Gramado mostra projeto de resgate das hortênsias no 37º Festuris

Quem ainda se lembra da ida para Gramado com as rodovias, ruas e avenidas cobertas por flores de Hortênsias coloridas? Sou desse tempo, aquele em que se falava “região das hortênsias e elas – com suas folhas muto verdes e flores vigorosas, muito coloridas, nos vários matizes de azul ao rosa e vermelho – estavam lá, embelezando a paisagem desde Nova Petrópolis até São Francisco de Paula. Mas Gramado se destacava, pois como fica no miolo dessa região, tinha ruas, avenidas, jardins e tantos outros locais cobertos por hortênsias. A cidade cresceu muito, tem sido muito desejada turisticamente, pois conta com produtos de toda ordem e serviços de qualidade, porém as hortênsias cederam bastante espaço para equipamentos.
Só que, durante o 37º Festuris – Feira Internacional de Turismo, que será realizada de 06 a 09 de novembro próximo, dentro do Espaço Luxury, será lançado o Projeto Hortênsias – uma iniciativa que vai muito além de ampliar o embelezamento da cidade. O projeto propõe um movimento de resgate da essência gramadense, tendo como inspiração a flor que transformou a cidade em um dos destinos turísticos mais encantadores da América do Sul: a hortênsia. Com essa agenda, 100% dos espaços disponibilizados no Salão Luxury foram preenchidos, consolidando o ambiente como a principal vitrine do turismo de luxo na América do Sul. O feito além de destacar o excelente momento do turismo de luxo, marca também os 10 anos de consolidação deste que se tornou um ambiente exclusivo e estratégico do Festuris.

E no final de setembro último já foram escolhidos madrinhas e padrinhos para conduzirem essa cruzada de volta ao passado, porém com um pé no futuro. Num evento com a Imprensa, realizado no Hotel Bavaria, foram dadas as informações de que forma esse projeto vai atuar. Um total de 14 padrinhos e madrinhas serão os responsáveis pela articulação que objetiva levar a cidade a viver um novo capítulo de valorização de sua história e identidade cultural com o Projeto Hortênsias . Nada mais natural do que chamar Iraci Casagrande Koppe, de 93 anos, a primeira rainha das Hortênsias, eleita em 1958, ano da primeira Festa das Hortênsias para abria a lista das Dindas.
Jussara Hoppner, proprietária do Mini Mundo, personalidade que ajudou a dotar Gramado de atrativos que levam milhares de turista até Gramado e o ex-prefeito de Gramado Pedro Bertolucci fazem parte dos “históricos”. Mas gente jovem, como a major Cláudia Maldaner também fazem parte do grupo que estará na condução do projeto, junto com o atual secretário de Agricultura, Eliezer Lima, a secretária de Educação, Simone Tomazelli, a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, e a proprietária do Hard Rock Café, Gabriela Michaelsen, juntos com Maria Helena Acorsi Willrich, o professor Daniel, o professor Romeu Riegel, a artista Rita Gil, e os jovens Matheus Tomazelli e Gabriela Thoen Krause formam o grupo de 14 nomes.
Projeto Hortênsia
Idealizado pela empresária Beatriz Gehlen, com curadoria de Luciana Thomé e realização da Rossi & Zorzanello, o projeto visa fortalecer o sentimento de pertencimento da comunidade, conectando o passado, o presente e o futuro de Gramado por meio de ações educativas, culturais e sociais e, naturalmente, aliando tudo à economia do turismo que tornou o destino em referência mundial.

Um dos pilares do Projeto Hortênsias é a integração com a rede de ensino da cidade. Alunos das escolas gramadenses participarão de atividades que incluem a distribuição de materiais didáticos, oficinas e conteúdos sobre a importância da hortênsia como símbolo local e do bem receber os visitantes. A iniciativa visa construir um legado cultural desde a infância, conectando gerações por meio da flor que moldou a identidade da cidade.
Além disso, estão previstas ações de plantio de hortênsia, criação de um livro infantil e um jogo pedagógico, reforçando o compromisso com a educação e a valorização do conhecimento local.
A empresária Marta Rossi, CEO da Rossi & Zorzanello e do Festuris, define a importância da Hortênsia para a cidade. “A hortênsia foi o arranque para o desenvolvimento econômico de Gramado. Esse projeto é uma ação de resgate profundo, emocional e social, que pretende reacender o orgulho de ser gramadense e deixar um legado duradouro para as próximas gerações”, enfatiza Marta. Ela destaca que o Festuris tem feito seu papel, apoiando iniciativas, lançando novas ideias com o objetivo de possibilitar um desenvolvimento harmônico e sustentável.

Na edição deste ano, o Festuris irá celebrar os 10 anos do Plantio e Troféu Árvore da Integração, através da Costa Rica – pais convidado para o plantio da árvore da integração, a araucária -, o que vem sendo feito desde 2015. Por iniciativa do jornalista Wilson Sierra, nascido uruguaio e nacionalizado brasileiro – falecido em julho desde ano de 2025, em Porto Alegre, aos 96 anos – que integrou as diretorias da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (RS) do Fórum Ibero-Americano de Jornalistas de Turismo. O plantio representa um simbolismo de sustentabilidade. No ano de 2024, a Localiza fez o plantio, devido aos processos de sustentabilidade na sua gestão. Em 2025, o destino homenageado será a Costa Rica, em reconhecimento à sua notável atuação em políticas sustentáveis. O país é referência global por iniciativas voltadas à proteção da biodiversidade, energia limpa, inclusão comunitária e boas práticas de ESG (ambiental, social e governança).
A araucária é uma espécie nativa, protegida por lei ambiental e considerada um símbolo de resistência e longevidade. Com expectativa de vida que pode chegar a 400 anos, o seu plantio durante o Festuris representa uma homenagem e um gesto de compromisso com a preservação ambiental, além do fortalecimento de um turismo mais responsável e sustentável.

“O Troféu Árvore da Integração celebra uma década de compromisso com o meio ambiente. Homenagear a Costa Rica neste marco é reconhecer um modelo de gestão sustentável que inspira o mundo”, destaca Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.
Além da Costa Rica, que estará presente no Festuris, a charmosa cidade de Puerto Varas, no sul do Chile, confirma presença no Festuris Gramado 2025, com destaque no Espaço Wedding, voltado ao mercado de casamentos e luas de mel. Localizada na entrada da Patagônia chilena, às margens do majestoso Lago Llanquihue e sob a imponência do Vulcão Osorno, a cidade leva ao evento todo o encanto de um destino que une natureza exuberante, tradição cultural e hospitalidade de alto padrão.

Em Puerto Varas, o turismo é o coração da cidade. Com mais de 380 serviços turísticos cadastrados, o setor se consolidou como a principal indústria local, oferecendo experiências autênticas em hospedagem, gastronomia, lazer e aventura. De hotéis cinco estrelas a cabanas acolhedoras, passando por um rico circuito de restaurantes e confeitarias com influências alemãs, cada detalhe é pensado para proporcionar estadias memoráveis. Distante apenas 1h40min de voo de Santiago, Puerto Varas é acessível, charmosa e cercada por paisagens de tirar o fôlego. A cidade é porta de entrada para o Parque Nacional Vicente Pérez Rosales, onde o visitante encontra florestas centenárias, rios cristalinos, vulcões e cachoeiras.