Canela festeja Nossa Senhora de Caravaggio com romaria
– fotos de Diego Santos/ estrategiacom.com.br
O mês de maio é dedicado, no Brasil, à Nossa Senhora. Na minha pequenina cidade (localidade, de Rio das Pombas, Pouso Redondo – SC) como anjo, ainda muito pequena, coroei Nossa Senhora das Graças, que me acompanha nas horas boas e más. Em cada região são realizadas missas, procissões, solenidades em louvor a Senhora que teve a privilégio de ser a Mãe de Jesus Cristo, conforme a fé dos povos Cristãos, aos quais me associo. Neste final de semana de 23 até dia 26, segunda-feira, de maio de 2014, é dedicado a Nossa Senhora do Caravaggio, homenageada em praticamente toda a região da Encosta Superior do Nordeste, Serra e Região das Hortênsias, no Rio Grande do Sul. Para se ter uma ideia, de como a Mãe de Deus é venerada, na região, basta informar que o técnico da seleção brasileira, que estará enfrentado, em Solo Pátrio – portanto em nosso País, no Brasil – outras grandes Seleções, é devoto da Virgem de Caravaggio.
A jornalista Luciana Zanatta, de Canela-RS, nos envia material informando que houve a solenidade de benção aos jovens no sábado e que cerca de 15 mil veículos despertaram Canela na manhã deste domingo (25), com a Romaria Motorizada e de Motociclistas, que integra a programação da 54ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio. Frotas inteiras de empresas de Canela e cidades vizinha, automóveis particulares e centenas de motociclistas buscaram as bênçãos de Maria do Caravaggio. Muitas pessoas também participaram do cortejo a pé para pagar promessas e pedir graças. No percurso, pessoas de pés descalços, carregando crianças e até cruz enaltecem a fé. Os fiéis percorreram o trajeto de sete quilômetros, da Catedral de Pedra ao Santuário do Parque Saiqui, onde ocorreram os festejos do evento. A 54ª edição da Romaria e Festa se encerra nesta segunda-feira (26), feriado no município, quando ocorrerá a Romaria a Pé, que tem a expectativa de reunir milhares de devotos da Santa e a organização promete surpreender o público, nos momentos que antecedem a Missa Campal e durante a mesma. O reitor do Santuário das Mães, de Novo Hamburgo Monsenhor Airton Haack e o pároco da cidade Juscelino Martinez Braseiro Júnior celebraram a missa campal. A 54ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio de Canela é uma realização da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes
ROMARIA A PÉ
Nesta segunda-feira (26), acontecerá a principal atividade do evento, que é o mais antigo da cidade: a Romaria a Pé. É o momento em que milhares de fiéis pagam promessas e renovam seus votos junto à Santa. A caminhada partirá da Catedral de Pedra às 9 horas, em direção ao santuário. O Santuário de Caravaggio de Canela é responsável pela fomentação do turismo religioso, já que promove o maior evento do segmento religiosos na Região das Hortênsias. Luis Felipe Scolari já percorreu a pé, de Caxias do Sul, até Farroupilha, onde fica o Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio. Ele agradecia, naquele ocasião, o resultado da última Copa, que foi conquistada pelo Brasil em 2002. A partir das 13 horas, haverá festejos populares e tarde dançante.
HISTÓRIA
A história conta que a Virgem Nossa Senhora apareceu para uma mulher chamada Joaneta, filha de Pedro Vacchi e esposa de Francisco Varoli, homem de mau caráter e coração duro que maltratava a mulher. Na tarde de 26 de maio de 1432, ela estava em um prado, em Mazzolengo (Itália), colhendo pasto para seus animais, prestes a voltar para sua casa, onde teria de suportar seu marido. O conforto dela nesta aflição era a oração. Os suspiros e as invocações à mãe de Deus foram elevados e apareceu uma visão luminosa de uma mulher, vestida de azul com a cabeça coberta por um véu branco, de aspecto nobre, majestoso e amável. Grande alegria invadiu o coração da vidente e aliviou suas dores. A visão da Virgem Maria falou e consolou sua serva. Uma fonte de água brotou no lugar onde pousaram os pés da virgem e esta água passou a operar milagres. Em tempo de guerra, Joaneta tornou-se mensageira de Nossa Senhora e proclamou a mensagem de paz, primeiro em Caravaggio e depois aos governantes e às populações de Milão, Veneza e Constantinopla.
A SANTA EM CANELA
A primeira Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio de Canela aconteceu em 1960, logo depois que Angela Rigotto doou a imagem da Santa e o cônego João Marchezzi, então pároco da cidade, decidiu que a mesma deveria ficar no Parque Saiqui, onde está situado o Santuário de Caravaggio.
No início da década de 60, foi construída a capela onde, até hoje, são celebradas missas durante o ano todo e é também o local em que os pagadores de promessas depositam muletas, capacetes, fotos e outras homenagens à santa de Caravaggio.