28º Festuris encerra com sucesso e muitos lançamentos

Todos os estados presentes. A baina visita o estande de Las Vegas

Todos os estados presentes. A baiana visita estande de Las Vegas

As atrações da Feira Internacional de Turismo levaram os cerca de 14 mil participantes do 28º Festuris – Festival de Turismo de Gramado, a viajar e desfrutar de locais e produtos diversificados. No encerramento, sábado (05.11.2016), os organizadores apresentaram um balanço indicando que 8.041 profissionais presentes eram compradores, em busca do melhor para sua clientela.

No espaço acessibilidade, cão guia é atração

No espaço acessibilidade, uma exigência no setor de turismo, cães guias foram atração

Uruguai com todas as suas regiões

Uruguai com todas as suas regiões

Não se arrependeram, pois duas mil marcas estavam ali representadas, fosse de cidades, cujos administradores ou entidades estão interessadas em divulgar os atrativos, criando uma nova rota turística, ou empresas de entretenimento e lazer. Santa Catarina veio com suas praias, a bela capital Florianópolis, a histórica Laguna, Santo Amaro da Imperatriz, suas termais e os Vales e Planalto Catarinense.

Beto Carreiro abrilhantou ala dos Parques Temáticos

Beto Carrero abrilhantou ala dos Parques Temáticos

Entre esses parques temáticos, como Beto Carrero, Alpen Park, Floribal, entre outros, operadoras levando produtos de todos os recantos do Brasil, Europa, Estados Unidos, África e Ásia. Aliás, vários países não se fizeram de rogados e também participaram com estandes ou delegações  de “olheiros”. Os vizinhos Uruguaio, Argentina, Chile e Peru prestigiaram com estandes promocionais, reunindo hoteleiros e operadores do todas as regiões, sob a supervisão de Marta Aldunate, do Consulado Uruguaio no RS.

Dirigentes na coletiva de encerramento

Dirigentes na entrevista coletiva de encerramento

Na avaliação de Marta Rossi, uma das diretoras da Rossi&Zorzanello Feiras e Empreendimentos, esse foi um dos melhores eventos, pela qualidade dos participantes e, sobretudo levando em conta o fato de o ano ter sido de crise. Marcus Vinícius Rossi destacou a intensa movimentação nos corredores da Feira e o interesse dos participantes em assistir aos lançamentos nas oficinas e workshops promovidos. Ele salientou que a expectativa é de que os negócios futuros gerados pelo evento cheguem à marca de R$ 253,3 milhões, um crescimento de 18% em relação ao ano passado. Já o diretor Eduardo Zorzanello reforçou também a importância da presença internacional. Informou que Hungria, Tunísia, Israel e o Visit Florida estiveram pela primeira vez no evento.  “Vamos continuar crescendo aos poucos nos próximos anos, mas com qualidade, que é uma de nossas principais marcas”, disse.

Marta Rossi despacha no estande do Marrocos, na Feira

Marta Rossi despacha no estande do Marrocos, na Feira do Serra Park

Embora com pouco tempo no cargo, o ministro do Turismo do Brasil, Marx Beltrão esteve na abertura do Festuris. A diretora do evento, Marta Rossi, aproveitou a oportunidade para enfocar, no seu discurso, a importância do Festuris e do turismo. “Damos início a mais eficiente e eficaz feira de negócios turísticos da América do Sul. O Festuris é hoje uma marca que não é só marketing, mas conceito, conteúdo e negócios”, salientou em sua fala.De sua parte, o ministro destacou a importância da Região das Hortênsias e do segmento turístico. Além do ministro do turismo, o presidente da EMBRATUR Vinícius Lemmertz prestigiou o evento, inclusive abrindo a palestra do tema central do Congresso, a Integração entre fronteiras.

Wilson Sierra, jornalista uruguaio radicado no RS é homenageado

Wilson Sierra, jornalista uruguaio radicado do RS é homenageado – foto de Marisa Krás Borges

Entidades do setor, de diversos países e estados brasileiros, bem como as associações que atuam no RS, como Ugart, Sindetur-RS, ABAV-RS, Redetur e Fenagtur, e Abrajet/RS prestigiaram. A Abrajet/RS teve dois associados entre os homenageados: Wilson Sierra do Site Jornal Sierramar – Turismo no Mercosul, e Ivone Ferraz, articulista de turismo, turismóloga e hoteleira.

Gaúcho do Aeroporto prestigiou o Futebol do Larri

Gaúcho do Aeroporto, Teixeira, prestigiou o Futebol do Larri

Sebrae da Paraíba apresenta roteiro exclusivo

Sebrae da Paraíba apresenta roteiro exclusivo

As atrações mesmo ficaram por conta das muitas atividades e produtos na Feira de Turismo, em muitos momentos regadas ao mate do Gaúcho do Aeroporto, Teixeira, que manteve o clima animado. O Sebrae/Paraíba reuniu agentes interessados e apresentou uma sugestão de roteiro em 35 dias, num livro com textos e muitas imagens, intitulado Paraíba 35 dias de Vivências e Experiências, incluindo mar, serra, o cariri – abrangendo 19 municípios selecionados e que será motivo de matéria especial do nosso blog, tendo em vista a importância do trabalho apresentado por Regina Amorim e equipe.

No estande das Missões do RS, Cacique dá as boas vindas

No estande das Missões, Cacique de Santo Ângelo dá as boas vindas

A cidade de Santa Maria – que todos os anos trás, além das atrações da região central, levou cultura, com música, sob a liderança de Norma Moesch, a secretária de Turismo e equipe. Ao lado, as Missões – que neste ano figurou nos debates, no Congresso – trouxeram uma mostra extraordinária de cada cidade dos Sete Povos. O jovem cacique Anildo, da aldeia Guarani de Santo Ângelo, esteve ao lado de representantes de cada cidade e deu apoio às benzedeiras que não tiveram folga. Estas integravam Missões e o Turismo Religioso, espaço muito procurado pelas pessoas de fé e agências que querem atrair mais clientes para os muitos roteiros como Missões, Aparecida e tantos outros. Neste ano um pai de Santo participou com muita procura.

Entre os atrativos mais recentes das Missões, a criação da rota dos poetas e pajadores, entre esses o mestre Jaime Caetano Braun, que conta com uma estátua à altura do seu talento na cidade natal, São Luís Gonzaga. Mas tem Cenaí Maicá, Noel Guarani e tantos outros grandes músicos e poetas.

Churrasco do Futebol do Larri à sombra das araucárias do Continental

Churrasco do Futebol do Larri à sombra das araucárias do Continental Hotel

O estande de Gramado refletia a magia da cidade que mais recebe turistas no Rio Grande do Sul e no Brasil. No momento, até janeiro, Gramado vive o Natal Luz em seu esplendor, atraindo turistas para toda a rede hoteleira, restaurantes, serviços de transporte e também para os muitos parques e atrativos da região.

Natal Luz é atração até janeiro de 2017

Natal Luz é atração até janeiro de 2017

Os hotéis da região se esmeraram: Ritta Hopner Hotel fez um espaço de glamour, como que fazendo frente ao 1º Salão de Turismo de Luxo do Festuris. Fora do Salão, mas com classe e categoria luxo que sempre foi, se portou com majestade. Poucos resistiram à tentação de sentar por alguns segundos numa das cadeiras da mesa arrumada com esmero para o jantar. E o Minimundo dava suporte.

Glamour do Ritta Hoppner

Glamour do Ritta Hoppner na Feira de Turismo

Grande Hotel lança programação dos 100 anos

Grande Hotel lança a programação dos 100 anos

Canela não ficou de fora, pois além dos hotéis tradicionais Laje de Pedra e seus encantos e o tão especial Continental – palco da mais democrática festa de programação paralela do Festuris, o Futebol do Larri – pousadas e outros meios de hospedagem estiveram presentes ao Salão. Mas o destaque, deste ano, ficou para O Grande Hotel, que comemora seus 100 anos de funcionamento, sob os cuidados da família Correa, tendo como fundador o pioneiro João Correa. Os 100 anos deste hotel será motivo de matéria especial do Blog. Muitos empreendimentos do setor aproveitaram o Festuris para seus lançamentos na cidade.

Prodigy Hotel Grmado,apresentado durante o Festuris

Prodigy Hotel Gramado lançado durante Festuris

Foi o caso da rede GJP, que apresentou o seu 20º hotel no Brasil e o 4º na serra gaúcha, o Prodigy Hotel Gramado, tema que nosso blog irá destacar ainda no “pós Festuris”. A cidade também lançou um roteiro de turismo de luxo, da mesma forma que a área rural e seus atrativos foi apresentada para jornalistas e operadores de turismo e agentes de viagens.

 

Você pode gostar...

SSL Bravulink