Gastronomia italiana é atração principal na FenaMassa, em Antônio Prado
Antônio Prado está pronta para receber os convidados para a 5ª edição da FenaMassa. Descendentes dos fundadores da Sexta e última, das chamadas “antigas colônias da imigração italiana”, estiveram em Porto Alegre fazendo o lançamento, numa noite em que o Galão Crioulo do Palácio Piratini serviu de palco para uma pequena, mas saborosa e animada mostra do que será esse evento que brinda a gastronomia italiana, e que ocorre de 11 a 16 e 19 a 23 outubro. Se depender da mostra apresentada, que movimentou as diversas ilhas gastronômicas – como sopa de capeletti, tortei ao molho bolognesa, lasanha de quatro queijos e salada de penne com tomate seco, grão de bico e ricota, tudo acompanhado por vinhos ou suco de uva tudo isso de produção pradense – o Festival de Massa, ou FenaMassa, será um sucesso.
Para o presidente da CIC de Antônio Prado, Diógenes Weber, cada edição da FenaMassa traz um novo desafio. “O sucesso conquistado nessas quatro edições já realizadas nos impõe a sermos melhores a cada ano, buscando surpreender os nossos visitantes, os turistas, apoiadores e patrocinadores e, essencialmente, a nossa comunidade”. O presidente do evento, Gustavo Samuel Giulian, esteve no lançamento acompanhado por grande comitiva, composta, entre outros, pelo presidente da CIC Antônio Prado, Diógenes Weber, o vice-presidente de Agropecuária da instituição, Rodrigo Ravanello, a secretária de Turismo e Comércio do município da Serra, Carla Chilanti Pinheiro, e personagens marcantes como a Nonna, a Mamma e os netinhos. A Corte do Festival, a rainha Manoella Restelatti Sandi e as princesas Ana Paula Borsoi e Bruna Galvani Bertoldo, recepcionou os convidados. A cantora Mari Mussoi entoou o jingle do evento e animou o coquetel com repertório variado em voz e violão.
O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, natural da Serra Gaúcha, destacou sua relação próxima com o município e a força dos imigrantes italianos na construção da comunidade. “Antônio Prado fez uma longa caminhada para se tornar o que é hoje e traz consigo uma linda história de famílias que se perpetua através dos anos. Recebê-los aqui no Piratini é uma forma de valorizar essa marca da cidade”, disse.
De acordo com material da Assessoria de Imprensa do Palácio Piratini e da FenaMassa, o Festival terá entrada franca, constará de diversos pratos e bebidas, além de atrações culturais com música e animação típica italiana. Promovida pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária (CIC) de Antônio Prado, o evento tem o patrocínio oficial da Nordeste Alimento e acontece no Centro Histórico de Antônio Prado.
Distante 180 quilômetros de Porto Alegre, para RS- 122, Antônio Prado tem uma história exclusiva. Fundada em maio de 1886, em seu Centro Histórico e arredores mantém o antigo casario preservado, tanto que foi tombado como Patrimônio Histórico Nacional. No Museu, pode ser conferido mais de 500 objetos que contam a história de um cotidiano de muito trabalho e singelas alegrias. O enxoval das italianinhas, as louças e talheres que serviam para degustar um pescoço recheado ou uma fotáia, os cálices para o vinho da pipa, o arado, o lampião, os trituradores. As fotografias dos momentos gloriosos em que a comunidade juntou as mãos e trabalhou duro para embelezar a cidade. Por isso, objetos de uso e roupas de nossos imigrantes formam o acervo contando a história da região, de acordo com informações no site da Prefeitura. Aproveitar os feriados de outubro para provar as iguarias que a FenaMassa oferece, é uma oportunidade especial para conhecer aquela cidade e sua história.
FenaMassa 2016 – de 11 a 16 e 19 a 23 outubro
Horários de funcionamento:
Terça-feira, 11 de outubro: das 17h às 22h
Quarta-feira, 12 de outubro, feriado: das 10h às 22h
Quarta (19/10), quintas e sextas-feiras: das 18h às 22h
Sábados e domingos: das 10h às 22h