Frente Parlamentar apoia o turismo no RS

Salão foi pequeno para tantas personalidades presentes

Uma Frente Parlamentar do Fomento ao Turismo foi instalada, na última quarta-feira (19/04/2023), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, por iniciativa da deputada Silvana Covatti (PP). A solenidade de instalação, lotou completamente o Salão Júlio de Castilhos do Palácio Farroupilha, com a presença de lideranças municipais, conselheiros da Secretaria de Turismo e empresas, entidades que atuam no setor, e foi presidida pelo presidente Vilmar Zanchin (MDB). A deputada destacou que a Frente se faz necessária para apoiar as iniciativas que visam valorizar o setor de turismo, um dos segmentos econômicos que mais sofreu com a Covid 19. “As restrições sanitárias impostas no período nos fizeram despertar para as belezas naturais que temos aqui. Possuímos diversos destinos fantásticos a serem explorados e expostos ao país e ao mundo. Por isso propus a criação da Frente Parlamentar”, disse.

Dep Silvana Covatti

            Conforme a deputada, é preciso ampliar o debate sobre o tema no parlamento com o propósito de divulgar ainda mais as potencialidades turísticas de cada região, promovendo a economia local e regional. A parlamentar discorreu sobre dados da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo, os quais apontam o turismo como um grande impulsionador da geração de empregos no País. “Dos 20 municípios que tiveram a maior taxa de expansão do mercado de trabalho formal, dez têm o setor como uma das principais atividades econômicas”, assinalou. Ela destacou mais dados: que no Brasil, o turismo emprega 7 milhões de pessoas e responde por 8,1% do PIB nacional, enquanto que no RS, o segmento representa 4% do PIB estadual e existem 73 mil empresas ligadas ao setor abertas recentemente. “Podemos chegar a 8% do PIB ainda nesta administração”, previu.

Marta Rossi elogiou a instalação da Frente, em pronunciamento representando entidades associativas e empresas

            Em sua fala, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Zanchin, assegurou que o salão Júlio de Castilhos nunca esteve tão lotado na instalação de uma frente parlamentar. “Essa é a demonstração do que o assunto mexe com as pessoas e também demonstra, de forma inequívoca, a legitimidade de seu mandato”, afirmou dirigindo-se à deputada Silvana. O secretário de Turismo e esposo da deputado, Vilson Covatti, assegurou que, com sua equipe, está empenhado em contribuir para que o turismo gaúcho seja vigoroso.  Também se manifestaram na ocasião o secretário chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Artur Lemos, que representou o governador Eduardo Leite; o prefeito de Ametista do Sul, Jadir Kovaleski, representando os prefeitos municipais e a empresária líder do Festuris Marta Rossi, representando a Trade do Turismo.

Vários deputados participaram da instalação, alguns com muita naturalidade, pois atuam junto ao setor em algumas frentes, como Frederico Antunes (PP). Como cidade com o setor de turismo consolidado, Gramado compareceu com o vice- prefeito Luia Barbacovi, a secretária de turismo Rosa Helena Volk ( que também é  diretora para a região Sul (RS, SC, PR) da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur) e a diretoria do Festuris, empresários Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, além de alguns dirigentes hoteleiros. A Abrajet-RS e a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) foram representadas pela jornalista Jurema Josefa, da diretoria de ambas as entidades.

Matéria produzida com apoio da Agência de Notícias ALRS. As fotos são de Paulo Garcia, integrante da Agência da ALRS.

Você pode gostar...

SSL Bravulink