Alguns lugares para visitar em Recife

A famosa praia da Boa Viagem

            Fundada em 12 de março de 1537, Recife, a capital do estado de Pernambuco, no nordeste do Brasil, é chamada de a Veneza Brasileira, por seus muitos rios e pelo casario colorido ladeia as águas. Recife Antigo, na própria ilha junto ao porto, é o centro histórico da cidade antiga que data do século XVI. A sul, a popular Praia de Boa Viagem é protegida por recifes e está ladeada de blocos de apartamentos elevados, hotéis modernos e restaurantes. São muitas as atrações, o que exige uma lista de locais para ser visitado. Aqui, algumas dicas

1. Praça Rio Branco, também conhecida como Marco Zero, é um espaço público, próximo ao Porto do Recife, o que já leva ao Museu e aos passeios pelas águas.

Praça do Marco Zero, centro de Recife.

2. Centro Cultural Judaico, ou uma das primeiras sinagogas da América – a Kahal Zur Israel – e mostra um pouco das curiosidades sobre a vinda dos holandeses para o Brasil, a Terra Prometida;

centro de artesanato

3.Centro de Artesanato de Pernambuco – Roberto Lessa, com uma diversidade de peças de artesanato em cerâmica, pedras, rendas, palha, madeira. Há mais de nove anos funcionando em frente à Praça do Marco Zero, a loja conta com mais de 25 mil peças à venda, todas elas produzidas por cerca 1,8 mil artesãos de todas as regiões do Estado;

centro de artesanato

4. O Parque das Esculturas, com a famosa obra Coluna de Cristal de 32 metros de altura e inspirada em uma flor descoberta por Burle Marx e várias outras obras em cerâmica do artista Francisco Brennand, falecido aos 92 anos em 2019. Aliás, não apenas essa obra do Brennand deve ser vista, mas também a Oficina Cerâmica Francisco Brennand e, ainda, o Instituto Ricardo Brennand, primo-irmão de Francisco e colecionador de obras de arte.

Parque das Esculturas

5. O Museu do Homem do Nordeste – Muhne – é um órgão federal (vinculado à Fundação Joaquim Nabuco/Ministério da Educação), reúne acervos envolvendo a pluralidade das culturas negras, indígenas e brancas desde nossas origens até os diferentes desdobramentos e misturas que formam o que hoje é chamado genericamente de cultura brasileira. O Muhne nasceu em 1979, da fusão de três outros museus: o Museu de Antropologia (1961-1978), o Museu de Arte Popular (1955-1978) e o Museu do Açúcar (1963-1978).

Matriz da Boa Viagem, junto à feira de mesmo nome
Apresentações na praça do Marco Zero, ao lado do centro de Artesanato

Meio de Transporte

A Martur Viagens e Turismo conta com equipe especializada para a realização de city tours em Recife e mesmo levar em passeios para as muitas praias e atrações turísticas da região metropolitana da capital pernambucana. Com frota própria, a empresa é associada e credenciada ao Ministério do Turismo, Recife Convention Bureau – RCVB, à Associação Brasileira de Organização de Congressos e Eventos (ABEOC), à Associação Brasileira das Agências de Viagens(ABAV), Porto de Galinhas Convention e Visitors Bureau e na Associação Nacional Total Receptivos (ANTR). Por isso, a Martur também faz turismo nacional e internacional, com pacotes para todo o Brasil e exterior. A frota da Martur é moderna, confortável, compatível com os padrões exigidos e cadastradas pelos órgãos competentes.


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Jurema J Silva

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Você pode gostar...

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading