Altes Sägewerk – Restaurante em Santa Maria do Herval

Santa Maria do Herval é um município que integra a Rota Romântica. Um destino quase escondido no meio da mata, mas com muitos pontos de grande beleza natural, que congrega  pequenas comunidades , a quase totalidade de origem alemã. Para conhecer a apreciar essa região a dica é ingressar na RS 373 na BR 116, na altura do Morro Reuter ou, ainda, o que é muito bom – pois é mais descida que subida –  retornar de Gramado pela mesma via, entrando na Várzea Grande. Existem trechos ainda sem asfalto, mas com boa sinalização e sempre com alguém disposto a dar informações precisas.  Nesse caminho existem muitos atrativos que podem ser visitados – a maioria de belezas naturais – como a Cascata do Herval, com 125 metros de queda livre; a Cascata Michel, a 3 quilômetros do centro da cidade: a Caverna dos Bugres, onde teriam vivido caingangues e, na cidade, a Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, em estilo Gótico, construída em 1910. Há um Museu, mas nunca encontrei aberto, pois só visitei a região em finais de semana, mas esse dia chegará. Existem também atelier de artistas ao longo da Rota, já na via asfaltada e mais próximo da BR 116.

Santa Maria do Herval

Decoração interior com antigas ferramentas da serraria

Em meio a essa rota,  alguns restaurantes de comida caseira estilo alemã, são uma boa pedida para recuperar as forças após as andanças. Um desses  é o Restaurante Temático Altes Sägewerk  (velha serraria), localizado no bairro  Boa Vista, na Rua 25 de Julho, numa encruzilhada da RS 373.

Santa Maria do Herval

Fachada do restaurante Altes Sägewerk

É fácil localizar o estabelecimento porque ao lado de uma casa estilo geminada está uma Roda de Água, que moveu, no passado, a serraria. É difícil contar a quantidade de pratos à mesa, cada qual mais saboroso, com rodízio de carnes e por fim um buffet de sobremesa, de sexta-feira até domingo.  Nos demais dias da semana o bifê de comidas colonias é uma tentação. O  Casarão, antes uma serraria, foi reconstruído, mantendo-se no porão o maquinário e a roda de água que movia as serras.  No salão do restaurante foi preservada a parte superior da serra e foram dispostos painéis  nas paredes, mostrando as muitas ferramentas que eram usadas no trabalho da serraria. Vale uma visita no porão para ver como eram as muitas polias e serras. O ambiente é administrado por um jovem casal que apostou no bom atendimento para atuar no turismo, com a área de gastronomia ligada a história do local.

Roda d'água que movimentava a antiga serra

Roda d’água que movimentava a antiga serra

http://www.rotaromantica.com.br/pt-BR

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink