Missões Jesuíticas são atração pela grandeza da sua rica história

São Miguel das Missões - ruínas históricas

Imagem de São Miguel nas ruínas dos arquivos da Secretaria de Turismo de São Miguel

Reprodução do convite do Seminário Histórico Cultural

Reprodução do folheto/convite para Seminário

Uma comitiva liderada pela Associação Amigos das Missões fez uma promoção das potencialidades turísticas dos Sete Povos em evento realizado na sede da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), em Porto Alegre. Na oportunidade, autoridades, técnicos, empresários do setor de turismo e negócios destacaram as muitas atrações da região. O município de São Miguel das Missões, a capital dos Sete Povos das Missões, que foi atingido por  um tornado, em 24 de abril deste ano de 2016,  anunciou já ter recuperado os danos, e que o Sítio Arqueológico está recebendo turistas, da mesma forma que o Museu das Missões, cujas obras foram transferidas para outro local com possibilidade de visitação diária, também sem prejuízo dos turistas.  Outro evento, desta vez um Seminário Histórico Cultural Missões Jesuíticas, será realizado no Santander Cultural, em Porto Alegre, no final deste mês de julho, dia 31, das 14h30min às 17h30min, com participação gratuita, mediante inscrição pelo missõ[email protected]. Os escritores Alcy Cheuiche e José Roberto de Oliveira serão os ministrantes.

Professor José Roberto e Carlos Augusto, presidente da Associação dosAmigos das Missões

Professor José Roberto e Carlos Augusto, presidente da Associação dos Amigos das Missões

Imagem das Missões apresentadas na palestra

Imagem das Missões apresentada na palestra

Além de apresentar roteiros envolvendo as cidades vizinhas, no evento realizado na Abav/RS, foi mostrado o novo espetáculo Som & Luz, que é apresentado todas as noites nas Ruínas de São Miguel, agora também nos idiomas Espanhol e Inglês. As vozes de artistas famosos (Fernanda Montenegro, Lima Duarte, Juca de Oliveira, Rolando Boldrin e Armando Bógus, entre outros) que reproduzem os personagens históricos da saga jesuítica – guarani,  foram mantidas.  Na oportunidade, o professor José Roberto de Oliveira, proferiu uma palestra na qual discorreu sobre uma história de mais de 10 mil anos, que é o tempo estimado da saga dos indígenas, entrelaçados depois com os Jesuítas que chegaram trazendo a religião Cristã para a região, isso depois do descobrimento da América. Conforme José Roberto, a principal cidade desta macro-região era Assunción e lá os jesuítas chegaram em 1582, cristianizaram nas selvas até 1609, quando criaram o método das Reduções Jesuíticas-Guarani – a Província Jesuítica do Paraguai, onde urbanizaram os nativos criando um novo modelo de sociedade. A partir deste momento fundam 30 reduções que foram atacadas pelos Bandeirantes que, naquele momento, mataram cerca de 600.000 guaranis. A história desse povo e dos massacres e lideranças – que também são tão bem contadas nas obras dos escritores Barbosa Lessa e Alcy Cheuiche –  foi um dos pontos altos desse evento voltado ao turismo. De acordo com o palestrante, “visitar as Missões é dar um mergulho na história da formação do mundo gaúcho e da América latina”. Destacou que  São Miguel é o único patrimônio histórico e cultural da humanidade no Sul do Brasil e que uma visita ao antigo templo que está dentro do sítio arqueológico, pode  dar uma ideia do conjunto dos elementos arquitetônico construído por jesuítas e nativos. Lá podem ser visualizadas a casa dos padres, a escola, as oficinas, o cotiguaçú (onde eram cuidados os órfãos, viúvas e necessitados), o cemitério, o conjunto das casas dos índios e uma centena de peças de escultura do período jesuítico-guarani, os sinos e tantos outros elementos arquitetônicos.

Missões - Hostel Pousada Temática, foto Divulgação pela Pousada

Missões Hostel- Pousada Temática, foto divulgação pela Pousada

Missões - Hostel mantém padrão arquitetônico missioneiro

Missões-Hostel mantém padrão arquitetônico missioneiro

A infraestrutura para receber o visitante é completa na região. Além de pousadas, como o Missões Hostel – Pousada Temática ligado a Hostelling International,  que fica ao lado do sítio  arqueológico de São Miguel das Missões, existe excelente rede de bares e restaurantes no entorno. O ambiente no Hostel segue um projeto arquitetônico no estilo das antigas construções da Redução de São Miguel Arcanjo, principalmente nos alpendres e avarandados, no uso de pedras de arenito rosa e nas telhas de barro. O Hostel, conta com Sala de Estar com Lareira, Biblioteca, sala de TV e Vídeo, internet sem fio (wireless), piscina, sala de estar com lareira, sala de jogos, Bistrô, Cozinha coletiva , Refeitório, Churrasqueiras e Lavanderia. Segue um padrão internacional no atendimento ao hóspedes, assegura o proprietário, Carlos Augusto Alves, presidente da Associação dos Amigos das Missões.Na área também fica o Tenondé Park Hotel, situado próximo ao sítio arqueológico de São Miguel das Missões. Possui em sua arquitetura a característica principal do Barroco Missioneiro, com avarandados que retomam o estilo das casas da antiga São Miguel Arcanjo, colocando seus hóspedes em sintonia com a cultura da região. O Tenondé busca valorizar a cultura guarani e a mantém presente seja em sua decoração, utilizando artesanato local, como também na denominação de suas alas: Cairú (mata escura), Kuaray (luz do sol), Jacy (lua), Arasy (aurora).

Algumas fazendas recebem visitantes que podem ter seu “dia de atividades na área rural”. Outra atração que já é tradicional se fazer presente no Festival de Turismo de Gramado, são as benzedeiras ou benzedores. Existem 70 descendentes de Guaranis que fazem as benzeduras e recebem os turistas em suas casas.

Missões - tenondé park hotel

Tenondé Park Hotel e ruínas das Missões ao fundo – foto divulgação

Na região – nas demais cidades dos Sete Povos – é possível visitar o Santuário do Caaró, local da morte dos Santos da Igreja – Roque Gonzales e Afonso Rodrigues.  Santo Ângelo, conta com museus e locais missioneiros e, comouma das cidades principais terá, ainda neste segundo semestre de 2016 , uma linha aérea pela Azul Linhas Aéreas Brasileiras. O anúncio foi feito durante o lançamento do voo Porto Alegre – Montevidéu, no começo deste mês de julho. Na oportunidade, o diretor de Planejamento e Alianças da Azul, Marcelo Bento Ribeiro afirmou que faltam apenas detalhes para a rota ser inaugurada.

Missões - tenondé park hotel

vista aérea do Tenondé Park Hotel nas Missões – foto divulgação

Missoes - tenondé park hotel

Piscina do Tenondé Park Hotel nas Missões – foto divulgação

Em São João  Batista, São Lourenço e São Nicolau, também três patrimônios nacionais,taprofundar o conhecimento da temática. Já São Borja conta com o Museu Getúlio Vargas e no seu cemitério estão sepultados dois presidentes da República: Getúlio Vargas e João Goulart. No mesmo cemitério está sepultado, também, o grande líder Leonel Brizola, que foi prefeito de Porto Alegre, governou o Rio Grande do Sul, foi duas vezes governador do Rio de Janeiro e liderou o movimento político mais significativo em favor do respeito à Constituição Brasileira, a Legalidade.

Marcelo Bento da Azul

Marcelo Bento, dirigente da azul

A proposta dos empresários do setor de turismo da região e do Rio Grande do Sul  é no sentido de implantar um roteiro integrado que envolva as Missões do RS, da Argentina e do Paraguai. Algumas agências já organizam esses passeios, levando os turistas às praças de Santa Maria Maior, Loreto, Santa Ana e San Inácio Mini (Argentina) e atravessando o rio Paraná para o Paraguai, em visita a San Cosme e Damian e  San Ignácio Guazú. Uma rota que vem ganhando adeptos, a cada ano, é o Caminho dos Missões, no estilo de Santiago de Compostela, Espanha. Vale consultar agentes de viagens para informações ou com a prefeitura.

www.saomiguel-rs.com.br/

www.abavrs.com.br/

www.tenonde.com.br

www.pousadatematica.com.br 

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink