Connection Terroirs Brasil: Comunidade empresarial e turística apoia retomada
O Connection Terroirs do Brasil movimentou Gramado durante os dias 28 a 31 de agosto último, quando o Palácio dos Festivais, a Rua Coberta e a Praça Major Nicoletti, acolheram expositores de artigos e produtos que têm registro de Indicação Geográfica (IG) das cinco regiões do País. O Connection Experience evento do qual nasceu o Connection Terroirs do Brasil, esteve presente no evento, através da participação de diversos setores de turismo que prestigiaram o evento, na esperança de retomada de todos os serviços. Realizado pela empresa Rossi& Zorzanello, o Connection tem apoio do Sebrae.
Parques e espaços de turismo das cidades de Gramado, Canela, São Francisco de Paula abriram suas portas para acompanhar o processo de “renascimento” do turismo, visto que devido as dificuldades de transporte (sem aeroporto, com rodovias em reparos devido as chuvas e desmoronamentos no RS) todos os setores em geral e da cadeia de turismo (hotéis, restaurantes, parques) estão com sua ocupação ociosa, o que se reflete no comércio em geral.
Vários estabelecimentos, restaurantes – inclusive os da Rua Coberta – atuaram com preços diferenciados aos credenciados no evento, como forma de apoio pelo esforço dos visitantes em enfrentar dificuldades para poder estar em Gramado mostrando a importância do Turismo.
Outros receberam grupos, como foi o caso do Café Della Nona, da Família Foss, em Linha Bonita, onde cerca de 90 jornalistas foram recebidos pelos proprietários, pessoas com larga tradição nas Festas da Colônia de Gramado.
Outro que esteve junto às atividades propostas pelo Connection Terroirs Brasil foi o Restaurante Donalira, do Grupo Gramado Parks, onde a diretora de marketing e comercial Lísia Diehl recebeu jornalistas convidados e discorreu sobre o Grupo. Nesse encontro com a Imprensa, dirigentes do Connection, secretários estadual e municipal de Turismo, Ronaldo Santini e Ricardo Bertolucci Reginato se posicionaram firmando compromisso de apoiar iniciativas para fomentar o turismo. Ricardo já convidou para a Natal Luz que começa em outubro. Marta Rossi foi ao almoço usando a camiseta pela reabertura do Aeroporto Salgado Filho, prestigiando a sua entidade associativa, a Associação Federativa das Executivas de Turismo (AFEET) que faz campanha para mostrar a urgência da entrega do espaço. Junto com Eduardo Zorzanello, convidaram para o Festuris que será realizado em novembro deste ano.
Lísia discorreu sobre os muitos investimentos em turismo que a Gramado Parks tem em Gramado. Disse que o grupo, nascido em Gramado, atua nas áreas de hospitalidade e entretenimento. Em Gramado, é responsável por empreendimentos inovadores como o Snowland, parque de neve indoor e o Acquamotion, um parque aquático termal também indoor e temático, onde tem três hotéis (Bella Gramado, Exclusive Gramado e Buona Vitta) e quatro restaurantes: Donalira, Opiano, Don Milo e Signature. O conglomerado tem, ainda as rodas-gigantes Yup Star, no Rio de Janeiro e em Foz do Iguaçu entre outros empreendimentos no Brasil. A empresa tem cerca de 1.700 funcionários.
Os parques que ofereceram experimento aos participantes foram 9 e dois estabelecimentos de produção de chocolates. A Prawer, como o 1º chocolate artesanal do Brasil (Avenida das hortênsias, 4100, Gramado 95670000) e a Mundo Lugano – Um mundo feito inteiramente de chocolate e diversão (Av. Borges de Medeiros, 2497 – Centro, Gramado – RS, 95670-000). Os dois têm espaço de visitação para observação da feitura dos produtos e loja para a aquisição.
Os parques no Connection Experience foram: Mátria Parque – O maior parque de flores das Américas (RS-235, Km 68 – São Francisco de Paula, RS, 95400-000), Olivas de Gramado – O melhor sunset da região (Rua Vereador José Alexandre Benetti, 1808 – Linha Nova, Gramado – RS, 95679-899);
Mini Mundo – A cidade em miniatura, 24 vezes menor do que o tamanho real (R. Horácio Cardoso, 291 – Planalto, Gramado – RS, 95670-000); Vila da Mônica – A magia do universo criado por Mauricio de Sousa em Gramado (R. Germano Boff, 611 – Carazal, Gramado – RS, 95670-000); Garden Park – 4,1km de belos caminhos e trilhas (Estr. Profa. Elvira Apolo Benetti, 1699 – Jardim Bela Vista, Gramado – RS, 95679-899); Geo Museu – Uma viagem através da fascinante história natural da Terra ( Av. das Hortênsias, 5905 – Carniel, Gramado – RS, 95670-000);
Alpen Park – Aventura na Serra Gaúcha para a família toda (Rodovia Arnaldo Oppitz, 901 – São João, Canela – RS, 95680-000); A Mina – Um museu de minerais, gemas e fósseis em espaço junto à natureza (R. Germano Boff, 501 – Carasal, Gramado; Cristais de Gramado – a melhor fábrica de Cristal Murano do Brasil (Rod. RS 115, Km 36, 36161, RS-115, 36161 – Várzea Grande, Gramado) e Roda Gigante de Canela – 52 metros de Altura com Vista de tirar o fôlego na Serra Gaúcha! (Av. Don Luiz Guanella, 1247 – São José, Canela – RS)