Festa da Colônia e de Caravaggio na Região das Hortênsias

Foto de abertura de Diego Santos/estrategia.com

Apresentação folclórica na Expogramado/foto divulgação

Grupo de danças faz apresentação na Expogramado /foto do site http://www.gramadocanela.com.br/pousadas-serra-gaucha. A foto de abertura é da Galeria de Fotos da Prefeitura de Gramado.

Gramado e Canela, na região das Hortênsias, estão com programação especial neste outono. Em Gramado, as atenções estão voltadas para a 27ª edição da Festa da Colônia que abriu festivamente dia 27 de abril.

Já em Canela, a 5ª edição da Cavalgada da Fé, dentro da programação da Romaria de Nossa Senhora do Caravaggio, está marcada para dia 07 de maio. A Festa da Colônia vai até dia 14 de maio neste ano 2017. Criada para valorizar o dia a dia dos moradores das áreas de criação e produção agropastoril – ou seja, a população da área rural de Gramado – o evento é uma oportunidade única para aqueles que desejam conhecer não apenas a cidade e o glamour de luzes e cores de Gramado, mas também seus arredores, suas matas, caminhos e propriedades rurais, numa das estações mais lindas e amenas do ano, que é o outono.

cavalgada da fé - canela - hortênsias

Foto de Diego Santos/estrategia.com

Conforme Estratégia Comunicação, a Romaria e Festa deste ano é coordenada pelo presidente do Conselho do Santuário de Caravaggio Lauro e Ieda Drechsler, e pelos casais Jairo e Josiane Gaberlon,  Gilberto e Simone de Oliveira. São também festeiros José Roberto e Mariléia de Oliveira, Carlos e Fernanda Gallas, Mário Afonso Seibt e Maristela Medeiros, Anderson e Joice Savi, Waldomiro e Margarida Jardim, Marcelo dos Santos Pinto e Carolina Zini Licks, Eledir dos Reis Vaz e Rosane Moraes da Silva. O Pároco Varnei Hinterholz também participa ativamente de todos os preparativos do evento.

Uma feira está montada na Expogramado, bem próxima ao centro da cidade, onde descendentes dos colonizadores alemães, portugueses e italianos expõem um pouco de tudo: desde os pratos da culinária dessas regiões e etnias, doces tradicionais, embutidos, cucas e tantos outros. Também é possível vivenciar a alegria com a música e cantorias desses povos, a bebidas e artesanato. Conforme anuncia no site da Gramadotur, “a festa mantém a identidade do agricultor, preserva os usos e costumes herdados e estabelece a integração entre o homem do campo e o turista”. Para quem visita a cidade com mais tempo, é possível realizar um ou mais roteiros da área rural, além de visitar a feira. O visitante pode acompanhar, nesses roteiros, o preparo dos pratos para o café colonial, ou acompanhar o processo para assar uma cuca, uma forma de pão, de biscoitos, de bolachas ou um leitão no forno de barro.  E conhecer as “dicas” da Cozinha da Nonna, por equipes da Linha Bonita, Linha Nova e Linha São Roque. Nos Jogos Rurais, além da tradicional competição de bocha e canastra, a novidade deste ano será a inclusão do torneio de cartas ‘66’. Vale lembrar também a expectativa pelo tradicional Desfile Cultural de Carretas, já confirmadas 35 carretas, na principal avenida da cidade através de diversos carros puxados por bois conduzidos pelos colonos.

Os desfiles de Carretas ocorrem dias 06 e 13 de maio, desde a Expogramado, percorrendo a avenida Borges de Medeiros, até o centro de Gramado. Rainhas desta edição Sanny Bergamo da Linha Carahá e as Princesas Roseli Fassbinder da Linha Araripe e Joice Caroline dos Santos da Linha Bonita.

Mais informações em http://www.gramadocanela.com.br e Gramadotur.

CANELA E A FÉ

A 5ª Cavalgada da Fé começa com a saída de cavalarianos dos diversos Centros de Tradição Gaúcha (CTGs) de Canela e região, da frente da Catedral de Pedra de Canela. Será na manhã do dia 07 de maio, quando essa caravana, que será composta por piquetes de laçadores, ginetes e de carreteiros e charretes, seguirá rumo ao Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, no Parque do Saiqui. Estará com isso dada a largada para a festa em homenagem à Santa naquela região.

Cavalgada sairá da Igreja Matriz de Pedra

Cavalgada da Fé sairá da Igreja Matriz de Pedra

No Santuário, no Saiqui, além da missa Campal e Crioula, serão feitas apresentação artísticas, como competição de laço, de grupos de danças de escolas e do CTG Querência, Garfo e Bombacha e de oito DTGs de Canela. A Romaria da Festa constará de cinco atividades principais: a Cavalgada, dia 07; a Caminhada Luminosa, dia 26; a Romaria a Pé, dia 27 e Romaria Motorizada dia 28. A Cavalgada, Romarias a Pé saem da Igreja Matriz às 8h30min. A Motorizada, dia 28, sai às 9h. Todas seguem a imagem de Nossa Senhora do Caravaggio rumo ao Santuário, um percurso de 7km. A Caminhada Luminosa ocorrerá somente no Santuário, entre o Monumento da Prece até a Cripta da nova igreja.

As duas cidades – Gramado e Canela – contam com excelente rede para hospedagem, como hotéis e pousadas. Neste período, considerado de baixa temporada na Região das Hortênsias, é permitido barganhar preços mais acessíveis.

Feijoada do Laje de Pedra

Laje de Pedra tem feijoada aos sábados. Foto de Cleiton Tiele

Nesta época do ano o Laje de Pedra Hotel e Resort abre a sua tradicional feijoada que perdura até o final do inverno. A abertura ocorreu em 1º de abril, com a chamada Feijoada da Solidariedade, evento fechado, idealizado pela jornalista Rozangela Allves, com renda total revertida para o Hospital de Caridade de Canela. Desde dia 15, todos os sábados, das 12h30min às 15h, a Feijoada é aberta ao público, sempre com música ao vivo.

Um dos diferenciais do Laje de Pedra, durante todo o ano, fica por conta do espaço fechado para recreação infantil disponível para crianças a partir de 5 anos (até os cinco acompanhadas pelos responsáveis) com atividades na recreação. O Capitão Quati, uma das principais atrações da recreação do Laje, dá apoio a uma equipe de recreacionistas, garantindo a animação da gurizada. E se o tempo estiver bom, sem chuva, a recreação sai para a rua, faz caminhadas, visita o lago e parques, dando margem para que a gurizada revigore suas energias e os pais tenham a merecida folga. Mas, claro, muitos pais vão junto porque a curtição vale a pena. Tem a ampla piscina aberta, muito ampla, e a menor, fechada aquecida, para atender a demanda nos dias de frio ou chuva.

Sabores de Canela 2016 laje de pedra

O Continental Canela, situado na entrada quem vai para o Parque do Caracol, em meio a uma floresta de araucária, tem essa paisagem como atração principal. Mas o atendimento que se tornou uma marca desde a abertura, ligara às áreas de lazer e recreação e sua tradicional piscina coberta e descoberta – dependendo do tempo –são atrações à parte. Ali, amigos, famílias com crianças podem passear em meio à floresta de araucária, avistando aves como tucanos e muitas espécies de papagaios, baitacas e caturritas, ou se deixar ficar na beira da grande e aprazível piscina que procede de acordo com o tempo: Coberta ou aberta no teto móvel. Fria ou aquecida.

 

Piscina aquecida e teto retratil

Piscina com cobertura retrátil do Continental

Você pode gostar...

SSL Bravulink