Roda Gigante atrairá mais turistas para Canela

Roda Gigante será erguida no Mundo a Vapor

            Já está com a prefeitura de Canela o projeto da construção de uma roda gigante junto ao Parque Temático Mundo a Vapor. Na sexta-feira (21/01/2022), o projeto foi apresentado e entregue ao prefeito Constantino Orsolin para aprovação por parte do Executivo e Legislativo. De acordo com assessoria do Mundo a Vapor, a receptividade do prefeito foi muito boa. “Se tem algo que me alegra é ver o progresso, porque além de valorizar o turismo, esse novo atrativo do Mundo a Vapor irá impulsionar o desenvolvimento da nossa cidade”, destacou.

Prefeito conhece e elogia o projeto (foto Adriana Silveira

            Anunciada em dezembro de 2021 como o mais novo atrativo turístico de Canela, a Roda Gigante de Observação será instalada junto ao Parque Temático Mundo a Vapor. A nova atração terá 60 metros de altura e é fruto de uma parceria entre o Parque Temático Mundo a Vapor S.A. e a Interparques Holding S.A., empresa com sede em Blumenau/SC, pioneira na implantação e operação de rodas gigantes no Brasil (Balneário Camboriú/SC e São Paulo/SP). Sua instalação representa um marco no turismo e desenvolvimento de Canela e no fortalecimento de toda a região. A roda gigante será o primeiro empreendimento do gênero no Estado, e um dos poucos existentes no Brasil, colocando Canela como principal destino dos turistas na Serra Gaúcha, por sua projeção e atratividade.

O mapa com a concepção do projeto (foto Adriana Silveira)

            Ao receber o prefeito, a diretora do parque temático, Lenise Urbani, fez a entrega do projeto que foi formalizado junto ao Executivo canelense. “Neste ano faremos a expansão do Mundo a Vapor e a roda gigante veio para coroar essa nova fase do parque. Estaremos ampliando a experiência do nosso visitante e também pensando na comunidade, pois queremos realizar o sonho que toda criança guarda, que é o de andar em uma roda gigante”, declara a empresária, destacando a relevância dessa atração que também está na memória afetiva de muitas gerações. “É um brinquedo símbolo do antigo que se conecta com o contemporâneo”, observa.

            A roda gigante terá um design único e elegante e contará com 32 cabines panorâmicas climatizadas de alta tecnologia e conforto. Todas serão tematizadas e o passeio poderá ser feito tanto de dia quanto à noite, pois ela terá uma iluminação cênica capaz de reproduzir espetáculos de luz. O passeio deve durar em torno de 25 minutos e todas as cabines serão adaptadas para portadores de necessidades especiais, revelou o empresário Mauro Fantin, diretor da Interparques. “Uma roda gigante dessas proporções e no lugar onde será implantada engrandece o turismo da cidade, pois é algo que não existe em nosso Estado”, afirmou o prefeito, reforçando que o Executivo é favorável ao projeto e que seguirá com os trâmites legais para sua aprovação.

Mais um detalhe

O Mundo a Vapor

            Em 1991 o Parque Temático Mundo a Vapor foi inaugurado, apresentando a Canela um atrativo turístico inédito. Sua construção foi obra de três jovens – Omar, Benito e Hermes – filhos e herdeiros de Ernesto Urbani que na década de 20, mantinha uma oficina mecânica onde os clientes eram as serrarias, movidas por grandes máquinas a vapor. Na época, toda a vida do pequeno vilarejo, então chamado Campestre Canella, girava em torno do trem, que partia da Capital, Porto Alegre, e seguia em direção a Serra levando mantimentos. Daqui ele levava a madeira que era extraída em grande quantidade. Anos depois é que um segundo vagão passou a transportar pessoas e com isso a relevância do trem se tornou ainda maior para o desenvolvimento de Canela e região.

Uma das visitas ao Mundo a Vapor com minhas irmãs em 2014

            Os três rapazes que cresceram ajudando o pai, que era o mecânico e mesmo criador de máquinas, e ficaram apaixonados por máquinas a vapor, pois tinham a oficina do pai como um laboratório para a criatividade. Nas horas livres, aproveitavam as sucatas da oficina e criavam verdadeiras obras de arte: máquinas a vapor em miniatura. E o mais curioso e desafiador é que eles as faziam de modo que funcionassem perfeitamente, reproduzindo o processo industrial das grandes máquinas. Daí a construir e reproduzir muitas das máquinas que atuaram em Canela, foi um pulo.

O Mundo a Vapor sempre se atualiza, sendo um dos parques mais ilustrativos da Região das Hortênsias. A comunidade e os milhares de turistas que passam pela região a cada ano encontram aqui algo muito peculiar, máquinas a vapor únicas no mundo, pois foram produzidas artesanalmente pelos irmãos Urbani.


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Jurema J Silva

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Você pode gostar...

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading