Turismo em Fraiburgo segue o ciclo das macieiras

As atrações turísticas em Fraiburgo, no Meio Oeste catarinense, são diversificadas e ganham um toque especial com a temporada da colheita da maçã, iniciada no começo deste mês de fevereiro e com término previsto para o começo de abril. Foi em Fraiburgo, município que integra a Rota da Amizade, dentro da região do Vale dos Imigrantes, que a maçã ganhou destaque e passou a representar mais um atrativo turístico,  pois foi nessa cidade que iniciaram as primeiras produções em escala industrial e, da mesma forma, a recepção de visitantes guiados para a colheita nos pomares.

O que começou como uma nova alternativa de atividade econômica, após a fase da exploração madeireira (anos 1940 a 60) em toda aquela região do Oeste Catarinense, resultou na estruturação de uma cadeia turística que envolve a região, com empresas especializadas, que vai deste a hotelaria, aos pomares, às empresas que produzem sucos, geleias, aromas, até as lojas que produzem ou vendem artesanato tendo a maçã como temática, já que ali é a Terra da Maçã. Foi a família Frey – que já havia criado a Vila Frey – em especial os irmãos Rene e Arnoldo e suas esposas Maria e Lydia que iniciaram os primeiros pomares de maçãs trazidas da França, em 1963, sob a liderança do engenheiro agrônomo Roger Biau. A produção em grande escala, no entanto, começou em 1976.

Da primeira colheita aos dias atuais a cidade cresceu e as atrações também, muitas delas – a maioria – voltadas à natureza, ao turismo rural e aventura e também a história. O certo é que a Maçã foi o fruto que começou a mover o turismo na região, não só na colheita – de janeiro até começo de abril.

Tem a fase chamada de Maturação, período da queda das folhas no outono, quando toda a folhagem ganha um tom amarelo/marrom. Depois é Inverno, chamado Dormência, período em que as árvores das macieiras ficam completamente desfolhadas, época do frio em Fraiburgo, que fica a 1.048 metros do nível do mar, com geadas frequentes. Na Primavera, quando a florada ganha os pomares, nos meses de setembro e outubro, com perfumes e muito colorido. É nesse período – conta o casal Elionete Francescatto e Marcio Konkol, proprietário do Sítio Viva Bem Turismo Rural – que as abelhas entram em ação em busca de néctar para produzir o mel, fazendo uma parceria digna de ser acompanhada. Nesse processo elas fazem a polinização do pomar, garantindo o nascimento da fruta. “São cinco colmeias para cada hectare plantado. São grandes aliadas, na verdade, sem esse trabalho não teríamos a fruta”, conta Elionete empolgada.

O Sitio Viva Bem recebe turistas durante todo o ano, mostrando as atrações de cada temporada. “Claro que a colheita é o ápice, mas a florada é essencial, linda e perfumada, da mesma forma que o pomar se veste em tons de outono e depois recebe a geada branquinha. Tudo vale ser visto. Nós recebemos turistas durante todo o ano”, conta Márcio. O Sítio conta com 15 hectares produz, em anos normais (sem muita seca, excesso de chuvas, vendavais e granizo) uma média de 45 toneladas por hectare. As variedades são a Fuji e a Gala, além de pequena quantidade de maçã verde, mais ácida e própria para sucos.

O casal recebe os visitantes através de empresas de turismo – no caso da visita que fizemos foi pela Maçã Tur – empresa sediada na Casa do Turista, especializada no atendimento ao turista e responsável pela realização dos passeios na Terra da Maçã, seu maior diferencial são os veículos adaptados (Kaigang, Jagunço e Jagunbus). Além da colheita, na sede do Sítio Viva Bem são produzidos e comercializados sucos, geleias e outras iguarias. Vale destacar que como a Terra da Maçã, Fraiburgo é o segundo maior produtor de maçã de Santa Catarina, e na região se desenvolveram indústrias que atuam tanto com tecnologia de ponta para garantir o melhor aproveitamento de cada hectare plantado, para o beneficiamento da produção e também para impedir a queda de granizo sobre flores e frutos.

Você pode gostar...

SSL Bravulink