ou “ouro branco” era a moeda forte daquela região. O porto, cujas obras iniciaram em 1865, com um ancoradouro, mas cujas obras e benfeitorias se arrastaram por mais de 100 anos, conta, junto com a Catedral de Nossa Senhora dos Prazeres, boa parte da história de Maceió. Desde o bairro Jaraguá, o mais antigo, já no centro, até um dos mirantes – o Ambrósio Lira – de onde se vê a cidade e o mar como pano de fundo, a cultura da Capital de Alagoas se desnuda.

Maceió Alagoas

Hotéis modernos como o Ponta Verde Maceió estão situados na praia.

Uma sucessão de prédios, museus, teatros, o Palácio dos Martírios (do governo). Nos museus é possível apreciar peças de arqueologia e de etnografia indígena, arte sacra, esculturas e diversos tipos de expressões artísticas locais. Destacam-se o Museu de Arte Pierre Chalita, o Museu Histórico e Geográfico, o Museu de Arte e do Som, o Museu do Comércio e o Museu Theo Brandão.

Maceió Alagoas

Museu de arte e som de Alagoas

Banhada por um mar de azul profundo, ora verde esmeralda, Maceió também conta com muitas lagoas, o que a torna especial, ou o Caribe Brasileiro. As principais lagoas são Mundaú e Manguaba, esta última com nove ilhas que merecem ser visitadas em um passeio refrescante entre mangais. Ali se podem apreciar os pescadores em plena atividade. Mas antes de entrar mar e lagoas adentro vale conhecer e aqui sim – comprar – o artesanato local. Claro que lojinhas e pavilhões de venda de artesanato podem ser encontrados em diversos pontos na beira da praia, na orla que tem seis quilômetros de extensão, abrangendo Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, as três enseadas. Mas conhecer o Pontal da Barra, onde as artesãs fazem seu trabalho e comercializam é programa especial.

Maceió Alagoas

Rendeiras de filé

Numa boa pechincha é possível incluir nas lembrancinhas uma toalha e conjunto de mesa de Filé por um preço especial. O Filé é um tipo de renda que veio com os colonizadores portugueses e que na região foi passando de “mãe para filha” até os dias atuais. Algumas artesãs fazem murais com o Filé, peças que são utilizadas na decoração de ambientes, contribuindo com leveza e muita cor para abrandar e enfeitar recantos e mesmo na separação de ambientes.

 

Maceió Alagoas

Catedral de Maceió

VEJA O QUE FAZER

*Navegar até as piscinas naturais da praia de Pajuçara. Os valeiros e catamarãs ficam ali na praia e até mesmo quem tem dificuldades físicas já contam com equipamento especial.

.*Na piscina fique boiando, observando, e se tiver preparo mergulhe para olhar os corais. Os lugares mais próprios para essa observação é na orla de Ipioca, onde os corais são muitos;

*Caminhar pela orla, visitar lojinhas de artesanato. Tem a Feirinha da Pajuçara, Pavilhão da Pajuçara e Guerreiros de Alagoas.

 *Nessa caminhada parar em algum dos diversos bares que ficam na beira da praia, pedir sem medo um peixe fresquinho ou até mesmo receitas mais complicadas. Um bom prato também é uma tapioca com sabor de preferência;

* Sucos de siriguela, de cajá, manga, graviola, ou uma água de coco são pedidas imperdíveis;

*Os desportistas (os que gostam de gastar energias) podem alugar uma bicicleta e rodar pela ciclovia a beira mar desde a Praia do Pontal da Barra

*Os bons de surf podem pegar ondas nas praias de Cruz Almas, Jatiúca, Jacarecica e Riacho Doce;

* Saborear um sorvete de macaxeira com melado como sobremesa no restaurante Divina Gula. E no cardápio uma caldeirada. Não tem erro.

Artesanato e lembranças

Artesanato e lembranças

Nesta viagem a equipe do blog teve o apoio de:

http://www.cvc.com.br/index.aspx

http://www.avianca.com.br

http://www.hotelpontaverde.com.br/maceio/

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink