Festuris Gramado terá painel turismo do amanhã, a sustentabilidade

Na entrada o ponto de encontro de amigos de várias cidades

                Ronaldo Santini e Leônidas Oliveira, secretários de Turismo do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais estão confirmados no palco Meeting Festuris, espaço de conteúdo que reúne grandes líderes e pensadores do setor na Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris 2025) na sua 37ª edição.

O gaúcho vai versar sobre o intenso trabalho em busca de mais visitantes ao Estado – pois ainda não houve a plena recuperação após a enchente de 2024, que atingiu diversas regiões do Rio Grande do Sul, tendo as águas do Guaíba invadido o centro de Porto Alegre e o aeroporto Salgado Filho e Rodoviária, que ficaram inoperantes por vários meses –  e, ainda, a sua luta para despertar outras regiões ao setor de turismo, numa atuação que tem sido marcada pela busca de sinergias entre o turismo, a produção local e o desenvolvimento regional, com ênfase na valorização do interior e no fortalecimento das cadeias produtivas.

Estande de Minas Gerais no Festuris, em 2023

         Já o mineiro deverá versar a respeito de resultados obtidos com ações adotadas por ele mesclando turismo e cultura lado a lado. Leônidas Oliveira é arquiteto, historiador da arte e um estudioso apaixonado pela relação entre cultura e espaço urbano. Com PhD em teoria da arquitetura pela Universidade de Valladolid e especialização em restauração do patrimônio pela Universidade de Alcalá de Henares, ambas na Espanha, Leônidas alia conhecimento acadêmico a uma vasta experiência em gestão pública. Já presidiu a Belotur, a Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, a Funarte e até mesmo a Embratur. Desde 2020, lidera a integração entre cultura e turismo em Minas Gerais, transformando o estado em uma referência de valorização da memória, da arte e da hospitalidade.

A sustentabilidade ambiental. O plantio da Árvore da integração, a Araucária

            A abordagem de ambos será “Turismo do amanhã – Perspectivas para o Desenvolvimento Sustentável dos Destinos Turísticos”. Embora em circunstâncias bem diversas, Ronaldo Santini, advogado, deputado estadual, ex-secretário de Desenvolvimento Rural e a Secretaria de Apoio à Gestão Política e Administrativa e atual secretário de Turismo do Rio Grande do Sul e Leônidas Oliveira, secretário de turismo de Minas Gerais, convergem no compromisso com a valorização do patrimônio, o desenvolvimento territorial e a construção de políticas públicas que promovem o turismo como vetor de identidade, renda e inovação, com respeito a sustentabilidade. Os ingressos para os interessados nesse painel já estão à venda no site oficial.

Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, CEOs do Festuris

         Neste ano, o Festuris acontece de 6 a 9 de novembro, nos pavilhões do Serra Park em Gramado, sob a temática “Reimaginando o Amanhã”. O país homenageado será Portugal. Para formalizar a inscrição o profissional deve clicar em “Faça sua inscrição” e em seguida selecionar sua função correspondente. Agentes de viagens, guias de turismo, convidado embaixador, imprensa, criadores de conteúdo e assessores de imprensa estão com suas inscrições, que são gratuitas, abertas. Podem ser feitas diretamente no site do Festuris www.festurisgramado.com.br

Portugal será o país homenageado, mas o poeta Fernando Pessoa vem quase todos os anos

            “Estamos muito empolgados e entusiasmados anunciando que as inscrições estão abertas. Temos certeza que esta será a melhor de todas as edições. Mais do que um evento, o Festuris é um ponto de encontro de mentes visionárias, onde o futuro do turismo ganha forma através de conexões, conhecimento e inovação. Em um mundo em constante transformação, acreditamos que é no encontro entre os profissionais que construímos um turismo mais humano, sustentável e próspero”, destaca Marta Rossi, CEO do Festuris e da Rossi &Zorzanello, empresa responsável pela realização do maior evento de negócios e turismo do Brasil.

          No ano passado, o evento recebeu mais de 15 mil profissionais do turismo de todo o Brasil e de vários países, 53 destinos internacionais divulgaram seus potenciais em Gramado. Cerca de duas mil e setecentas marcas lotaram os corredores com muita criatividade e interação. E mais de 480 milhões de reais foram gerados em negócios entre os participantes, o que coloca o Festuris como a feira de negócios turísticos mais efetiva das Américas.


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Jurema J Silva

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Você pode gostar...

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading